TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evoluçao SO е Hardware

Artigo: Evoluçao SO е Hardware. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  Artigo  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema operacional é um conjunto de programas, que tem por objetivo apresentar uma interface entre o computador e um usuário, seja ele ‘’real’’ ou um aplicativo. Segundo Tanenbaum ele possui duas funções distintas, a de apresentar ao programador uma interface simples com arquivos mais fáceis de serem lidos, escondendo a parte desagradável e complexa, deste modo, sem um sistema operacional, o programador teria muito mais dificuldade em realizar tarefas simples, pois teria de lidar com todos os problemas que eventualmente ocorreriam e que o SO resolveria facilmente sem interrompe-lo. A sua outra função seria gerenciar os recursos do computador, como controlar quais processos e quando eles podem ser executados, controlar também cada arquivo, dispositivo, entre outros tantos recursos oferecidos pelos softwares. O sistema operacional tem também uma relação intrínseca com o hardware, servindo de intermediário do usuário com o mesmo, desta forma para se explicar evolução do SO, tem-se que relaciona-la com a evolução do hardware, pois esta foi uma consequência dos avanços ocorridos no mesmo.

Tudo começou em 1945, com o fim da segunda grande guerra, onde foram construídas maquinas de cálculos utilizando-se válvulas, essas máquinas eram os mainframes, um enorme computador com milhares de válvulas que resolvia simples problemas matemáticos, era extremamente lento e complexo sendo operado, programado, construído e projetado por apenas um grupo de pessoas. Não existia linguagem de programação e muito menos um sistema operacional.

Mais tarde, em 1955 as válvulas foram substituídas por transistores, fazendo com que houvesse uma diminuição no tamanho dos computadores, aumentando a confiabilidade e a velocidade das operações.

Com o aumento da confiabilidade, foi possível vender os computadores a clientes, pois as válvulas queimavam constantemente, não sendo possível a realização de uma operação muito longa, assim não tinha como oferecer as máquinas aos clientes. Como os computadores eram muito caros, apenas grandes órgãos governamentais e universidades podiam comprá-los.

Para executar um programa neste computador, um programador escrevia o código em Fortran (primeiro linguagem de programação) e depois o transformava em cartões perfurados que eram inseridos na maquina para a leitura, esse processo mudou para o sistema de processamento em lotes, onde se passou a usar de unidades de leitura e gravação de fitas magnéticas nos computadores. Nesta geração, os computadores eram usados em cálculos científicos de engenharia, eram programados em Fortran e Assembler. A partir de 1960 começou a serem desenvolvidos os sistemas operacionais, cada máquina possuía seu próprio tipo de SO, fazendo com que houvesse um grande problema de incompatibilidade, pois duas maquinas não podiam se comunicar com sistemas operacionais diferentes.

Deste modo, existiam dois tipos de computadores basicamente, os que faziam os cálculos e os que imprimiam. Então no inicio da década de 60 a IBM lançou o system/360 que realizava operações diferentes inclusive as duas citadas a cima. Além disso, os computadores 360 eram os primeiros a utilizar os circuitos integrados, onde transistores, resistores e outros componentes miniaturizados eram montados sobre um único chip. Reduzindo o preço e aumentando o desempenho da máquina. A ideia era fazer com que o sistema operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com