TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de ética profissional do trabalho social

Artigo: Código de ética profissional do trabalho social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  351 Visualizações

Houve uma reformulação do Código de 1947, em 1965, que embora com mudanças, continuou por carregar muitas influências religiosas. Dessa forma, iniciou-se um forte momento de crise ideológica,política e de atuação profissional,em pleno contexto ditatorial. O golpe militar de 1964 fez o Brasil entrar numa fase sombria da sua história. Os militares passaram a controlar o poder. Sua preocupação básica era a segurança e o desenvolvimento. Para garantir a segurança, violentaram os direitos políticos e civis, amordaçaram a oposição e instalaram a paz dos cemitérios.

No Código de 65, foram definidas as premissas do serviço social, como: respeitar a dignidade da pessoa humana, as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade.

O Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1975, também foi formulado e debatido em pleno período de ditadura militar, durante o governo Geisel. Esse período foi caracterizado por elevados índices inflacionários, dívida externa crescente e salários extremamente baixos. Do ponto de vista da sociedade houve muitas manifestações históricas na defesa dos direitos humanos e na busca da liberdade de expressão. E apesar da população manter-se dominada pelo regime, os movimentos sociais passaram a enfrentar o regime ditatorial. A música transcrita abaixo ficou conhecida como uma espécie de hino de oposição e resistência ao regime militar, e era sempre cantada em manifestações públicas.

Perpassando o período da ditadura, o movimento de reconceituação foi "um fenômeno tipicamente latino-americano na década de 1965, dominado pela contradição ao tradicionalismo profissional, implicou um questionamento global da profissão"

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com