TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho Universitário: Etica E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1. Introdução.........................................................................................................4

2. Etapa 1 ..............................................................................................................5

3. Etapa 2 ............................................................................................................10

4. Etapa 3 ............................................................................................................11

5. Etapa 4 ............................................................................................................12

6. Conclusão .......................................................................................................15

7. Fontes de Consulta .........................................................................................16

Introdução

Este desafio propõe consolidar as etapas desta atividade numa única produção, estruturando um Cronograma Estratégico Fictício de um departamento, com visão para cinco anos, a fim de que sejam compreendidas as movimentações táticas dos recursos organizacionais no alcance dos resultados estabelecidos para o mesmo. Espera-se o detalhamento contextualizado de todos os movimentos explícitos no cronograma, abordando os conceitos apresentados nas aulas.

ETAPA 1

Aula-tema: Fundamentos, termo e conceitos associados. Estratégia e Desempenho.

Passo 1

Conceito de Estratégia e Tática

A estratégia conceituasse em um conjunto de medidas ou planos abrangentes que visam objetivamente a vantagem competitiva da organização. Consiste também na soma de esforços empreendidos no intento de desenvolver ou potencializar competências centrais (essenciais) tornando-as competências.

E o como podemos conceituar a tática? Ela se resume em características mais visíveis, evidentes, circunscritas específicas da organização. Um dos sinônimos do termo Tática: “método ou habilidade para sair-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida, relativo a arranjo, organização, alinhamento, manobra hábil”. (Houaiss) Podemos citar como exemplos de táticas: uma nova tecnologia emprega (equipamentos computadorizados), implementação de metodologia (sistema ISSO, PDCA), racionalização de produtos (pesquisa), modificação de portfólio (inovação), melhoria de competência (treinamento) etc.

A estratégia se Completa pela adoção de medidas táticas que por sua vez, viabilizam-se através de medidas operacionais levadas à termo nos nichos funcionais da empresa formando a cadeia de resultados: ações operacionais - ações táticas - ações estratégicas, orientadas na dimensão temporal do curto ao longo prazo.

Podemos definir que empregaremos As ações operacionais (curto prazo), as ações táticas (médio prazo) e as ações estratégicas (longo prazo) orientadas, seqüenciadas, articuladas e formalizadas compõe o conjunto de medidas que estruturam o planejamento estratégico.

(“...podem ver as táticas pelas quais conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. Sun Tzuo).

Já podemos conceituar o desempenho como um esforço constante e de longo prazo para melhorar o desempenho da organização a fim de atingir os objetivos traçados anteriormente pela estratégia.

Passo 2

Processo de Formulação de Estratégias

Missão: Contribuir para o aumento da eficiência organizacional, atuando no Desenvolvimento Organizacional e dos Negócios, apoiando a implementação de conceitos, sistemas e técnicas de Gerenciamento das Pessoas e Modernização da Gestão.

Metas: Comunicação aberta entre gerentes e funcionários encorajando esse processo através de feedbacks periódicos sobre a performance no dia-a-dia.

Objetivos: Transformar gerentes em gestores de pessoas, desenvolver lideranças, criar equipe de alto desempenho, melhorar as comunicações internas, desenvolver engajamento e compromisso, apoior e assessorar os gerentes, criar um clima organizacional satisfatório.

Estratégias: Treinamento e desenvolvimento.

A empresa possui um faturamento de 250.000.000,00 dólares ao ano.

Empresa iniciada em 2004

O Headcount atual é de 519 funcionários, sendo distribuidos na matriz e mais 6 filiais da seguinte forma:

Matriz = 126

Filiais = 393

Os gráficos abaixo demonstra nosso ambiente sociocultural

Usamos sistema de folha de pagamento e ferramenta de avaliação de desempenho como tecnologia.

Temos política de cargos e salários, remuneração, avaliação de desempenho.

Pontos Fortes Pontos Fracos

Banco de dados Falta de padronização

Valorização do trabalho falta de qualificação no mercado

Politica cargos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com