TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio De Gestao Da Tecnologia

Monografias: Exercicio De Gestao Da Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

A tecnologia é importante, mas não é a única fonte de inovação. Reconfigurar e oferecer diferentes combinações de características é uma maneira poderosa de inovar, a qual não envolve necessariamente tecnologia ou pesquisa. A inovação pode se o resultado de uma invenção, mas pode igualmente envolver a exploração de novos recursos naturais, copiar uma ideia de um mercado distante ou descrever um velho produto de uma maneira nova.

2. Para obtenção de um processo de inovação e competitividade sustentado é necessário organizar o ambiente interno, agilizar as interfaces logísticas, vigiar e aprender com a concorrência e o mercado e sistematizar a inovação, utilizando técnicas apropriadas de ambiente de trabalho adequado. Logicamente, é possível inovar sem atentar para todos esses aspectos, porém, este não será um processo de inovação sustentado e sistemático, e assim, o sucesso ou insucesso da empresa terá igual chance de ocorrer.

3. - Técnicas de gestão da gestão da inovação apropriadas para a aplicação no ambiente interno da empresa.

- Técnicas de gestão da inovação voltadas para a agilização das interfaces logísticas.

- Técnicas de gestão da inovação para aprender com os melhores do setor e prospectar as tendências do mercado.

- Técnicas de gestão da inovação para abordar o processo de inovação de uma forma sistemática.

4. A auditoria tecnológica é uma técnica de investigação que objetiva a avaliação da capacidade tecnológica da empresa, da eficácia de seus processos de negócios e de suas necessidades de melhoria, visando um aumento de competitividade. Além disso, é um método de identificação de pontos fortes e fracos pela caracterização e avaliação geral do know-how básico da empresa: marketing, gestão, finanças, recursos humanos, etc.

5. A estrutura geral da auditoria tecnológica é composta por: trabalho preparatório, diagnostico geral, coleta de informações adicionais, relatório final, apresentação do relatório, visitas de acompanhamento.

Os resultados esperados de uma auditoria tecnológica conduzida de forma cuidadosa são:

 Análise completa e abrangente e avaliação dos requisitos da empresa para seu crescimento sustentável .

 Realização de uma análise imparcial de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças conduzidas por um consultor experiente.

 Oportunidade para descoberta de novos produtos, serviços, tecnologias e mercados.

 Trabalho em rede com fornecedores de tecnologia, fontes tecnológicas, outras empresas.

 Possibilidade de avaliação de portfólio tecnológico e de direitos de propriedade intelectual.

 Posicionar-se nos eventuais programas governamentais de P&D para inovação tecnológica e em redes de transferência de tecnologia para desenvolvimento tecnológico.

 Introdução de novas fontes de financiamento, via participação em programas governamentais de incentivo.

6. A aplicação da técnica para a formação de uma equipe de líderes gestores requer como base de implementação: crença de que o processo reverterá em benefícios para a empresa e para eles próprios; aceitação de seus papéis por parte de todos os participantes; e o compromisso de todos os membros da equipe com os resultados para uma implementação eficaz.

7.

8. Os aspectos básicos a serem considerados para a implementação da técnica de reengenharia são:

 Compromisso da gerência: ingrediente fundamental que dá inicio ao processo de implementação desse tipo de mudança.

 Capacitar o papel da tecnologia da informação: nos anos 1990, quando as tecnologias de informação se tornaram abundantes e de baixo custo, a reengenharia de processos de negócios se tornou uma técnica de gestão aplicada globalmente para o aprimoramento de negócios. Os funcionários podem facilmente operar como uma equipe usando intranets/extranets, fluxo de trabalho e aplicativos computacionais para trabalho em grupo, eliminando o fator distância.

 Outorgar poder às pessoas: habilitar as pessoas a fazer seu trabalho, fornecendo-lhes a informação e as ferramentas adequadas, o treinamento e o ambiente apropriados e a autoridade de que elas necessitam.

 Prover informações: alguns sistemas fornecem informações que são essenciais para um processo de negocio, outros sistemas fornecem informações que são potencialmente uteis, mas que podem ser usadas de uma maneira discricionária, ou seja, selecionadas de acordo com o julgamento do usuário.

 Prover ferramentas: em conjunto com o fornecimento de informações e a delegação de poder, é necessário prover ferramentas adequadas para um desempenho eficaz das atividades.

 Prover treinamentos: os sistemas de informações são projetados para fornecer a informação necessária para dar suporte às práticas de trabalho desejadas. Esses sistemas são frequentemente utilizados para treinamento e aprendizagem.

 Eliminar períodos improdutivos de tempo: os sistemas de informação podem reduzir a quantidade de tempo desperdiçado pelas pessoas que trabalham de modo improdutivo.

 Eliminar papéis desnecessárias: a armazenagem de dados em mídia computadorizada toma muito menos espaço físico e destrói menos florestas, além disso, torna os dados mais fáceis de serem analisados, copiados, transmitidos e apresentados em um formato flexível.

 Eliminar variações desnecessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com