TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Dos Computadores

Trabalho Universitário: Evolução Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

Evolução histórica dos Computadores

Assunto: Evolução histórica dos Computadores

Disciplina: Organização de Computadores

Aluno: Francisco Thiago Correia Lima

Matricula: 201307274481

13/09/2013

Evolução histórica dos Computadores

Principais fatos que registram as máquinas mecânicas

Por muito tempo foram feitas varias tentativas de fabricar maquinas capazes de realizar cálculos automaticamente. Ao longo do tempo foram registradas varias tentativas, como a maquina construída pelo filósofo e matemático Blaise Pascal entre 1642 e 1644 e a maquina de calcular criada pelo filosofo e matemático Gottfried Wilhelm, e a enxadrista construída pelo espanhol Leonardo Torres Quevedo no século XX.

Podemos ver que existem varias maquinas que antecederam os modernos computadores, principalmente, a maquina analítica projetada no século XIX pelo matemático e inventor britânico Charles Babbagem foi o primeiro computador mecânico, e a maquina tabuladora do americano Herman Hollerith que idealizou um sistema de tratamento de informações, mediante ao uso de cartões perfurador, conseguiu aumentar de dois para duzentos números de dados processados por minuto, esses cartões que eram chamados de inventor foram utilizados nos computadores até 1970, como sistema de saída e entrada de dados. Da companhia fundada por Hollerith, a Tabulating Machine Company, surgiu a International Business Machines Corporaticon (IBM).

Uma publicação do matemático britânico George Boole três décadas antes de Hollerith considerava que os processos mentais do ser humano eram resultado de uma associação de elementos simples que se podia expressar sobre uma base se duas únicas alternativas: sim ou não. Na época foi considerada uma simples curiosidade, mais viria a constituir o fundamento teórico da informática moderna, e também o método matemático de analise formal conhecido como álgebra de Boole.

Os primeiros computadores eletrônicos foram criados depois da segunda guerra mundial e só podiam ser usados por especialistas, esses computadores hoje são considerados muito inferiores até mesmo a uma simples calculadora pessoal. Como funcionavam com válvulas eletrônicas, tinham de ser refrigeradas mediante sistemas de ar condicionado e consumiam muita energia. Esse era o caso do ENIAC (sigla de electric numerical integrator and calculator), o primeiro computador digital eletrônico de grande porte. Criado por John Presper Eckert e John William Mauchly, em 1946, para solucionar problemas militares, o ENIAC funcionava com 18.000 válvulas.

As válvulas eletrônicas foram substituídas por transmissores em pouco tempo, deixando assim os computadores mais rápidos, com a microeletrônica foram criados os chips e todos os elementos da unidade central de processamento. Os microcomputadores, baseados em microprocessadores de um único chip, são cada vez mais potentes e acessíveis, e seu emprego estende-se às mais diversas aplicações.

Com a evolução da informática, foram cridas gerações existindo assim cinco gerações. Em poucos anos a informática revolucionou a atividade humana, acelerando o progresso no campo da tecnologia, quanto no da programação. A informática hoje faz parte da vida cotidiana, permitindo outras vantagens, e o acesso a um volume cada vez maior de informação.

Maquina de Pascal (pascalina)

Foi construída por entre 1642 e 1644, quando Pascal tinha cerca de 20 anos de idade. É a calculadora decimal conhecida com maior longevidade. A máquina contém como elemento essencial uma roda dentada construída com 10 dentes, cada dente corresponde a um algarismo, de 0 a 9. A primeira roda da direita corresponde às unidades, imediatamente à sua esquerda corresponde às dezenas, a seguinte às centenas e assim sucessivamente. Um mecanismo muito simples construído com uma garra resolve o problema do transporte, cada vez que numa das rodas o algarismo passa de nove a zero, a roda vizinha é arrastada e desloca-se um dente. A Pascalina permite efetuar as operações de adição e subtração, embora a operação seja demorada podem efetuar-se multiplicações e divisões pelo método das adições sucessivas e subtrações sucessivas. A introdução da Pascalina no mercado não foi um sucesso comercial porque era excessivamente cara. Foram construídas apenas cerca de 50 Pascalinas.

Geração das maquinas digitais

1ª geração: Foi de 1940 a 1952 com os primeiros computadores constituídos de válvulas eletrônicas, que eram grandes, caros, lentos e queimavam com grande facilidade. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores.

2ª geração: Foi de 1952 a 1964, originada pela substituição dos transistores por volumosas válvulas, diminuindo assim cabos e fios, pois cada transistor substituía dezenas de válvulas. Fazendo os computadores se tornarem menores e muito mais velozes. O computador começou a ser utilizado nas grandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processamento de cada vez. Com o desenvolvimento das técnicas de integração, surgiram os Circuitos Integrados, onde numa pequena cápsula continha, várias dezenas, centenas ou milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha, dando o nome de microprocessador (processador miniatura). A linguagem de programação foi simplificada e já se podia programar através de mnemônicos (comandos abreviados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com