TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Dos Monitores

Ensaios: Evolução Dos Monitores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 8

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3

2. INÍCIO 4

2.1. MONITORES MONOCROMÁTICOS 4

3. SURGIMENTO DOS MONITORES DE TELA POUCO COLORIDAS 5

3.1. CRISTAL LÍQUIDO - E AS TELAS COMPACTAS 5

3.2. MONITORES CRT (CATHODE RAY TUBE) 6

3.3. MONITOR LCD (Liquid Crystal Display) 7

3.4. MONITOR PLASMA 8

3.5. MONITOR LED (Light Emitting Diode) 9

3.6. MONITOR OLED (Organic Light Emitting Diode) 9

3.7. MONITOR WIRELESS 10

3.8. MONITOR 3D 11

3.9. O FUTURO DOS MONITORES 11

4. CONCLUSÃO 12

5. BIBLIOGRAFIA 13

ÍNDICE DE FIGURAS

Figure 1 -Monitor VT05 da DEC 5

Figure 2 - Monitor Monocromático 5

Figure 3 - HX-20 da Epson 6

Figure 4 - Tubo de Raios Catódicos 7

Figure 5 - Monitor CRT 7

Figure 6 - Monitor LCD 8

Figure 7 - Monitor Plasma 9

Figure 8 - Monitor LED 10

Figure 9 - Monitor OLED 11

Figure 10 - Monitor Wireless 11

Figure 11 - Monitor 3D 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objectivo descrever a evolução dos monitores. Passando uma breve história para descrever sua importância, mostrando um cronograma explicando como já foram os monitores monocromáticos, CRT, LCD, Plasma e LED e descreveremos os já presentes, mas ainda entrando no mercado monitores de OLED e 3D.

Os primeiros computadores não possuíam tela, a entrada dos dados era realizada por cartões perfurados e a exibição dos processos realizados resultava em inúmeras páginas impressas.

Os monitores começaram a surgir junto com a computação pessoal e evoluíram da mesma maneira. No final da década de 70 apareceram os primeiros modelos compactos que poderiam ser utilizados em conjunto com máquinas da época.

2. INÍCIO

No ano de 1970 foi lançado o VT05 da DEC (Digital Equipment Corporation) com seu incrível teleimpressor embutido. Pela primeira vez um computador pessoal utilizara um monitor para exibir os dados em tempo real. Apenas uma cor se encarregava de imprimir suas incríveis 20 linhas e 72 colunas de caracteres alfanuméricos.

Figure 1 -Monitor VT05 da DEC

2.1. MONITORES MONOCROMÁTICOS

A exemplo do famoso IBM PC, os primeiros monitores de computador eram monocromáticos. Os caracteres eram exibidos de maneira mais nítida do que nas TVs e o facto de possuírem uma única cor pouco importava, uma vez que os computadores não possuíam capacidade de gerar imagens coloridas.

Figure 2 - Monitor Monocromático

Embora o verde tenha sido a cor predominante nestes modelos, o laranja também foi utilizado para este fim. O monitor utilizava corrente para encandecer o fósforo gerando brilho, por essa razão demorava alguns instantes para desligar. Em jogos e outros aplicativos gráficos, as cores eram simuladas através de tons diferentes da mesma cor.

3. SURGIMENTO DOS MONITORES DE TELA POUCO COLORIDAS

Não demorou para que os mesmos tubos de raios catódicos utilizados nas TVs dessem origem aos monitores coloridos de CRT. Os primeiros modelos não passavam de meras adaptações feitas em aparelhos de televisão, mas que logo foram aperfeiçoados para aproveitar o potencial do computador. Não eram coloridos. Embora na década de 80 os monitores já possuíssem uma tela capaz de exibir cores, atribuir um padrão diferente de cor para cada pixel exigia uma quantidade absurda de memória, para os padrões da época. O vazamento de cor era uma prática comum pelos programadores e consistia em utilizar a mesma cor em diversos pixels próximos.

3.1. CRISTAL LÍQUIDO - E AS TELAS COMPACTAS

Já explorados há algum tempo em dispositivos menores, no início da década de 80 as telas de cristal líquido começam a ser incorporadas aos computadores assim como no HX-20 da Epson (1982). Os primeiros modelos eram tão coloridos quanto o visor de uma calculadora e eram utilizados apenas em notebooks por conta do seu alto custo e baixa eficiência.

Figure 3 - HX-20 da Epson

Bastaram apenas alguns anos para que os monitores de cristal líquido ganhassem um retro iluminação para aumentar seu brilho e uma década para que apresentassem cores com uma boa qualidade de imagem. Nos anos 90 foi a vez de os LCDs começarem a ocupar seu reduzido espaço nas mesas dos usuários e a incentivar o surgimento de modelos compactos.

3.2. MONITORES CRT (CATHODE RAY TUBE)

O CRT é um monitor de raios catódicos, tem esse nome devido a 58% do peso ser gasto exclusivamente com o tubo de raios catódicos. É um tubo vazio no qual um canhão de electrões emite um fluxo de electrões dirigidos por um campo eléctrico para o ecrã coberto de pequenos elementos fosforescentes.

Os monitores CRT's operam com tensões muito altas, da ordem dos 10.000 a 40.000 Volts, dependendo do tamanho do monitor. Isto ocorre devido as paredes de vidro do CRT formarem um capacitor. Os principais elementos de um monitor CRT são um painel de vidro (tela), uma máscara de sombra, um cone de vidro, um canhão electrónico, um cone metálico interno e uma bobina de deflexão. Os antigos monitores CRT ainda apresentam uma qualidade de imagem superior, mas consomem mais energia, espaço e até são prejudiciais a saúde. A avaliação de um monitor CRT é muito importante para sua saúde, pois um monitor CRT ruim poderá causar lhe enjoos, dores de cabeça, vista irritada ou cansada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com