TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Túneis do euro

Seminário: Administração Túneis do euro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

Data da construção: 1994

Custo: Aproximadamente 9 bilhões de libras

Altura: 7,6 metros

Comprimento: 50,45 quilômetros

Profundidade: entre 40 a 75 metros abaixo do solo do mar

Número de trabalhadores: 13.000

Tempo de construção: 6 anos

Material de construção: cimento armado e aço

Número de janelas: nenhuma

Volume de terras removidas: 4 milhões de metros cúbicos, só no lado inglês

O Eurotúnel é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, consiste em um túnel ferroviário localizado entre 40 a 70 metros abaixo do nível do mar, que proporciona o acesso entre França e Inglaterra, atravessando uma barreira geográfica entre os dois territórios, o Canal da Mancha.

Inaugurado em 1994, com o custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares, o Eurotúnel possui 50,5 Km de extensão, sendo 37 Km sob o Canal da Mancha. Atualmente é o segundo maior túnel ferroviário do planeta, ficando atrás apenas do túnel de Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.

Possui três túneis paralelos, dois dos seus túneis são usados para o transporte de caminhões, carros e passageiros, que se acomodam em enormes vagões de um trem, denominado Eurostar, o outro é destinado para o sistema de ventilação. Possui três túneis paralelos, dois dos seus túneis são usados para o transporte de caminhões, carros e passageiros, que se acomodam em enormes vagões de um trem, denominado Eurostar, o outro é destinado para o sistema de ventilação.

O percurso entre os dois países tem duração de aproximadamente 35 minutos, com velocidade média de 160 km/h. O Eurotúnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.

PRINCIPAIS INTERESSADOS

A escolha do projeto do EUROTÚNEL como uma das grandes construções se deve pelo fato de que foi uma obra única e gigantesca, que envolveu dois países importantes do continente europeu.

O túnel que se estende por 50 KM ligando as cidades de Folkestone, na Inglaterra, à Calais na França, teve diversas partidas de projeto abortadas desde 1802, seja pela dificuldade da implementação pela tecnologia utilizada, seja por cortes de orçamento pelos governos que geriram a idéia. Enfim, em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal (Channel Tunnel Study Group). No seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, menor. O projeto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando já estavam construídos 250 metros de um túnel de teste.

Em 1984, a idéia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos inglês e francês, para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de Janeiro de 1986. Em 12 de Fevereirode 1986, os governos dos dois países, assinaram em Canterbury, oFixed Link Treaty que foi ratificado em 1987.

Os principais interessados na construção deste projeto foram sem dúvidas, as empreiteiras envolvidas na construção, acionistas, investidores, os governos de ambos os países, as Concessionárias de Transportes, e até mesmo o trabalhador individual, pois foram gerados milhares de empregos em diversas áreas de mão de obra, direta e indiretamente, pois movimentou muito a economia européia e até mesmo mundial, devido o porte desta Obra, de praticamente 8 anos ininterruptos de trabalho.

VISÃO HISTORICA

Este projeto, já se mostrava vivo desde o século XIX, quanto Napoleão, já havia se entusiasmado com a idéia, é algo de primeira grandeza, porém, naquela ocasião, a tecnologia não era suficiente para tal façanha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com