TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução no transporte

Projeto de pesquisa: Evolução no transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO .......................................................................3

2. A Evolução nos transportes ....................................................4

2.1 Os Automóveis .................................................................4

2.2 Transporte Aéreo ...............................................................5

2.3 Transporte Marítimo ..........................................................6

2.4 Transporte Ferroviário ..................................................... .6

3. Motivos e Consequências da dependência do Modal Rodoviário no Brasil.........................................................................................7

4. Infraestrutura Logística Brasileira.............................................8

5. Considerações Finais................................................................11

6. Bibliografia...............................................................................12

1. INTRODUÇÃO

A apresentação a seguir, visa mostrara evolução dos diversos modais de transporte, relatando cada um deles para melhor entendimento. Juntamente com a descoberta do fogo, a criação da roda foi determinante na formação das sociedades e no desenvolvimento de tecnologias. Com o desenvolvimento do setor de transporte o mundo teve muitas mudanças, e ele o é responsável por grandes mudanças na história da humanidade.

Com a necessidade e possibilidade de carregar grandes quantidades de alimento, o homem ganhou mobilidade ampliando suas possibilidades de interação. A partir daí, o transporte de pessoas e de mercadorias ganhou forçase estendendo para o modal rodoviário, ferroviário , hidroviário e aeroviário.

Com base na historia este relatório mostra a importância, a situação ea evolução do sistema operacional alcançado pelo transporte no Brasil e no mundo, de acordo com dados da Confederação Nacional do transporte a CNT.

O conceito de transporte, é o deslocamento de pessoas e pesos de um local para o outro, iremos demostrar a situação atual de nosso pais em relação ainfraestrutura logística, apontando a evolução do transporte, as dificuldades nos modais de transportes e a importância do conhecimento logístico para fazer com que o Brasil se torne competitivo no mercado mundial.

2. A EVOLUÇÃO NOS TRANSPORTES

O primeiro meio de transporte do homem a milhares de anos eram as pernas, com o passar do tempo ouve a necessidade de novos alimentos com isso surgiu a jangada possibilitando a pesca, tornando assim o primeiro meio de transporte utilizado pelo homem.

Após a construção das jangadas surgiu a evolução do transporte marítimo tais como barcos e navios.

Com a invenção da roda no egipit a 5500 anos a traz sem duvidas, foi o marco mais importante para o começo do desenvolvimento do transporte terrestre. A roda era feita com um disco de madeira com um buraco no centro onde era inserido um eixo, foi criando por volta do quinto milênio a.c, possibilitando assim o transporte de cargas pesadas. Mais tarde o homem conheceu o animal que era utilizado como motor para as carroças eram utilizados os burros, cavalos, elefantes, camelos e o cão.

2.1OS AUTOMÓVEIS

Os primeiros automóveis surgiram por consequência de sucessivas aproximações e adaptações que foram se desenvolvendo por causa de um objetivo comum, a necessidade de migrar mais rápido com mais comodidade, com mínimo de esforço, máximo e mais segurança.

Somente depois da introdução do motor a combustão interna a quatro tempos e a gasolina em 1885, inventada por Karl Benz é que foi considerada a viabilidade de um veiculo que pudesse suprir as necessidades citadas a cima.

Esses veículos foram mantidos em voga durante algum tempo, sofrendo diversas modificações, como o travão de mão, caixa de velocidade e o nível da velocidade e direção podendo assim alguns deles atingirem o sucesso comercial.

Com essas evoluções as estradas tiveram que ser ampliadas e melhoradas recebendo assim asfalto e sinalização, com isso todo qualquer ramo de atividade se beneficiou com essa criação em destaque aparece a agricultura, pois através deles foi desenvolvido o sistema de trabalho onde as carroças eram utilizadas, por ser de fácil domínio e apropriado para percorrer caminhos em desníveis.

Os automóveis são o meio de transporte mais utilizados no mundo sejam eles populares ou de luxo, os automóveis tiveram um desenvolvimento tecnológico muito positivo desde a época de sua invenção ate os dias de hoje.

2.2 TRANSPORTE AÉREO

A vontade de voar esta presente entre os homens desse o dia em que o homem prpe histórico passou a observar os pássaros voando

O começo da ocupação do espaço aéreo se deu por volta de 1709, e o responsável foi Bartolomeu de Gusmão, um dos maiores pioneiros da aviação brasileira. Com o nome de Passarola, o balão levantou voo e percorreu 1 km, tornando-se o primeiro em muitas décadas a invadir os céus e marcar o início do que seria mais tarde, o começo de uma nova modalidade de transporte, o aéreo, se modernizando ao longo de todos esses anos.

Santos Dumont foi o primeiro homem a voar em um avião em 1906. Os aviões antigamente eram feitos de madeira, hoje a grande maioria usam alumínio e fibras de carbono como principais matérias prima, com a evolução de computadores os aviões se beneficiaram e esta contribuindo muito no desenvolvimento de novas aeronaves. Após o avião em 1920 Juan de La Cierva criou o helicóptero e em 1925 foi enviado para a Inglaterra para fazer demonstração de voo.

Após esta data, vários outros modelos foram desenvolvidos e pistas de pousos foram construídas, iniciando assim a construção dos aeroportos. No Brasil, a pioneira na modalidade do transporte aéreo foi a Varig, em 1927 utilizando o modelo Do J Wal, projetado por Claudius Dornier.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com