TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Metal, Madeira e Especifico

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  5.612 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA EXTRA DE EXERCÍCIOS

1) Defina ponto de saturação das fibras.

2) Defina anisotropia da madeira.

3) A seguinte afirmativa “Toda madeira que possui densidade maior é mais resistente”, é verdadeira?

4) Porque se deve tratar a madeira?

5) Em qual situação ocorre inversão de esforços em uma estrutura de cobertura?

6) Uma estrutura será construída com madeira da espécie Louro Pardo, cujas propriedades mecânicas médias referidas ao grau de umidade de 15% são:

fc0 = 61,0 MPA

fM= 123 MPa

fv0 = 11,4 MPA

Será utilizada madeira serrada de segunda categoria e o local da construção tem umidade relativa do ar média igual a 70%. Determinar as tensões resistentes à tração e à compressão paralelas às fibras, à compressão normal às fibras e a cisalhamento paralelo às fibras em vigas para uma combinação normal de ações (U = 12%).

7) Para uma obra em estrutura de madeira será utilizada uma espécie da qual não se conhecem as propriedades mecânicas. Para isto foram realizados de amostras sem defeitos de um lote de madeira cujo grau de umidade médio é igual a 18%. Foram realizados seis ensaios de flexão, os valores abaixo relacionados (fM). Determinar os valores característicos das tensões resistentes de compressão e tração (normal e paralelo às fibras) referidos à condição padrão de umidade, bem como a classe de resistência da espécie.

Amostra

1

2

3

4

5

6

média

fM (MPa)

50

66

49

59

55

62

56.8

8) Considere-se o Jatobá (Hymenaeaspp), uma espécie de madeira muito empregada na construção de pontes. Os resultados experimentais mostram que a resistência média à compressão paralela para madeira verde é de 70 MPa. Sendo madeira serrada de segunda categoria utilizada em local com umidade relativa do ar inferior a 65% e sob condições de carregamento normal. Calcule o valor da resistência de cálculo.

Resolução

1-O Ponto de Saturação das Fibras acontece após a colheita da arvore quando a madeira vai perdendo agua livre para o meio ambiente ate que o lumem das células fique completamente vazio. Esse ponto de saturação acorre entre 25% a 30% de umidade.

2- Anisotropia é a característica que um material possui em que certa propriedade física, onde pode variar de acordo com a direção, assim como a madeira. A madeira se expande ou se retrai de forma diferente, dependendo das variações de umidade no ambiente.

3- Sim, pois quanto maior sua durabilidade maior sua resistência mecânica bem como maior durabilidade.

4- Deve se tratar a madeira para aumentar sua vida útil, pois ela esta sujeita a agentes deterioradores como agentes químicos, físicos e biológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com