TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Dos Computadores

Pesquisas Acadêmicas: Evolução Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade Santo André - UNIABC

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Cronologia da Evolução dos computadores.

Vitor Costa de Brito 9902006200

Marcio da Silva Nascimento 8096904621

Daniel Donizete de Oliveira 8059801415

Professor Belfante, Vlamir.

Santo André

17/03/2014

Introdução

Nesse trabalho é apresentado um cronograma básico sobre a evolução dos computadores, tentando levar a análise de como chegamos à tecnologia usada atualmente, o que mudou ao longo dos anos, a diminuição em relação ao tamanhos das máquinas, a capacidade de processamento, o aumento de tarefas possíveis e o modo como os computadores foram introduzidos e se tornando tão importantes no nosso cotidiano.

Índice

Cronologia da evolução dos computadores......................................................................3

Computadores da antiguidade..........................................................................................3

Computadores pré-modernos............................................................................................4

Computação Moderna – Primeira geração (1946 – 1959)................................................4

Computação Moderna - Segunda geração (1959 – 1964)................................................4

Computação Moderna - Terceira geração (1964 – 1970).................................................5

Computação Moderna - Quarta geração (1970 – 2014)...................................................5

Computação de bolso.......................................................................................................7

Bibliografia.........................................................................................................................8

Conclusão..........................................................................................................................9

Cronologia da evolução dos computadores

Hoje em dia, os computadores fazem parte do nosso cotidiano de uma forma incrível, seja na escola, no trabalho e em nossas casas, eles sempre estão presentes para nos auxiliar em várias tarefas, eles estão tão inseridos no nosso cotidiano que nos fazem desaperceber sua história, que pode parecer recente, mas pelo o contrário, existem a mais de 7 mil anos. Abaixo segue uma cronologia básica apresentando a evolução dos computadores para nos fazer entender como chegamos até a tecnologia dos dias de hoje.

Computadores da antiguidade

Ábaco 5.500 a.C.: Era utilizado por povos da antiguidade para fazer cálculos do dia a dia, mas focado na área do comércio de mercadoria e desenvolvimento de construções civis. É basicamente formado por um conjunto de varetas paralelas com pequenas bolas para realizar a contagem

Máquina de Pascal (1642): Ela funcionava através de rodas interligadas que giravam para realizar os cálculos, o pensamento inicial do matemático francês Bleise Pascal era de que a maquina realizasse as quatro operações básicas da matemática, mas essa idéia não foi convertida com sucesso, pois a maquina só era capaz de somar e subtrair. Mesmo assim a Máquina de Pascal é o que pode ser considerado a primeira calculadora mecânica da história.

Máquina de Hollerith (1881): Utilizada para a realização do censo de 1890 nos Estados Unidos, foi desenvolvida por Hermann Hollerith. Essa máquina acelerava o processo para a computação dos dados, uma revolução no quesito coleta de informações. Depois de todo sucesso por sua máquina, Hollerith teve a idéia de fundar sua própria empresa, chamada inicialmente de Tabulation Machine Company, houve fusões com outras empresas com o passar dos anos, até o determinado momento em que Hollerith faleceu. Após seu falecimento o nome da empresa foi alterado por um substituto, se chamando assim Internacional Business Machine (IBM).

Computadores pré-modernos

Diversos projetos foram criados no período da Segunda Guerra Mundial, sendo visto que eles eram cada vez mais úteis e necessários para a desencriptação de mensagens inimigas e para o desenvolvimento de armas mais inteligentes. Desses projetos os que mais se destacaram foi, o Mark l em 1944, criado pela universidade de Harvard (EUA) e o Colossus em 1946 criado por Alan Turing.

Computação Moderna – Primeira geração (1946 – 1959)

ENIAC (Eletrical Numerical Integrator and Calculator) (1946): Primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, desenvolvido por dois cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Está maquina era mil vezes mais rápida que qualquer outra que existente na época.

Segunda geração (1959 – 1964)

IBM 7030: Primeiro supercomputador lançado na segunda geração desenvolvido pela IBM, comparado com o ENIAC seu tamanho era bem reduzido, ele era comumente utilizado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época.

PDP-8: Uma versão mais básica do supercomputador, que era bem visto no quesito financeiro, pois custava muito menos, era um dos minicomputadores mais conhecidos da segunda geração, eram menores, mas mesmo assim ocupavam bastante espaço.

Terceira geração (1964 – 1970)

IBM 360/91: Lançado em 1967 é um dos principais exemplos da terceira geração, trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos (discos e fitas de armazenamento). Permitia a programação da CPU por microcódigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com