TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas No Trabalho

Ensaios: Etica E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 Introdução _______________________________________pag.4

2 A ética Profissional no Filme “Amor sem Escalas” _______ pag.5

2.1 Sinopses do Filme ______________________________pag.5

2.2 Análises das cinco situações _____________________ pag.7

3 Conclusão __________________________ pag.8

4 Referências bibliográficas __________________________ pag.9

1: INTRODUÇÃO: (Ética e Administração)

É urgente promover à ética da ética, de tal modo que à consciência ética contemporânea mostra-se elástica e acomodável à circunstância e interesses.

Os primeiro estudos sobre ética partiram dos filósofos. Mais especificamente na Grécia antiga. Refletindo sobre os problemas fundamentais da moral.

A palavra ética vem do grego ethikos que significa modo de ser, trata o comportamento do ser humano pelo seu valor moral.

A ética segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano a felicidade, trazendo a teoria ética para a nossa realidade atual onde vemos empresas agindo de forma ética em seus relacionamentos. Na sustentabilidade, na forma de tratamento com os clientes e colaboradores.

Ética é um grupo de valores morais e princípios que orientam a conduta do ser humano na sociedade. A ética é estruturada por uma sociedade ou organização com base nos valores históricos e culturais. Na administração é preciso agir de forma ética o tempo todo, demonstrando compromisso com a empresa e a comunidade.

Desta forma conseguimos conquistar a confiança e credibilidade da empresa e também da sociedade em que vivemos.

Junto com a ética o administrador deverá buscar novas idéias inovadoras juntadas às áreas dos diversos conhecimentos.

Á diversos tipos de profissionais e administradores, alguns arrojados, inovadores e críticos, mas principalmente com ética e também diversos Administradores que não atuam com ética.

A ética em um profissional é muito importante, em qualquer profissão, mas na administração, ela tem que estar mais presente, pois com ética um administrador fará com certeza toda diferença dentro de uma empresa, buscando transparência e seriedade, ele terá grandes oportunidades de crescer, claro que sempre com respeito ao próximo, gerando um bom convívio entre os funcionários.

Em um mundo globalizado, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta do administrador faz toda a diferença, portanto a pessoa que possui um comportamento ético ao exercer sua administração irá não só apenas se destacar dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial, o que contribuirá e muito para que o mesmo permaneça no mercado um longo tempo, tendo sua carreira, além de consolidada, respeitada.

É preciso que toda organização não apenas fale de ética, mas a coloque em prática, assim haverá um crescimento de todos.

É preciso conduzir-se de forma ética o tempo todo, demonstrando compromisso não só com a organização da qual faz parte, mas também com a comunidade para qual serve, contribuindo com o desenvolvimento e realizando de fato responsabilidade social. Todos podem fazer sua parte e contribuir para um mundo mais ético.

2 - A Ética Profissional no Filme “Amor Sem Escalas”

No Filme amor sem escalas existem diversas situações onde podemos observar como a ética esta sendo tratada.

Existem momentos onde o personagem atua com ética com relação aos seus conceitos e também com ética para com a sociedade, neste caso é quando ele realiza as demissões, mas as realiza pessoalmente muitas vezes mostrando para a pessoa demitida um novo cenário onde o mesmo poderá almejar algo melhor.

Mas também demonstra situações onde a ética no que se refere à comunidade não é tão primordial na visão da diretoria da empresa.

A empresa assim como a nova contratada está querendo realizar as demissões via vídeo conferência. Porem desta forma não existe o contato pessoal e nem mesmo uma forma de amenizar a situação que por si só já é difícil. Esta é uma ética que se adéqua a empresa porem não a comunidade.

Podemos observar que a ética nas empresas é primordial para o seu fortalecimento no mercado e também junto à sociedade porem esta ética deve estar muito bem definido, pois não pode haver uma ética para a empresa de acordo com a necessidade e ou momento que é o que ocorre no filme tanto por parte dos personagens como por parte da diretoria da empresa.

2,1- Sinopses do filme

O filme relata a vida profissional e amorosa de Ryan Bingham que tem por função demitir as pessoas de diversas empresas espalhadas pelo mundo e fazendo palestras motivacionais, mas o seu superior contratou uma funcionaria chamada Nathalie com o objetivo de reduzir os gastos da empresa, pois os gastos com passagens e hospedagens eram altos, sendo assim Nathalie apresentou para a empresa um sistema onde não seria mais necessário viajar para demitir os funcionários, passando então a demitir as pessoas através de videoconferência, colocando então o emprego de Ryan em risco.

Ryan dedicou toda a sua vida ao trabalho e adorava o que fazia. Passava mais de 300 dias do ano viajando, e com isso abdicou de construir uma família para viver cruzando pelos aeroportos do mundo a fora. Seu hobby secreto era acumular milhas e seu objetivo era atingir o número de 10 milhões onde somente 7 pessoas tinham conseguindo ate o momento. Esse número lhe daria o direito de obter um cartão personalizado emitido pela companhia aérea, de ter seu nome pintado do lado de fora da aeronave e de viajar na cabine do piloto do avião.

A vida dele era muito agitada e seu tempo eram cronometrados para que nenhum minuto fosse desperdiçado entre uma viagem e outra. Com tantos anos de profissão, Ryan tinha muita experiência no seu ramo e isso fazia dele um excelente profissional. Ele conseguia persuadir as pessoas com sua clareza e firmeza. Não aceitava de forma alguma a possibilidade de ser demitido e por dominar o que fazia, mostrou ao seu superior que o sistema de Nathalie tinha muitas falhas, e através de vários argumentos ele conseguiu dobrar seu chefe, sendo assim ele sugeriu que ela o acompanhasse em suas viagens e ele mesmo não satisfeito aceitou.

Nathalie era totalmente a favor do uso da tecnologia e não tinha tanta experiência e frieza de Ryan. O processo de demissão que ele utilizava era muito mais demorado do que por videoconferência e ele teve que mostrar dicas de como aperfeiçoar o tempo e também que grandes bagagens não seriam necessárias. Ela tinha muita dificuldade em efetuar as demissões pessoalmente. Quando as pessoas começavam a questionar o motivo da demissão, justificar que precisava do emprego para sustentar a sua família e até mesmo ameaçar se matar caso fosse demitido, ela então entrava em desespero e Ryan tinha que interferir e demitir o funcionário, mas depois de muito esforço e com todo o treinamento dado por Ryan ela foi se adaptando.

Ryan mesmo visto como um excelente líder e ótimo funcionário não sabiam liderar sua própria vida, pois vivia sempre em função do seu trabalho. Mal conseguia ver suas irmãs, porém em uma de suas paradas ele conhece Alex, uma linda mulher de negócios, desprendida, que vive uma vida parecida com a dele viajando pelo mundo a trabalho. Ele acaba se envolvendo e vendo em Alex e pela primeira vez vê a possibilidade de construir um lar e ter uma vida de verdade, porém quando ele toma a decisão de ir atrás dela, descobre que ela já possui uma família e o relacionamento deles era somente uma fuga para preencher seu tempo longe de casa, então ele retoma o seu trabalho da forma de antes e consegue finalmente atingir as milhas necessárias para sua meta, tornando então o 8º e o mais jovem a alcançar o número de 10 milhões de milhas aéreas.

Amor sem Escalas (Up in the Air), distribuído por Paramount Pictures, EUA/2009, um filme de Jason Reitman, com roteiro de Jason Reitman e Sheldon Turner, com George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga, Drama/Comédia/Romance, 109 min, inadequado para menores de 12 anos.

2.2 Análises das cinco situações envolvendo ética profissional em Administração.

1 – Ryan foi ético quando seu diretor confia nele para ensinar e ajudar Natalie a entender como é o processo de trabalho, Ryan ajuda e ensina mesmo sabendo que o projeto de Natalie ira atrapalhar seus objetivos.

2 – Ryan não foi ético, pois omite informação ao seu diretor que Natalie não soube demitir um funcionaria que estava com psicológico abalado, que terminou em suicídio.

3 – Ryan esconde a verdade ao funcionário que acabe de demitir, quando ele pergunta a Ryan quando ele entrara em contato para começar a recolocação no mercado e Ryan responde que em breve. Após o funcionário sair da sala ele pensa “eu nunca mais o verei”. Esta situação também não é ética.

4 – O diretor afirma que a partir daquela data todos os executivos não viajarão mais. Ryan fica indignado e após a reunião ele conversa com seu diretor em particular e afirma que “o que fazemos é brutal, deixa as pessoas devastadas, mas o jeito que eu faço é digno”.

5 – Após Natalie pedir demissão pelo fato de uma pessoa que ela demitiu de forma errônea ter se suicidado, e mesmo Ryan sabendo que ela não foi bem naquela situação confeccionou uma carta de referencia bem elaborada elogiando a moça.

6 – Ryan passando por momentos difíceis particulares soube separar dos problemas profissionais.

3. Conclusão

A ética hoje é fundamental para o desenvolvimento das organizações junto á clientes, fornecedores e a sociedade. Pois hoje quando alguma destas áreas identifica uma empresa que não é ética à mesma começa a ser segregada.

Ser ético é ter princípios e caráter.

A ética não está no discurso e sim no exemplo.

A maioria das empresas hoje possui uma cultura de ética de forma que a mesma possui preceitos claros do que é c certo e do que é errado.

O comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade e que estamos inseridos.

No filme amor sem escalas observamos varias situações éticas e também antiéticas.

A ética não pode ser um conceito variável de acordo com as situações, ela tem que estar inserida em todos os contextos de forma clara e objetiva.

4. Referências bibliográficas

PLT: MATOS, Francisco Gomes. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2007.

\\artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_sobre_reflexoes:_da_etica_aristotelica_para_a_etica_na_sociedade_brasileira_atual

www.eticaempresarial.com.br

www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/File/Eticaenegocios/codetica_adm

www.alumniespm.com.br/colunas/opiniao/alguem-ja-viveu-um-amor-sem-escalas/

...

Baixar como  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »