TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Euro Tunel

Pesquisas Acadêmicas: Euro Tunel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  4.009 Palavras (17 Páginas)  •  1.336 Visualizações

Página 1 de 17

“É notória a importância da Engenharia Civil na sociedade, pois contribui diretamente para o desenvolvimento estrutural e econômico de uma cidade, estado ou pais. Grandes obras são realizadas a cada dia.”

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo mostrar as fases da construção, como as etapas construtivas, operação, consumo de energia elétrica e sistema de segurança contra incêndios. E mostrar também a importância político-economico desse empreendimento que sem duvida foi um grande passo para a integração entre frança e Inglaterra.

1. Desenvolvimento:

O Eurotúnel é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, consiste em um túnel ferroviário localizado entre 40 a 70 metros abaixo do nível do mar, que proporciona o acesso entre França e Inglaterra, atravessando uma barreira geográfica entre os dois territórios, o Canal da Mancha.

Inaugurado em 1994, com o custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares, o Eurotúnel possui 50,5 Km de extensão, sendo 37 Km sob o Canal da Mancha. Atualmente é o segundo maior túnel ferroviário do planeta, ficando atrás apenas do túnel de Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão. Possui três túneis paralelos, dois dos seus túneis são usados para o transporte de caminhões, carros e passageiros, que se acomodam em enormes vagões de um trem, denominado Eurostar , o outro é destinado para o sistema de ventilação.

O percurso entre os dois países tem duração de aproximadamente 35 minutos, com velocidade média de 160 km/h. O Eurotúnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.No aspecto geopolítico, a construção do Eurotúnel é de fundamental importância para o processo de aproximação da Inglaterra (Reino Unido) aos outros países do continente europeu, pois contribui para facilitar o acesso ao país, principalmente ao deslocamento para a França, fortalecendo a economia das nações envolvidas.

A escolha do projeto do EUROTÚNEL como uma das grandes construções se deve pelo fato de que foi uma obra única e gigantesca, que envolveu dois países importantes do continente europeu, países estes que por muito tempo se envolveram em conflitos políticos e econômicos naquela região, a saber, França e Inglaterra. Além disso, é considerado pela sociedade americana de engenheiros civis, como uma das oito maravilhas do mundo moderno, ao lado de construções como o edifício Empire States, localizado em Nova York/EUA e a hidrelétrica de Itaipu no Brasil.

1.1. Tentativas anteriores:

Uma ligação entre a França e a Inglaterra já havia sido proposta em diversas ocasiões:

Em 1802, o engenheiro francês Albert Mathieu Favier fez uma proposta para a construção de um túnel: os passageiros atravessariam o túnel em carruagens puxadas por cavalos; o caminho seria iluminado por lanternas de óleo e uma ilha a meio do túnel forneceria ar fresco para os cavalos. O custo, mesmo nessa altura, seria de um milhão de libras.

Em 1875, Peter Barlow, construtor do primeiro caminho de ferro subterrâneo, sugeriu que se colocasse um tubo de aço gigantesco flutuando sobre o canal. A ideia foi rejeitada.

Em 1876 são levados a cabo extensos estudos geológicos.

Em 1880 a companhia South Eastern Railway faz perfurações experimentais do lado inglês.

Em 1881 uma máquina de perfurações Beaumont escava um túnel de 820 metros ao longo dos penhascos do lado inglês.

Em 1922 começam novamente escavações do lado inglês, mas após estarem feitos 128 metros de túnel, foram lançadas objeções políticas e as obras pararam mais uma vez.

Foi só após o fim da Segunda Guerra Mundial que os técnicos acreditaram que o conhecimento tecnológico existente era o suficiente para a construção do túnel e começaram a dar-lhe a devida atenção.

1.2. Tunel atual:

Em 1984, a idéia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos inglês e francês, para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de Janeiro de 1986. Em 12 de Fevereiro de 1986, os governos dos dois países, assinaram em Canterbury, o Fixed Link Treaty que foi ratificado em 1987.

O planejamento foi cercado de detalhes importantes, imprescindíveis para o sucesso da obra. Foram utilizadas duas frentes de trabalho, uma partindo de território inglês e outra do francês.Já na etapa de execução, a escavação do túnel demorou cerca de sete anos e empregou 15000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. O empreiteiro principal foi a TransManche Link, um consórcio que englobava 10 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas, eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam as terras e escoravam as paredes com betão (tipo de concreto).

Os processos utilizados para garantir o atendimento ao escopo do projeto, como a utilização de laser para identificação de nivelamento do túnel, tendo como diferença final um desnível de apenas 2 cm no encontro das duas máquinas TBM, fez com que a etapa de controle do projeto também fosse bem executada.

2. Etapas construtivas

A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m². O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.

Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com