TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integração De Processos Do Negócio Desde O Usuário Final Até Os Fornecedores Originais Que Proporcionam Os Produtos, Serviços E Informações Que Agregam Valor Ao Cliente. Esta é A Definição De Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos Conforme O

Monografias: A Integração De Processos Do Negócio Desde O Usuário Final Até Os Fornecedores Originais Que Proporcionam Os Produtos, Serviços E Informações Que Agregam Valor Ao Cliente. Esta é A Definição De Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos Conforme O . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  2.941 Visualizações

Página 1 de 11

Questão 21

Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo.

(Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.)

a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil?

b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

Resolução:

a) A imagem de mártir republicano, com caráter messiânico, e de herói popular.

b) Os governos militares do início da Republica foram responsáveis por reorganizar o Estado do ponto de vista institucional, eliminando as características monárquicas. Dessa forma a elaboração de nova Constituição e o combate aos movimentos de oposição, como a Revolta da Armada ou a Revolução Federalista, foram fundamentais.

Questão 19

O progresso econômico no Brasil da segunda metade do século XIX acarretou profundo desequilíbrio entre poder econômico e poder político. Na década de 1880, o sistema político concebido a partir de 1822 parecia pouco satisfatório aos setores novos. O Partido Republicano recrutou adeptos nesses grupos sociais insatisfeitos.

(Adaptado de Emília Viotti da Costa, Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977, p. 15-16.)

a) Dê duas características do sistema político brasileiro concebido em 1822.

b) Quais as transformações ocorridas no Brasil da segunda metade do século XIX que levaram ao desequilíbrio entre poder econômico e poder político?

Resolução:

a) A monarquia e o unitarismo. Na verdade esses modelos foram melhor definidos pela Constituição de 1824, como um modelo autoritário e centralizador, apoiado no Poder Moderador e na subordinação da províncias ao poder central.

b) O Brasil vivenciou um processo de modernização socioeconômica, caracterizado pelo desenvolvimento do trabalho livre e pela urbanização que, apesar de subordinada aos interesses do café, deu origem a novas atividades, novos grupos empresariais e novos interesses políticos.

Observando a ilustração, explique

a) o impacto social a que ela se refere;

b) os desdobramentos políticos dessa guerra.

a) a imagem faz clara referência à contradição social que se expressou ao final da Guerra do Paraguai, ao expor um homem negro escravo chicoteado, visto por um soldado negro. Isso se deu basicamente porque boa parte dos soldados que compunham a tropa brasileira era formada por escravos, que não eram considerados cidadãos brasileiros, mas a despeito disso lutaram em defesa dos interesses do país. Assim, após a Guerra a posição dos militares em relação à escravidão modificou-se e grande parte deles passou a defender o fim do trabalho escravo no país.

b) O exército brasileiro, que havia sido relegado a um papel secundário na política nacional, desde o Período Regencial, saiu fortalecido e prestigiado da Guerra da Paraguai, na qual boa parte de oficiais e soldados tomou contato com os ideais republicanos e fortaleceu o sentimento abolicionista, características reforçadas pelas idéias positivistas que se difundiram através da Escola Militar. Dessa forma os militares assumiram uma posição de que deveriam comandar a nação brasileira, engrossaram as fileiras republicanas e lideraram a “quartelada” que destituiu o Imperador e implantou a República no Brasil em 15 de novembro de 1889 sob o comando do exercito, aliado aos partidos republicanos.

19) Na década de 1840, com a perspectiva do fim do tráfico negreiro, o governo brasileiro começou a interessar-se por fontes alternativas de mão-de-obra, encorajando a imigração de "trabalhadores pobres, moços e robustos" e tentando fixá-los nas fazendas de café. Se os imigrantes tivessem de comprar terras e os preços fossem mantidos em alta, eles seriam obrigados a trabalhar alguns anos antes de poderem comprar seu próprio lote. A Lei de Terras foi aprovada em 18 de setembro de 1850, duas semanas após a aprovação da lei contra o tráfico de escravos.

(Adaptado de Leslie Bethell e José Murilo de Carvalho, "O Brasil da Independência a meados do século XIX". In: Leslie Bethell (org.), História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial, 2001, p. 753-54, 766.)

a) Como se dava o acesso à terra antes e depois da promulgação da Lei de Terras de 1850?

b) De que maneira a Lei de Terras de 1850 buscou promover o trabalho livre?

Resolução

a) O acesso à terras antes de 1850 se dava pela doação de terras através das sesmarias desde o período colonial ou ainda pela compra e, principalmente, ocupação e posterior posse de terras devolutas. A partir da aprovação da Lei de Terras de 1850 as terras desocupadas se tornaram propriedades do Estado e somente poderiam ser adquiridas mediante compra e venda ou por autorização do rei.

b) A Lei de Terras garantia mão-de-obra livre aos grandes proprietários, pois restringia o acesso à terra mediante a compra.Assim, o imigrante ou homem livre deveria se dedicar ao trabalho assalariado, geralmente nas plantações de café, para obter o capital suficiente para compra de sua propriedade. Sem a aprovação da Lei de Terras, possivelmente, escravos libertos e imigrantes europeus ao invés de trabalharem nas grandes lavouras se dirigiriam para o interior do país em busca de terras desocupadas para tomar posse.

Q.06

A extinção do tráfico de escravos africanos no Brasil ocorreu em 1850.

Com relação a esse marco histórico,

a) explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com