TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitor de imagem

Tese: Monitor de imagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

Monitor de vídeo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um monitor de vídeo, ou simplesmente monitor, é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida que permite a visualização dos dados e sua interação com eles.

Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são três: CRT, LCD e LED. À superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.

História

Os monitores surgiram diante da necessidade de ser um periférico de saída, pois sem ele não conseguiríamos ver o que estávamos fazendo.

Tecnologias

CRT

Monitor CRT da marca LG

CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens.

Este tipo de monitor tem como principais vantagens:

1. sua longa vida útil;

2. baixo custo de fabricação;

3. grande banda dinâmica de cores e contrastes; e

4. grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

As maiores desvantagens deste tipo de monitor são:

1. suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50cm de profundidade e pesar mais de 20kg);

2. o consumo elevado de energia;

3. seu efeito de cintilação (flicker); e

4. a possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais freqüentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que atualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.

LCD

Um monitor de cristal líquido

LCD Liquid Cristal Display, em inglês, (sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.

Tem como vantagens:

1. O baixo consumo de energia;

2. As dimensões reduzidas;

3. A não-emissão de radiações nocivas;

4. A capacidade de formar uma imágem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão - desde que esteja operando na resolução nativa;

As maiores desvantagens são:

1. o maior custo de fabricação (o que, porém, tenderá a impactar cada vez menos no custo final do produto, à medida em que o mesmo se for popularizando);

2. o fato de que, ao trabalhar em uma resolução diferente daquela para a qual foi projetado, o monitor LCD utiliza vários artifícios de composição de imagem que acabam degradando a qualidade final da mesma; e

3. o "preto" que ele cria emite um pouco de luz, o que confere à imagem um aspecto acinzentado ou azulado, não apresentando desta forma um preto real similar aos oferecidos nos monitores CRTs;

4. um fato não-divulgado pelos fabricantes: se o cristal líquido da tela do monitor for danificado e ficar exposto ao ar, pode emitir alguns compostos tóxicos, tais como o óxido de zinco e o sulfeto de zinco; este será um problema quando alguns dos monitores fabricados hoje em dia chegarem ao fim de sua vida útil (estimada em 20 anos).

Apesar das desvantagens supramencionadas, a venda de monitores e televisores LCD vem crescendo bastante.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Para a especificação de um monitor de vídeo, as características técnicas mais relevantes são:

• Luminância;

• Tamanho da tela;

• Tamanho do ponto;

• Temperatura da cor;

• Relação de contraste;

• Interface (DVI ou VGA, usualmente);

• Freqüência de sincronismo horizontal;

• Freqüência de sincronismo vertical;

• Tempo de resposta; e

• Frequencia de atualização da imágem.

Tela sensível ao toque

Ecrã táctil ou tela sensível ao toque é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.

A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Este ecrã é ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.

Classificação das Tecnologias Utilizadas

Há uma série de tipos de tecnologia utilizada na fabricação de telas sensíveis a toque. Vejamos algumas delas:

Resistivo

Um ecrã táctil (tela sensível ao toque) resistivo é composto de várias camadas. As mais importantes são dois finos metálicos electricamente condutivas e resistivas camadas separadas por finos espaço. Quando alguns retoques objeto deste tipo de painel táctil, as camadas estão conectados em um determinado ponto, o painel então eletricamente actos semelhantes aos Divisores de tensão com duas saídas ligadas. Isto provoca uma mudança na corrente elétrica, que é registrada como um evento toque e enviada para o controlador de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com