TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evoluçao Dos Computadores

Casos: Evoluçao Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.306 Palavras (14 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada a evolução do computador como também sua história, desde a primeira geração de computadores e os avanços conquistados ao longo dos anos.

A evolução do computador

O computador foi inventado pelo homem devido à necessidade de facilitar os cálculos como também seu cotidiano, limitando os erros e economizando o seu tempo.

Inicialmente, com o intuito de facilitar o seu trabalho, o homem criou o Ábaco, um calculador decimal operado manualmente, há milhares de anos atrás no oriente médio e que ainda é muito utilizado em países no oriente, como o Japão.

Ábaco

Depois, no ano de 1642, um francês de 18 anos chamado Blaise Pascal inventou a primeira maquina de somar chamada Pascalina, a qual realizava operações aritméticas, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.

Maquina Pascalina

Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir

Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.

Por volta de 1822, um cientista chamado Charles Babbage desenvolveu uma maquina que era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) e executar as quatro operações, armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados. Esse projeto chamava-se Máquina de Diferenças. Porém só pode ser concluída após sua morte, tornando-se base para a estrutura dos computadores atuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado o Pai do Computador.

Máquina de Diferenças

COMPUTADORES DA PRIMEIRA GERAÇÃO

A segunda guerra mundial foi um grande incentivo para o desenvolvimento de computadores, já que as máquinas estavam cada vez mais se tornando úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e também na criação de armas mais modernas. Entre os projetos desenvolvidos neste período, destaca-se o Colossus, criado em 1943 pelo inglês Allan Turing. Com esse projeto, Allan Turing colocou em operação uma série de máquinas, sendo que cada nova máquina utilizava 2.00 válvulas eletrônicas e processava 25.000 caracteres por segundo.

No ano de 1946 surgiu o ENIAC, Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, desenvolvido pelos cientistas John W. Mauchlye e J. Presper Eckert. O ENIAC era totalmente eletrônico, possuía 17.468 válvulas, 30 toneladas de peso, realizava uma soma em 0,0002 s e uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos. Porém possuía um grande problema: devido ao grande número de válvulas e operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de possibilidades a cada segundo que uma válvula falhasse, além da tendência de elevado aquecimento, já que as válvulas liberavam tanto calor que até mesmo com ventiladores a temperatura ambiente subia. As suas válvulas apresentavam os seguintes problemas:

Aquecimento demasiado provocando queima constante;

Elevado consumo de energia;

Eram relativamente lentas.

ENIAC

O ENIAC foi desativado em 2 de Outubro de 1955 e seu sucessor foi o EDVAC, planejado para acelerar o trabalho armazenado, armazenando os dados eletronicamente e ainda capaz de codificar as informações de forma binária em vez de forma decimal, reduzindo assim o número de válvulas.

John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje.

Em sua proposta, Von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica.

O modelo lógico de computador proposto por Von Neumann pode ser descrito resumidamente da seguinte forma.

Unidade Central de Processamento - UCP (em inglês, Central Processor Unit - CPU) constituída por uma Unidade de Controle e uma Unidade de Lógica Aritmética.

Unidade de controle - A unidade de controle controla o funcionamento da unidade lógica e aritmética e da memória. Além disso, ela distribui e organiza tarefas, transfere informações da entrada para a memória e da memória para a saída.

Unidade de lógica aritmética (em inglês, arithmetic logic unit - ALU) - Realiza todas as operações lógicas e aritméticas do computador.

Memória - A memória é o dispositivo de armazenamento de informação do computador. Nela são armazenados tanto as instruções de um programa quanto os dados necessários para a sua execução. A memória é dividida em espaços com endereços.

Barramentos (em inglês, Buses) - O barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como o CPU, a memória e outros periféricos.

Unidade de Entrada - Esta unidade traduz informação (por exemplo, letras, números, imagens, marcas magnéticas) de uma variedade de dispositivos de entrada em impulsos elétricos que a CPU entenda.

Unidade de Saída - Esta unidade converte os dados processados, enviados pela CPU em forma de impulsos elétricos, em palavras ou números, que são impressos por impressoras ou mostrados em monitores de vídeo.

Componentes básicos do computador digital.

Ada Byron King, a condessa de Lovelace, filha de Lord Byron, junto com seu companheiro Charles Babbage, iniciou o ambicioso projeto de construção da Máquina Analítica.

Ada é uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Matemática talentosa, compreendeu o funcionamento da Máquina Analítica e escreveu os melhores relatos sobre o processo.

Criou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com