TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Cargas de Vento em um Edifício Alto

Por:   •  10/8/2017  •  Artigo  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPUS BRASÍLIA

ENGENHARIA CIVIL

DANIELA BARBOSA DE SOUZA                                        RA: B96FCG4

Estudo de Cargas de Vento em um Edifício Alto.

Brasília – DF

Turma: EC7S30

1º Semestre/ 2017

DANIELA BARBOSA DE SOUZA                                        RA: B96FCG4

Estudo de Cargas de Vento em um Edifício Alto.

Trabalho apresentado para avaliação da Atividade Prática Supervisionada (APS), do curso de Engenharia Civil, turma EC7S30, código 525X, da Universidade Paulista – Unip, auxiliado pelo coordenador Luís.

Brasília – DF

Turma: EC7S30

1º Semestre/ 2017

Índice Remissivo

Tópicos

Página

1.0  Introdução

4

2.0   Objetivos

6

3.0   Discussão

7

3.1 Atuação do Vento nas Estruturas

7

3.2 Determinação da pressão dinâmica ou de obstrução

8

3.3 Determinação das forças estáticas devidas ao vento

11

3.4 Ensaio em Túnel de Vento

13

3.5 Desconforto Ocasionado pelo Vento

14

3.5.1 Desconforto por aceleração

15

4. Conclusão

16

5. Anexos Fotográficos

17

7. Referências Bibliográficas

22

  1. Introdução

A natureza afeta consideravelmente as edificações, fatores como solo, sol, chuva, maresia, vento estão diretamente ligados à edificação. Elementos da natureza, neste caso o vento, correm repentinamente, o que impossibilita reações rápidas o bastante para evitar as danificações causadas pela ação natural.

O vento é produzido por diferenças de temperatura de massas de ar na atmosfera, o caso mais fácil de identificar é quando uma frente fria chega na área e choca-se com o ar quente produzindo vento, esse tipo de fenômeno pode ser observado antes do início de uma chuva. Por ser é um fenômeno natural instável, apresenta rajadas ou turbulências de um valor médio de velocidades, que ocorrem sequencialmente e com freqüência e intensidade de curta duração. Segundo Chanberlain (1996) acontecimento irregular das flutuações dificulta o seu estudo de forma determinística, fazendo com que o tratamento seja feito pela teoria da probabilidade e de médias estatísticas.

A NBR 6123/88 regulamenta o cálculo de edificações submetidas à ação do vento no Brasil - Forças devidas ao vento em edificações, que prevê para fim de calculo diferentes formas para se considerar os efeitos produzidos pelo vento. É importante definir alguns dos aspectos que regem as forças devidas ao vento, antes de passar a seu cálculo.

        As edificações estão sujeitas a cargas horizontais provocadas pelo vento sendo que as edificações altas e esbeltas tendem a sofrer mais com esse tipo de esforço, pois eles são capazes de impor grandes momentos fletores sobre a estrutura e causar o deslocamento lateral da mesma. CHING (2014) afirma que, os principais efeitos que o vento pode causar a uma estrutura são as solicitações laterais. Esses efeitos são a combinação de pressão direta, pressão negativa ou sucção e esforços de fricção.

        Na análise de estruturas submetidas à ação de pressão do vento podem ser utilizados modelos de um grau de liberdade, para simulações mais simplificadas, e modelos com vários graus de liberdade, que permitem a consideração de sistemas estruturais mais complexos. De acordo com Chávez (2006) dada à diversidade de solicitações de interesse na análise estrutural, dificilmente se chegará a um método ideal para um caso genérico, sendo conveniente estudar o maior número possível de suas características para melhor definir sua viabilidade e possibilidades de emprego.

        A importância dos efeitos do vento nas construções está intimamente ligada ao desenvolvimento da tecnologia dos materiais, e da ciência e técnica das construções, bem como a um melhor aproveitamento dos terrenos, com a construção de edifícios cada vez mais altos (BLESSMANN, 1986).

        Para obter as reações do vento sobre a estrutura será utilizado o Simulador Túnel de Vento, que é um equipamento que simula os deslocamentos de ar para analisar o desempenho aerodinâmico e determinar os efeitos da carga de vento sobre estruturas.

2. Objetivos

O objetivo deste trabalho é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas em sala de aula até o momento. Integrando as disciplinas com a parte prática da profissão, podendo assim obter uma visão inter e multidisciplinar do que realmente a profissão nos oferece e do que enfrentaremos com ela

Dentre os objetivos específicos, essa atividade prática supervisionada buscou-se:

  1. Descrição das técnicas construtivas usadas no prédio visitado;
  2. A apresentação da incidência da carga de vento sobre a obra mencionada;
  3. Relatório Fotográfico da visita técnica efetuada.

  1. Discussão

3.1 Atuação do Vento nas Estruturas:

O comportamento do vento é em geral turbulento composto de diversos redemoinhos, de diferentes tamanhos e características rotacionais. Estas características fazem com que o vento apresente variações bruscas de velocidade, denominadas rajadas. O vento é produzido por diferenças de temperatura de massas de ar na atmosfera, o caso mais fácil de identificar é quando uma frente fria chega na área e choca-se com o ar quente produzindo vento, esse tipo de fenômeno pode ser observado antes do início de uma chuva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (733.8 Kb)   docx (564.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com