TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do computador

Tese: Evolução do computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir:

1. A evolução histórica do computador, apresentada na primeira unidade do seu material didático, aponta diversos fatores que levaram a escolha do sistema binário para a implementação da máquina digital.

Assinale evidências que contribuíram para esta escolha, do ponto de vista do nível “Componentes Eletrônicos”. (3,5 pontos)

No livro didático são apontados fatores, tais como: Nos primeiros computadores eletrônicos foram utilizados relés, que através da passagem de eletricidade indicavam o estado de ligado (1) ou desligados (0). Assim mais adiante com a utilização do transistor e com a necessidade da implementação dos circuitos eletrônicos o sistema binário era relativamente o mais simples para indicar a condição de funcionamento de ligado ou desligado, indicados pelas grandezas "1" ou "0". Imagine se fosse utilizado uma aritmética de 10 algarismos, seria necessário implementar circuitos eletrônicos mais complexos, capazes de registrar 10 estados diferentes.

2. Conforme apresentado em seu material didático, as máquinas digitais atuais possuem três tipos diferentes de barramento. Compare a função de cada um deles e analise as conseqüências advindas do aumento no número de bits de cada um deles. (3,5 pontos)

Barramento de dados: Esse tipo de barramento é responsável por levar e trazer informações do processador para os demais componentes eletrônicos do computador. Quando o usuário executa um comando(ex.: digita um dado), ele chega ao processador através do barramento de dados.

Barramento de endereço: Responsável pelo processo de direcionamento e endereçamento das informações. Indica a posição onde escrever e onde ler uma informação no computador.

Barramento de controle: É o barramento mais simples do computador, pois é ele que indica interrupções e operações como de escrita e leitura em um computador, utilizado com sinalizador entre o processador e os demais dispositivos.

O aumento do número de bits faz com que os barramentos pudessem fazer a comunicação entre o processador e os componentes eletrônicos de forma mais rápida. Aumentando a banda passante, levando menos tempo para realizar os processos.

3. A hierarquia de memória dos computadores é baseada em alguns fatores como custo e “velocidade”. Dessa forma, alterações nessa hierarquia podem afetar significativamente o desempenho. Em sua opinião, quais seriam as consequência da eliminação de memória cache? (3,0 pontos)

A eliminação da memória cache traria reflexo no preço dos computadores. Eles iriam ficar mais baratos, pois na estrutura da hierarquia das memórias, a memória cache aparece entre as mais caras. Porém, esta eliminação, iria afetar a capacidade de processamento do computador. Ele iria ficar mais lento, porque o processador não teria o buffer da cache e teria que realizar acesso direto a memoria RAM, tendo ele mesmo que armazenar e carregar as informações, que antes eram divididas com a memória cache.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com