TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de produtos e fornecedores para redes ópticas passivas

Seminário: Exemplos de produtos e fornecedores para redes ópticas passivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO 4. EXEMPLOS DE PRODUTOS E FORNECEDORES PARA REDES ÓPTICAS PASSIVAS (PON)

Os elementos presentes nas redes ópticas passivas, como apresentado no capítulo 2 deste trabalho, são a Optical Line Terminator (OLT), a Optical Network Unit (ONU) e o Passive Optica Splitter (POS). Neste capítulo, apresentamos os principais fornecedores, que dominam o market share mundial e os seus produtos desta linha de elementos ópticos passivos, detalhando as principais características destes produtos e suas características para uso nos diversos tipos de redes opticas de acesso existentes.

4.1 FURUKAWA

Fundado em 1884, no Japão, e liderado pela empresa Furukawa Eletric, o Grupo Furukawa atua nos principais mercados mundiais com tecnologias de última geração para soluções em fibras ópticas. Presente em áreas como telecomunicações, eletrônica, sistemas automotivos, energia, metais e serviços.

Com a aquisição da Lucent Technology em 2001, hoje OFS A Furukawa Company, é um dos maiores fabricantes mundiais de fibras ópticas, inclusive detendo patentes de fibras utilizadas em redes de alta velocidade. A Furukawa Industrial S.A., no Brasil, faz parte deste grande grupo destacando-se no segmento de telecomunicações.

Na área de comunicações ópticas passivas, a Furukawa foca em desenvolver apenas produtos GEPON, que foi a tecnologia óptica passiva que toda a Ásia adotou e apostou em meados de 2003 e mantém assim até hoje. Logo abaixo trabalho veremos a descrição destes equipamentos ópticos passivos, produzido pela empresa Japonesa.

4.1.1 OLT EPON 1RU FK-C2-RADC

Essa OLT é uma plataforma de concentração de assinantes, desenvolvida especialmente para centrais de Redes FTTx de pequena escala. O equipamento realiza a conversão do tráfego Ethernet em sinal óptico do downstream e do sinal óptico em tráfego Ethernet no upstream segundo o padrão GEPON.

Este equipamento possui duas portas PON SFP (Small Form Pluggable, ou Mini-GBIC) para comunicação com a rede óptica, onde são acoplados dois Transceivers EPON SFP que provêm as interfaces de conexão óptica. Cada Transceiver PON opera em velocidade nominal simétrica de 1,25Gbps (downstream e upstream) e atende até 64 usuários, totalizando 128 acessos por OLT.

Além disso, possui duas portas de uplink “Combo” para comunicação com a rede Ethernet. Cada porta combo é formada por uma porta metálica RJ-45 mais uma porta SFP, caso opte-se por fazer um uplink através de um transceiver óptico.

Todo o gerenciamento da rede é feito através de software embarcado na OLT. Com duas portas de gerenciamento, uma Console e uma Ethernet, o acesso poder ser local via serial (RS-232), ou remoto via Telnet, SNMP e interface gráfica através de Web Browser.

Como exemplo de funções de gerenciamento, pode-se destacar o provisionamento de ONUs (determinação de banda e serviços para cada usuário), indicações de falhas remotas, loopback remoto, monitoração do link, configuração de VLANs e Enlaces Lógicos (LLIDs).

4.1.2 CHASSIS OLT EPON FK-C16

Os Chassis EPON é uma caixa de 19 polegadas com gabinete 3U de altura (5,20 polegadas). Possui 16 slots, permitindo a instalação de até 16 cartões de interface ótica (OLT GEPON), cada um destes cartões funciona como uma OLT convencional com um transceiver de saída PON, suportando até 64 ONU’s. Desta forma, é possível criar um sistema escalável, pois os cartões podem ser adicionados á medida que o crescimento da rede se faça presente atingindo um total máximo de 1024 usuários.

O gerenciamento de rede suporta interface Web via browser, CLI através do console local ou Telnet e interface SNMP.

4.1.3 ONU EPON FK-ONU-10/20

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com