TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Revisão De Prova Disciplina: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Dissertações: Exercícios De Revisão De Prova Disciplina: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  1.820 Visualizações

Página 1 de 5

1. Cite as principais utilizações do gesso na construção civil.

R. No seu estado natural a gipsita é utilizada pela indústria de cimento na fabricação de cimento Portland onde é adicionada ao clínquer, na proporção de 3 a 5 % em peso, com a finalidade de retardar o tempo de pega. Além de utilizado na fabricação de:

- Revestimentos:

Revestimento de gesso é o recobrimento de superfícies, paredes e tetos, com pasta ou argamassa de gesso confeccionado in-loco. É uma técnica usada com a finalidade de eliminar as ondulações nas emendas das placas de gesso ou dar acabamento em paredes e tetos de alvenaria. Deve-se ter cuidados especiais quando do revestimento for em argamassa; a proporção, a qualidade e a natureza da areia interfere significativamente na aplicação e qualidade final do revestimento, quase sempre necessitando de aditivos. O revestimento com gesso é particularmente recomendado para superfícies internas e secas, já que a umidade e á água permanente alteram as características do gesso.

Pela sua plasticidade, as argamassas e as pastas de gesso são muito adequadas para o jateamento, permitindo a execução de revestimentos em larga escala e com acabamentos diversos.

- Divisórias:

As divisórias de gesso são versáteis, removíveis, proporcionam conforto acústico, pela capacidade de isolar os sons, e térmico, além de serem tão resistentes quanto as paredes de alvenaria, garantem os especialistas. Tendo aspecto real de paredes de alvenaria revestidas com gesso e os cones internos (câmaras acústicas) podem servir de passagem de tubulações hidráulicas, elétricas e telefônicas. Outra vantagem é a leveza, enquanto uma parede de alvenaria pesa em média 180 quilos, a de pré - moldados de gesso tem peso máximo de 50 quilos e espessura delgada, que propicia mais amplitude ao ambiente, além da economia: sendo o metro quadrado de uma parede de gesso mais barato que uma obra com tijolo e cimento. Destaca-se também o uso do gesso acartonado em divisórias leves devido a sua leveza, estrutura e flexibilidade. Bem versáteis e geralmente leves, conforme a estrutura de suporte das placas, elas permitem usos variados. No exterior, as placas citadas podem ser substituídas por outras de gesso reforçado com fibra de vidro, que têm espessuras e massas específicas semelhantes aos anteriores, porém com resistências mecânicas muito superiores, principalmente a resistência ao impacto. Estes novos tipos de placas melhoram consideravelmente o desempenho estrutural das divisórias. Paredes constituídas por blocos ou painéis de gesso são, também, viáveis. Alguns tipos de blocos de gesso, são produzidos, em escala reduzida, em nosso país. No entanto, buscando a racionalização da construção, painéis vazados de gesso são uma melhor alternativa. Esses painéis podem ser produzidos com pasta de gesso e algum tipo de agregado, se o gesso for reforçado com fibras, principalmente com fibras de vidro, a seção dos furos pode ser aumentada, tornando o painel mais leve e até mais resistente.

- Forros

O forro de gesso, além de decorar o ambiente, pode resolver os problemas de vigas aparentes e rebaixamentos de um modo geral. Suas características de resistência ao fogo, melhor isolamento termo-acústico, economia e rapidez na instalação, fazem com que o forro de gesso seja superior aos demais. Com gesso reforçado com fibras naturais (principalmente celulose) ou fibras de vidro, são produzidas placas com elevadas resistências mecânicas, para fins estruturais ou para vencer grandes vãos ( até 3 m).

2. Quais as principais propriedades do gesso?

R. Suas principais características são:

- Pega (temperatura e tempo de calcinação, finura, água amassamento e impurezas ou aditivos.);

- Resistência Mecânica;

- Aderência;

- Isolamento Térmico e Acústico Natural

3. Quais as categorias e tipos de cimentos existentes no Brasil?

R. Existem no Brasil:

CP I - Cimento Portland Comum

CP I – S - Cimento Portland Comum com Adição

CP II – E - Cimento Portland Composto com Escória

CP II – Z - Cimento Portland Composto com Pozolana

CP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com