TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Dos Computadores

Ensaios: Evolução Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Evolução dos computadores

A Primeira Geração (1940-1956) - Geração dos computadores à válvula

Em 1946, ficou pronto o que se costuma chamar de primeiro computador. A data do inicio de sua construção foi em 1943. foi batizado de ENIAC (eletronic numeric integrator and calculator).

Era composto por dezoito mil válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula em cada dois minutos. Podia processar aproximadamente 5000 cálculos por segundo.

Foi desenvolvido para uso militar como cálculo de balística (calcular o ângulo e trajetória das bombas).

A Segunda Geração (1956-1965) – Geração dos computadores à transistores.

Ainda na década de 50 surgiram os transistores, componentes eletrônicos que substituíram as válvulas e possuíam várias vantagens. Primeiro, eram bem menores. Computadores que antes ocupavam uma sala, agora ficavam do tamanho de uma estante.

Consumiam menos energia e duravam bem mais. Os transistores possibilitam a produção de computadores menores, mais rápidos, mais confiáveis e mais baratos. Consequentemente, passaram a ser fabricado em série.

A Terceira Geração (1966 – 1971) – Geração dos computadores com CI (circuito integrado – CHIP).

Na década de 60, o mundo estava em plena corrida espacial. Com isso surgiu a necessidade de construir computadores leves e potentes, que pudessem ser embarcados nos foguetes.. A NASA gastou bilhões de dólares com seu programa espacial na contratação de empresas fabricantes de transistores para que realizassem uma miniaturização ainda maior. Assim foram criados os primeiros circuitos integrados (CI), também chamado de CHIPs.

Basicamente, um chip é um componente eletrônico composto por centenas ou milhares de transistores.

Em 1975, começaram as vendas dos quites do primeiro microcomputador, chamado de Altair 8.800 que utilizava o chip 8.080 da Intel.

A Quarta Geração (após 1971-1980) – Geração dos computadores com chip LSI (circuito integrado em larga escala).

Nas últimas décadas os chips só evoluíram em número de transistores. Os chips dos nos 60 tinham em seu interior centenas ou milhares de transistores. Enquanto isso, na década de 90, o chip do processador Pentium possuía 3.500.000 transistores.

Por volta da década de 80 os computadores sofreram um novo tipo de evolução. Enquanto os computadores anteriores, só processavam 8 bits ao mesmo tempo, o IBM PC conseguia processar 16 bits.

O processador utilizado era o 8.088. Pouco tempo depois, a IBM lança o PC XT (Extended Technology) que possuía mais memória RAM e espaço em disco.

A Quinta Geração (1981-????) -

Primeiros computadores pessoais:

Até o final dos anos 70 reinavam os mainframes, computadores enormes, que ficavam trancados em salas refrigeradas e eram operados por poucos. Apenas bancos e grandes empresas podiam investir milhões de dólares, para tornar mais eficiente processos internos e fluxo de informações.

Em 1975, surge Altair 8.800, um computador pessoal baseado na CPU INTEL 8.080. Eram vendidos em kit para montar .

Entre seus usuários estavam o jovem programador Paul Allen e o calouro de Havard Bill Gates, que junto desenvolveram a linguagem Basic para o Altair.

Nos anos seguintes,surgiram outros computadores como o CP 300 e CP 500, Comondore 64 e Atari 400.

Em 1976, surge o Apple I, criação de dois jovens , Steve Jobs e Steve Wozniak , que vendeu 200 primeiros computadores por US$ 500 cada.

Alguns meses depois, já em 1977, foi criado o Apple II. Já vinha montado com teclado integrado e capaz de gerar gráficos coloridos. A venda chegou a US$ 2,500,000 no primeiro ano de comercialização.

Com sucesso da Apple II, vieram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com