TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Produtivas Da Klabin

Artigo: Etapas Produtivas Da Klabin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 7

PROCESSO LOGÍSTICO DA KLABIN

A Klabin com 109 anos de tradição, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única fabricante de cartões para embalagens de líquidos da América Latina. Em todas suas as etapas produtivas, a Diretoria de Supply Chain está presente como responsável pelo fluxo de materiais e pelo controle dos níveis de estoques.

A função dessa diretoria é altamente estratégica e fundamental na conquista de eficiência. Por isso, conta com cinco gerências:

1.Compras de Diretos: adquire itens que serão utilizados diretamente no processo produtivo, como insumos e energéticos de origem fóssil.

2. Compras de Indiretos: responsável pela aquisição de serviços, investimentos e materiais necessários para as operações da Klabin.

3. Planejamento Integrado: assegura a eficiência operacional dos negócios por meio do processo de Sales&Operation Planning. Responsável pelas áreas de Gestão de Estoques e Almoxarifados; PCP (Kraftliner) e cadastro unificado de materiais e serviços.

4. Logística: prestador de serviços interno que apoia as áreas de negócios, seja com aquisição de serviços ou gestão operacional, desde a colheita das florestas e o abastecimento das fábricas até as entregas de nossos produtos aos clientes, além de realizar a gestão da frota própria Klabin.

5. Comércio Exterior: faz a gestão dos processos de importação e exportação de insumos, equipamentos, peças de reposição e produtos finais.

Na Klabin, todos os negócios são pautados pela ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade, a fim de assegurar o equilíbrio econômico, responsabilidade social e preservação ambiental. Por isso, a empresa busca fornecedores que sigam os critérios de qualidade, pontualidade de entrega, condição creditícia, respeito às legislações aplicáveis, conformidade com o fisco e, sobretudo, apresentem boas práticas como a proibição de trabalho infantil e forçado, e a adoção de medidas de proteção ao meio ambiente.

A Klabin vem investindo nesses últimos tempos para melhorar sua logística e transporte com:

- Implementação de uma nova ferramenta

Para aumentar a produtividade e diminuir os custos em logística, a Klabin, maior produtora de papel e embalagem da América do Sul, implantou em suas unidades de embalagens do país, que são nove ao todo, o sistema Cockpit Logístico, desenvolvido pela Neolog. Provedora de soluções para otimização da logística e cadeia de suprimentos, a softwarehouse já atuava em parceria com a Klabin há quatro anos, em projetos de consultoria.

A ferramenta foi implantada este mês e auxiliará a Klabin em três momentos: o primeiro é na roteirização dos veículos, para facilitar o planejamento das rotas do ponto de vista geográfico e também realizar o arranjo da carga dentro do caminhão, como o empilhamento de paletes. O sistema otimiza o transporte de cargas porque considera simultaneamente o roteiro, as dimensões das unidades de embarque e os veículos. Sua segunda função será na execução da operação. Com a carga pronta e distribuída entre os transportadores, o sistema realizará a monitoração dos caminhões; a terceira função será de análise dos dados, com a utilização das informações coletadas para a geração de indicadores de desempenho (KPIs), a ser definidos pela Klabin.

- Aquisição de equipamento de transporte

A América Latina Logística (ALL), concessionária de ferrovias, fabricou, sob medida para a Klabin, um protótipo de um vagão mais alto e mais largo para o transporte de bobinas num projeto de exportação da maior fabricante de papel do país.O vagão "bobineiro" tem 3,10 metros, 50 centímetros mais alto do que o convencional, o que facilita a colocação das bobinas na posição vertical, evitando avarias. A largura chega a 3,15 metros, mais de 50 centímetros além do usual. O comprimento, de 4,20 metros, foi mantido.

Com as mudanças, o vagão tem capacidade de suportar, em média, 42 toneladas de peso, acima das 28 toneladas tradicionais. Dependendo da carga, os novos vagões poderão aguentar até 60 toneladas. "O protótipo foi quase que feito artesanalmente", disse o gerente de projetos logísticos da América Latina Logística, Adriano Bernardi. De acordo com Bernardi, o grande entrave para a Klabin utilizar o meio ferroviário para o transporte de seus produtos era que os vagões tradicionais acomodavam pouco peso para tornar a operação viável sob o ponto de vista econômico. "Ninguém pensa em mexer no ativo fixo, mas essa mudança foi fundamental para viabilizar a operação", explica Bernardi.

Por meio do acordo, as duas empresas investirão R$ 10 milhões para a adaptar nos primeiros meses do próximo ano 50 vagões usados. Na oficina da empresa, a ALL "fabricou" um novo vagão usando a estrutura de um modelo antigo, mantendo o eixo central, rodas, freios, sistemas e engates. O vagão recebeu um novo "envelopamento", com novos teto e paredes. Parcela deste investimento - aproximadamente 20% - deve cobrir modificações e outras melhorias na infra-estrutura da malha ferroviária. A ALL teve de fazer alguns ajustes, tirando obstáculos - como telhados de antigas estações da RFFSA - para permitir a passagem do protótipo mais largo e alto.

O acordo permitirá o transporte por trem de bobinas de papel da fábrica da Klabin, em Telêmaco Borba (PR), a maior das 18 unidades industriais do grupo, para o porto de Paranaguá. Inicialmente, o projeto prevê o transporte de 130 mil toneladas em 2006, o que equivale a quase a um quarto do volume de exportações da fabricante de papel previstas para este ano (cerca de 560 mil toneladas). "Esta é a primeira fase do projeto, a que contempla a exportação. A segunda fase pretende atingir a distribuição no mercado interno", disse o gerente da área de suprimentos da Klabin, Aldo Bastos. O contrato, cujos valores do frete não foram revelados, tem duração de 10 anos.

Da fábrica de Telêmaco Borba, os vagões saem carregados até um entrocamento ferroviário em Ponta Grossa (PR) de onde podem ir em conjunto com outros vagões até o terminal multimodal de Paranaguá e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com