TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética consciência humana

Resenha: Ética consciência humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

A ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade.

Dessa maneira, a ética é universal, enquanto estabelece um código de condutas morais válidos para todos os membros de uma determinada sociedade e, ao mesmo tempo, tal código é relativo ao contexto sócio-político-econômico e cultural onde vivem os sujeitos éticos e onde realizam sua ações morais.

A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até à auto-destruição.

Através dos tempos temos assistido fatos baseados na ética. Embora estes atos éticos para um grupo cultural e social isolado, justificou-se dentro de determinados povos. Exemplos disso não faltam nos livros de história.

A idade do Império Romano povos eram massacrados por serem “Barbaros” e não possuírem a cultura do Império de Cezar.

- No período da colonização das Américas povos índios eram escravizados por pertencerem a uma “raça inferior”ou eram homens sem alma.

- Povos Judeus foram massacrados em função das idéias de uma raça superior Germânica.

existem alguns aspectos que devem incorporar aos sistemas desenvolvidos: o acesso dos usuários ao computador, com telas de fácil manuseio e entendimento; o bem-estar nos locais de trabalho pelo adequado treinamento e reciclagem dos funcionários; o controle e acesso de informações realizadas de forma adequada; o envolvimento do fator humano no desenvolvimento de sistemas por computador; a noção de bem comum com o uso do computador; a noção das modificações ocasionadas por novos sistemas e novas tecnologias na sociedade.

Conjunto de instruções que, quando executado, realizam as funções desejadas, com o desempenho desejado, no tempo programado.

o Conjunto de dados que permite a programas os manipularem

A ética atualmente tem sido colocada em segundo plano, como pudemos ver neste artigo, onde as pessoas somente visam o seu benefício próprio, aparecendo como um dos valores supremos na nossa sociedade atual.

Todos tem noções de ética, respeito, limites, mas na busca de uma vantagem, ou até mesmo por simples prazer, muitos profissionais de informática desrespeitam, infringem e saem da ética. Para isso é que devemos nos precaver para que sempre continuemos no caminho da ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com