TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execução de obras

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.699 Palavras (31 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 31

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 PROJETO DE ARQUITETURA        

2.2 PROJETOS COMPLEMENTARES        

2.2.1 Projeto estrutural        

2.2.2 Projeto de instalações elétricas        

2.2.3 Projeto de instalações hidrossanitárias        

2.2.4 Projeto de telefonia e internet        

2.3 ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DA OBRA        

2.4 PLANEJAMENTO DA OBRA        

2.5 SERVIÇOS PRELIMINARES        

2.6 FUNDAÇÕES OU INFRA-ESTRUTURA        

2.7 ESTRUTURA OU SUPERESTRUTURA        

2.8 PAREDES E VEDAÇÕES        

2.9 TELHADOS E FORROS        

2.10 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS        

2.11 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS        

2.12 INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES        

2.13 ACABAMENTOS E REVESTIMENTOS        

2.14 ESQUADRARIAS        

2.15 PINTURAS E TEXTURAS        

2.16 LOUÇAS E METAIS        

2.17 ÁREAS EXTERNAS E PAISAGISMO        

2.18 LIMPEZA FINAL        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



1 INTRODUÇÃO


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PROJETO DE ARQUITETURA

A palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio, empreendimento e, em acepção, um conjunto de ações, caracterizadas e quantificadas, necessárias à concretização de um objetivo. Embora este sentido se aplique a diversos campos de atividade, em cada um deles o projeto se materializa de forma específica.

O objetivo principal do Projeto de Arquitetura da Edificação é a Execução da Obra idealizada pelo arquiteto. Essa obra deve se adequar aos contextos naturais e culturais em que se insere e responde às necessidades do cliente e futuros usuários do edifício.

O projeto arquitetônico completo compõe-se dos seguintes dados concepcionais:

  1. programa: É um conjunto de dados definem os espaços de acordo com o uso que se pretende dar à edificação.
  2. estudo Preliminar: Tem como objetivo definir uma configuração inicial da construção proposta, atendendo as necessidades do programa.Esta etapa inclui basicamente os seguintes serviços: visita ao terreno, levantamentos e propostas do partido arquitetônico (soluções preliminares).
  3. anteprojeto: Tem como objetivo determinar a configuração definitiva da construção proposta, atendendo a todas as exigências contidas no programa, incorporando os elementos básicos e complementares ao Estudo Preliminar. Deverá ser aprovado pelo contratante e estar de acordo com as normas dos órgãos competentes.É nesta fase que se define a implantação do projeto, o dimensionamento geral dos compartimentos e volumes da construção com os níveis gerias de pisos, os vãos e sistemas de iluminação e ventilação, o posicionamento das peças de hidráulica e sanitária, o sistema de cobertura.
  4. projeto Legal: É o projeto que deverá ser desenvolvido a partir do anteprojeto para atender à legislação urbanística, viabilizando sua aprovação pelos órgãos competentes.
  5. projeto Executivo: É o desenvolvimento e o detalhamento do projeto aprovado pelo cliente, em escala, que irá fornecer as informações necessárias à execução da obra.Este projeto inclui definição de cotas, níveis, vãos e caimentos de pisos, especificação de materiais básicos, passagem das instalações, representação da estrutura acabada de acordo com o projeto estrutural.

2.2 PROJETOS COMPLEMENTARES

2.2.1 Projeto estrutural

O Projeto Estrutural, também chamado de Cálculo Estrutural é o dimensionamento das estruturas, sejam elas de concreto armado, madeira ou aço, que vão sustentar a edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno. Elaborado por um engenheiro civil, esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança do prédio contra rachaduras (trincas) e desabamentos. Uma estrutura com lajes, vigas, pilares e fundações superdimensionados representa custos altos e não significa obrigatoriamente segurança.

Projeto Estrutural, exemplo de forma do baldrame, com blocos sobre estacas. São geradas formas de todos os pavimentos e sub-pavimentos do projeto (Figura 1).

[pic 1]

Figura 1–Exemplo de projeto estrutural

Corte Longitudinal da estrutura, ótimo para ampliar a precisão do cálculo, os desníveis que há na arquitetura e as interferências entre as peças, podem ser feitos quantos cortes quiserem e na posição desejada e/ou apropriada, costumo fazer os cortes na mesma posição do corte arquitetônico para comparar os desníveis e outros detalhes (Figura 2).

[pic 2]

Figura 2 - Corte longitudinal


2.2.2 Projeto de instalações elétricas

Em geral, o projeto elétrico compreende quatro partes: Memória (justificativa e descrição); Conjunto de plantas, esquemas e detalhes; Especificações (material).

Uma instalação elétrica é definida pelo conjunto de materiais e componentes elétricos essenciais ao funcionamento de um circuito ou sistema elétrico. As instalações elétricas são projetadas de acordo com normas e regulamentações definidas, principalmente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. A legislação pertinente visa a observâncias de determinados aspectos, bem como, Segurança, Eficiência e Qualidade Energética, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (746.3 Kb)   docx (607.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com