TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo e avaliação de procedimentos e metas da empresa Filtracom Sistemas e Componentes para Filtragem, LTD

Relatório de pesquisa: Estudo e avaliação de procedimentos e metas da empresa Filtracom Sistemas e Componentes para Filtragem, LTD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Na interminável busca da qualidade, produtividade e competitividade, as empresas sentiram a carência de novas práticas de recursos humanos, apresentando políticas e estratégias para o alcance de objetivos organizacionais.

A investigação da pesquisa foi de natureza quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionários com todos os gerentes da empresa estudada e com o gestor da ARH. A análise dos dados foi realizada através das ferramentas estudadas nas disciplinas cursadas neste semestre de 2011. Neste sentido, procurou-se pesquisar e avaliar os procedimentos e o propósito da empresa Filtracom Sistema e Componentes para Filtração LTDA situada na Rua Luiz Carlos Brunello – 359 – Chácara São Bento – Valinhos – SP, sendo uma empresa de pequeno porte com aproximadamente 100 funcionários que atua no mercado de soluções para controle de contaminação através de equipamentos, sistemas e filtros, referente as tendências atuais de recursos humanos como:

Gestão de Desempenho; Treinamento e Desenvolvimento; Educação Corporativa; Gestão do Conhecimento; Administração de Cargo, Salários e Benefícios.

Os resultados sugerem que o propósito da empresa consiste em enfatizar as competências e contribuir com seus colaboradores através de um processo de comunicação eficiente.

PALAVRAS-CHAVE: Treinamento e Desenvolvimento 1. Desempenho 2. Conhecimento 3.

1 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 CONTEXTO PESQUISADO 6

1.1 HISTÓRICO E PERFIL DA EMPRESA 6

1.2 OBJETIVO SOCIAL E MERCADO 6

1.3 PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 7

1.2 SITUAÇÃO GERAL 7

1.3 PROCEDIMENTOS 8

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 9

2.2 GESTÃO DO DESEMPENHO 10

2.3 ADMINISTRAÇÕES DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS 11

2.4 EDUCAÇÃO COORPORATIVA 12

2.5 GESTÃO DO CONHECIMENTO 13

3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 14

3.1 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 14

3.2 INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 21

REFERÊNCIAS 22

ANEXOS 23

INTRODUÇÃO

Em nosso país como em todo o mundo, a atividade realizada pela ARH vem se transformando a cada dia. As empresas ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento estão naturalmente criando e aprimorando conhecimentos e experiências para responder ao novo cenário do mundo globalizado, definindo assim, a incessante busca pela competitividade, que estão ligadas aos fatores fundamentais como a qualificação, a flexibilidade e a produtividade, inserindo novas práticas de recursos humanos, procurando inovar o relacionamento com a área de trabalho, visualizando melhorias continuas de produção e buscando atrair os colaboradores à co-participação dos desafios competitivos contemporâneos.

As organizações estão adotando novos padrões de relação de trabalho onde procuram uma maior disseminação dos trabalhadores nas tomadas de decisões das empresas. E um dos fatores que merecem destaque é a valorização do capital humano, e também a valorização dos recursos humanos para uma atuação estratégica.

O presente estudo procura pesquisar as tendências apresentadas em nosso resumo, 5 disciplinas, Gestão de Desenvolvimento; Treinamento e Desenvolvimento; Administração de Cargos, Salários e Benefícios, Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento no departamento e na empresa Filtracom no estado de SP, definindo suas estratégias de Recursos Humanos neste assunto.

1 CONTEXTO PESQUISADO

Após mais um semestre de aprendizagem fomos desafiados a colocar no papel, o nosso entendimento sobre cada disciplina estudada neste semestre. Esta pesquisa tem o intuito de analisar os nossos conhecimentos e como eles foram aplicados na empresa alvo. A Pesquisa busca refletir e explorar os dados, que podem apresentar regularidades para criar um profundo e rico entendimento do contexto pesquisado.

Pesquisar requer profunda habilidade na coleta de dados e uma escolha metodológica que

proporciona uma estrutura para o processo de pesquisa.

A observação bem como a entrevista são dois dos instrumentos mais utilizados em pesquisa qualitativa, e foram nas quais nos basearam para este estudo, o primeiro possibilita uma análise descritiva de determinado objeto de estudo e o segundo possibilita uma visão subjetiva dos participantes da pesquisa, o que pode fornecer material, em ambos os instrumentos para variadas abordagens. Neste caso foram aplicadas sobre o contexto de Gestão de Conhecimento; Treinamento e Desenvolvimento; Administração de Cargos, Salários e Benefícios; Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.

1. HISTÓRICO E PERFIL DA EMPRESA

A empresa Filtracom é uma empresa de pequeno porte que tem como segmento desde a simples filtração do ar com filtros Hepa, eliminação de névoa de óleo em maquinas rotativas, sistemas de admissão de ar para turbo-compresores, filtração de processos na área química e petroquímica, até desidratação e secagem de gases por adsorção ou ainda filtração molecular.

2. OBJETIVO SOCIAL E MERCADO

Para nós da Filtracom, Controle de Contaminação tem um sentido mais amplo do que apenas contaminação ambiental proveniente do ar.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com