TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução de modelos e gerações de processadores

Artigo: Evolução de modelos e gerações de processadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Processador Intel® CoreTM i7-950 com 8M de memória Cache L3, velocidade de clock de 3,06 GHz, velocidade QPI do barramento frontal de 4.8 GT/s Intel® QPI, soquete FCLGA 1366 pinos e tecnologia 45nm com instruções de 64 bits, permitindo a execução de multitarefas com velocidade de 25% superior em relação aos processadores de sua geração anterior. Marcado por ser um processador da “primeira geração” de processadores multi-core da linha i7, possui 4 núcleos de processamento físicos e 4 threads simulados com a tecnologia Hyper-Threading, possui seu próprio controlador de memória, capaz de aceitar apenas memórias DDR3 de até 1.6V, sendo capaz de acessar os três módulos de memória de uma só vez com a arquitetura triple chanel. Como esse processador não possui um controlador PCI Express 2.0 integrado, ele utiliza um barramento chamado de QuickPath Interface QPI, responsável pela comunicação entre o processador e o chipset ponta norte. É capaz de utilizar o Modo Turbo (TURBO BOOST), que permite o processador aumentar o clock dos seus núcleos. Com novos conjuntos de instruções SSE4.2 que trazem 47 novas instruções para o processador e melhorias nas instruções SSE desalinhadas, aprimoramento na microarquitetura sendo capaz de suportar a fusão de instruções no modo 64 bits, controle de energia e o aumento no desempenho da tecnologia de virtualização.

O Processador Intel® CoreTM 2 DUO E7500 com 3M de memória cache L2 compartilhada, com velocidade de clock de 2,93 GHz, velocidade FSB do barramento frontal de 1066 MHz, soquete LGA 775 pinos e tecnologia de 45nm com instruções de 64 bits, processador da família Core 2 com arquitetura Core Intel® capaz de trabalhar com multitarefas tranquilhamente, possui 2 núcleos físicos com 1 thread para cada núcleo, seu acesso a memória é feita por um Hub Controlador de Memoria ou MCH do chipset, sendo assim quem especifica qual tipo de memória a ser usada é a placa mãe e não o processador. Com tecnologia de 64 bits própria da Intel, este processador possui o recurso EM64T (ExtendedMemory 64 Technology), que permite o uso de sistemas operacionais de 64 bits rodem programas de 32 bits e 16bits sem a necessidade de serem recompilados para a plataforma 64 bits, possuem também instruções SSE3 e SSE 4.1, este processador não possui tecnologia de virtualização e nem o Modo Turbo contidos em alguns modelos de processadores da mesma família Core 2 .

O Processador Pentium 4 HT Technology com 1M de memória cache L2, com velocidade de clock de 3.80 GHz, velocidade FSB do barramento frontal 800 MHz, soquete LGA 775 pinos e tecnologia de 90nm com instruções de 32 bits, processador da primeira família Pentium 4 HT com tecnologia Hyper-Threading, possui um núcleo físico com uma thread, o acesso a memória é feita por um HUB MCH do chipset que limita qual memória deverá ser usada. Possui uma arquitetura híbrida CISC/RISC aceitando instruções x86, já que todos os programas são escritos sob este tipo de instrução, o Pentium 4 é capaz de utilizar a tecnologia Modo Turbo (TURBO BOOST), onde o processador pode aumentar o clock do seu núcleo dependendo da instrução executada.

Conclui que existe sim uma evolução entre os modelos e gerações de processadores, o Intel® CoreTM i7-950 é a evolução da arquitetura Core, primeiro a possuir um controle de memoria integrado ao processador e ter 8 MB de memoria cache L3. O Intel® CoreTM 2 DUO E7500 foi criado com o conceito da tecnologia de multiplos núcleos para o uso de ‘multitarefas’ denominada arquitetura Core, baseada na arquitetura do Pentium III. Resolveu o problema de compartilhamento da memória cache L2 que seu antecessor o Pentium D tinha, onde ele alocava um valor fixo de 50%-50% para cada thread do processador, agora ele compartilha a mesma memoria cache L2 para as threads, fazendo o escalonamento de qual thread usará mais a memória cache.

O Intel®Pentium 4 3.8 GHz HT Technology foi o primeiro processador a usar a tecnologia 90mn e Hyper-Thrading, podendo elevar ainda mais o seu clock. Esta geração (Prescott) de processadores Pentium 4 supera a sua geração (NorthWood) anterior de Pentium 4, com algumas novidades nas instruções SSE3 e possuindo um gerenciamento térmico que diminui automaticamento o clock do processador caso ele detecte algum super aquecimento, este processador também era equipado com a tecnologia TURBO BOOST.

Requisitos recomendados

Para instalar o Windows 8 Consumer Preview com tranquilidade um PC com processador Core i3 de 2.40 GHz ou superior, 4 GB de memória, 20 GB de HD (somente para o Windows) e uma placa de vídeo compatível com DirectX 10 com 512 MB (AMD/ATI a partir da série 4600 ou GeForce a partir da 9500 GT).

Para instalar o Linux com Tranquilidade um PC com processador pentium 4, 1.5GHz memória RAM 1GB, disco: 10GB (Espaço suficiente para instalar uma grande quantidade de aplicações extra.). Se você gosta de instalar muitos programas, nomeadamente IDE’s que podem ocupar um pouco mais de espaço, então deve considerar ter 15GB de espaço livre. Placa de vídeo: de preferência nVidia porque tem bons drivers do próprio fabricante! Para ter todas as capacidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com