TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Dos Computadores

Ensaios: Evolução Dos Computadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

Resumo

O objetivo do presente trabalho é abordar a História da Computação considerando a evolução das tecnologias de fabricação do hardware e a evolução dos sistemas operacionais até os dias atuais, o que resultou na automação dos processos aritméticos e conduziu à tecnologia dos computadores. Esta monografia apresenta as gerações de computadores e como os sistemas operacionais foram adquirindo um papel significativo na evolução dessas máquinas, procurando dar mais ênfase aos computadores IBM 360, Macintosh e IBM PC na área de hardware, e aos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS.

Sumário

Capítulo 1 – Introdução 4

Capítulo 2 – Os Primórdios da Evolução Tecnológica 5

Capítulo 3 – As Gerações dos Computadores 7

3.1 A 2ª Geração 7

3.2 A 3ª Geração 8

3.3 A 4ª Geração 8

3.4 A 5ª Geração 9

3.5 Considerações Finais 9

Capítulo 4 – A Evolução dos Sistemas Operacionais 11

4.1 Windows 11

4.2 Linux 11

4.3 MacOS 12

4.4 Considerações Finais 13

Capítulo 5 – Conclusão 14

Referências Bibliográficas 15

Capítulo 1 – Introdução

Para a Ciência progredir, constroem-se instrumentos mais poderosos, que efetuam cálculos mais precisos, ampliam o conceito das teorias, etc. Em geral, as pesquisas evoluem a partir de conhecimentos do passado, procurando desvendar lacunas do conhecimento. O cientista se sentirá mais seguro em sua área de atuação se conhecer sua evolução histórica, as dificuldades e soluções encontradas e os problemas que ainda não foram resolvidos.

Também é necessário que, dentro da Computação, apareçam trabalhos neste sentido, feitos por pessoas da área, com conhecimento dos conceitos relacionados aos computadores, que servirão de base e referência para os estudantes e novos pesquisadores que adentram a área.

O presente trabalho procura expor as etapas da evolução das máquinas [1] e dos sistemas que fizeram explodir a evolução tecnológica [7]. Esta evolução trouxe a solução para muitos de nossos problemas conhecidos, e que certamente trarão para aqueles que ainda não conseguimos solucionar.

No capítulo 2, abordaremos o início da evolução tecnológica, como as máquinas surgiram e quem as concebeu. No capítulo 3, faremos uma viagem pelas gerações de computadores, abordando os impactos que cada uma causou em sua época. O capítulo 4 aborda a evolução dos softwares, a importância deles para a computação, e traça um paralelo sobre algumas características de cada um. Por último, no capítulo 5, estão apresentadas as conclusões retiradas do que foi exibido nos capítulos anteriores.

Capítulo 2 – Os Primórdios da Evolução Tecnológica

Os primeiros dispositivos que surgiram para ajudar o homem a calcular têm sua origem perdida nos tempos [2]. É o caso, por exemplo, do ábaco e do quadrante. O primeiro, capaz de resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão de até 12 inteiros, e que provavelmente já existia na Babilônia por volta do ano 3.000 a.C. Foi muito utilizado pelas civilizações egípcia, grega, chinesa e romana, tendo sido encontrado no Japão, ao término da segunda guerra mundial.

Com o desenvolvimento dos primeiros dispositivos mecânicos para cálculo automático, começa efetivamente a vertente tecnológica que levará à construção dos primeiros computadores [4].

O matemático inglês Charles Babbage é conhecido como o "Pai do Computador". Babbage projetou o chamado "Calculador Analítico", muito próximo da concepção de um computador atual. O projeto, totalmente mecânico, era composto de uma memória, um engenho central, engrenagens e alavancas usadas para a transferência de dados da memória para o engenho central e dispositivos para entrada e saída de dados. O calculador utilizaria cartões perfurados e seria automático.

Por algum tempo, o governo britânico financiou Babbage para construir a sua invenção. Infelizmente Babbage teve dificuldades com a tecnologia da época, que era inadequada para se construir componentes mecânicos com a precisão necessária. Com a suspensão do financiamento por parte do governo inglês, Babbage não pode concluir o seu projeto e o calculador analítico nunca foi construído.

Com a II Guerra Mundial, as pesquisas aumentaram nessa área. Nos Estados Unidos, a Marinha, em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, construiu em 1944 o Mark I, um gigante eletromagnético. Em um certo sentido, essa máquina era a realização do projeto de Babbage. Mark I ocupava 120 m3, tinha milhares de relês e fazia um barulho infernal. Uma multiplicação de números de 10 dígitos levava 3 segundos para ser efetuada.

Em segredo, o exército americano também desenvolvia seu computador. Esse usava apenas válvulas e tinha por objetivo calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão. Os engenheiros John Presper Eckert e John Mauchly projetaram o ENIAC. Com 18.000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo, porém só ficou pronto em 1946, vários meses após o final da guerra.

O matemático húngaro John von Neumann formalizou o projeto lógico de um computador. Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica.

A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por von Neumann. Esse modelo define um computador seqüencial digital em que o processamento das informações é feito passo a passo, caracterizando um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com