TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS ESTRUTURAIS – METAL E MADEIRA

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

R. Santa Teresinha, 160 - Centro, São José do Rio Pardo - SP

CEP 13720-000 - Tel.: (19) 3681-2655

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

2° SEMESTRE DE 2018 - 8° SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL

JÉSSICA DE ALMEIDA VASCONCELOS -        RA: C40CJD-6

JOSÉ ROBERTO ROCHA JÚNIOR -        RA: C242GI-4

MARCELO AUGUSTO DE SOUZA NATAL -        RA: C5930I-4

NATÁLIA DE SOUZA ANDRADE OLIVEIRA -        RA: C55021-3

WELINTON CASTRO ROCHA -        RA: C643CJ-8

Trabalho apresentado à

UNIP-Campus Rio Pardo

vinculado às Atividades Práticas

Supervisionadas, como parte dos

requisitos para avaliação semestral,

no Curso de Engenharia Civil.

São José do Rio Pardo

2018

JÉSSICA DE ALMEIDA VASCONCELOS -        RA: C40CJD-6

JOSÉ ROBERTO ROCHA JÚNIOR -        RA: C242GI-4

MARCELO AUGUSTO DE SOUZA NATAL -        RA: C5930I-4

NATÁLIA DE SOUZA ANDRADE OLIVEIRA -        RA: C55021-3

WELINTON CASTRO ROCHA -        RA: C643CJ-8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

2° SEMESTRE DE 2018 – 8° SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL

Trabalho apresentado à

UNIP-Campus Rio Pardo

vinculado às Atividades Práticas

Supervisionadas, como parte dos

requisitos para avaliação semestral,

no Curso de Engenharia Civil.

São José do Rio Pardo

2018

RESUMO

O trabalho de APS (Atividade Prática Supervisionada) é realizado semestralmente por alunos de graduação da UNIP- Universidade Paulista, com objetivo geral de propiciar uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados na disciplina em questão levando em conta a interdisciplinaridade do curso.

        Neste semestre, a disciplina regente é “SISTEMAS ESTRUTURAIS – METAL E MADEIRA” onde a proposta é projetar um telhado em estrutura metálica levando em conta suas cargas permanentes e variáveis, calcular suas reações nas tesouras e dimensionar um elemento desta tesoura, além de criar uma maquete eletrônica 3D fidedigna ao exposto no projeto.

Palavras-chaves: Engenharia Civil. Estrutura metálica. Telhado metálico. Calculo de terça. Atividade Prática Supervisionada.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

ELEMENTOS BÁSICOS DE UM TELHADO METÁLICO        5

CONTRAVENTAMENTO        5

TERÇA        5

TRELIÇA        6

TESOURA        7

TIRANTE        7

PERFIS SOLDADOS        8

METODOLOGIA        9

MAQUETE        17

CONCLUSÃO        19

BIBLIOGRAFIA        20

INTRODUÇÃO

A estrutura metálica possui várias vantagens na área da Engenharia Civil, tais como: a grande variabilidade de formas, redução de tempo de construção, racionalização de materiais, alta resistência do material, além de garantir um canteiro de obras mais limpo e organizado.

Traz como pontos negativos a questão logística no que diz respeito ao transporte das peças metálicas (processo esse que pode ser muito complexo dependendo da região de execução da obra e do tamanho das peças a serem transportadas), e requer também uma equipe qualificada para conseguir realizar a montagem da estrutura de forma assertiva.

O avanço da tecnologia empregada no aço com o passar dos anos até os dias atuais, permite um grande campo de pesquisa, fato comprovado, por exemplo, com a adição de componentes químicos a liga de ferro e carbono, proporcionando um aumento na resistência do aço.

A fabricação de estruturas em aço no Brasil teve início no século passado, mas ainda assim, seu uso em construções de edifícios é pouco utilizado no âmbito nacional, porém, atualmente a estrutura metálica vem ganhando um grande espaço na utilização em construções de pequeno e médio porte, como no caso de galpões comerciais e industriais metálicos, por se tratar de uma construção que apresenta uma série de vantagens incluindo a agilidade na sua execução. A garantia de sucesso na obra está atrelada ao planejamento, elaboração e estudo da finalidade da construção, independente do material utilizado na obra, é dever do engenheiro realizar o projeto buscando sempre reduzir os custos e garantir a qualidade.

Neste projeto de uma cobertura metálica para um galpão com dimensões de 10m X 15m, abordaremos a finalidades dos elementos construtivos empregados na sua execução, atendendo as normas que regem esse tipo de construção.

ELEMENTOS BÁSICOS DE UM TELHADO METÁLICO

CONTRAVENTAMENTO

É um sistema de proteção na Engenharia Civil contra a ação do vento em edificações de grande porte, evitando uma deformação.

Em estruturas em aço, o contraventamento é feito a partir de barras finas com travamento em formato de um X, fazendo com que haja tração ao invés de flexão. O contraventamento tem como finalidade aumentar a rigidez. Em edificações de pequeno porte não é necessário considerar a ação do vento.

FIGURA 01 - Contraventamento

[pic 2]

Fonte: WikiPedia[1]

TERÇA

A terça é o que dá sustentação ao telhado, fazendo com que as amarrações das peças metálicas fiquem firmes. São várias as vantagens da terça na cobertura metálica, entre elas: as estruturas são fabricadas de acordo com a necessidade de cada projeto, precisando apenas da instalação, deixando os canteiros de obras organizados; possui uma grande durabilidade, já que é uma estrutura fixa, entre outros.

FIGURA 02 - Terça

[pic 3]

Fonte: DM Estruturas Metalicas[2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (735.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com