TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Riscos Biológicos

Por:   •  1/8/2016  •  Resenha  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 5

Bem, referente aos vídeos elencados pelo professor Paulo, temos que:

- Primeiro Vídeo: aborda sobre a Norma Regulamentadora – NR 15 quanto aos riscos biológicos. Fala das quatro classes principais de microrganismos que podem interagir com os seres humanos sendo eles: bactérias, fungos, vírus e protozoários. Ressalta os profissionais de saúde como sendo a categoria com maior risco aos agentes biológicos. Demonstra através de placas o crescimento de fungos e bactérias que foram coletadas em portas e banheiros do hospital. Destaca a avaliação do risco, citando os conceitos de virulência e estabilidade. Também cita a NR 32 como sendo norma que estabelece as diretrizes para manuseios e descarte dos resíduos dos serviços de saúde, assim como fala dos percentuais de acidentes que acontece antes, durante e após o uso dos materiais aplicados nos serviços de saúde. Por fim, o vídeo apresenta a função do técnico de segurança e relata 3 responsabilidades desses profissionais.

- Segundo Vídeo: Citas as principais causas de acidentes de trabalho na área da saúde, sendo eles: a negligência, falta de conhecimento dos riscos, imprudência, imperícia, estresse, sobrecarga no trabalho, múltipla jornada, falta de EPI e reencapes de agulhas.

- Terceiro Vídeo: Demonstra que os riscos ambientais estão divididos em 5 grupos e que o Grupo 3 representa os riscos biológicos. O conjunto de medidas técnicas empregadas para prevenir acidente em ambiente biotecnológico é definido como biossegurança. Fala que para a avaliação do risco devem ser considerados os seguintes pontos: área ou grupo ocupacional, tempo de exposição e medidas de prevenção adotadas pelos profissionais. Além disso, cita algumas doenças causadas pelos agentes biológicos, exemplos: hepatite B, Hepatite C, Vírus HIV. Ressalta que ao contrário da Hepatite B, a hepatite C não existe tratamento. Por fim, apresenta as preocupações padrões que devem ser tomadas: lavar as mãos com água corrente, utilizar sabão líquido e papel toalha antes e após contato com o paciente; utilizar vestimentas adequadas (jaleco e luvas) - ressalta- se que o uso de luvas não exclui a necessidade de lavar as mãos; uso de máscaras e óculos se houver risco de respingos e a questão do descarte de forma correta. Lembrando que os materiais perfuro cortantes devem ser desprezados em recipientes rígidos.

- Quarto Vídeo: Apresenta os riscos biológicos iniciando pela definição de biossegurança passando por avaliação dos riscos em que demonstra os critérios como virulência, modo de transmissão, estabilidade, concentração, origem do agente biológico, disponibilidade de medidas profiláticas eficazes, disponibilidade de tratamento eficaz, tipos de ensaios e outros. Divide os agentes em quatro níveis: nível 1, 2, 3 e 4. Apresenta os equipamentos de proteção coletiva e individuais. Por fim, demonstras as boas práticas semelhantes às citadas no terceiro vídeo.

- Quinto Vídeo – Apresenta a classificação dos grupos de riscos e os equipamentos de prevenção utilizados. Podemos resumir a classificação da seguinte forma: Grupo 1: baixo risco individual e coletivo; Grupo 2: individual moderado / coletivo moderado, Grupo 3: individual alto / coletivo baixo e Grupo 4: individual e coletivo alto.

- Sexto Vídeo – Faz uma apresentação de Biossegurança e suas medidas de proteção. Inicia-se com as medidas de precaução citando os EPIs como a primeira medida de proteção e, em seguida, apresenta as características de cada um. Vídeo demonstra bem a utilização das luvas, jalecos, óculos de proteção (necessário à vedação periférica), gorros, máscaras (importante detalhe do respirador N95) e botas, assim como apresenta os cuidados tomados. A segunda e terceira medida de proteção é a lavagem das mãos e imunização, respectivamente. Por fim, fala da transmissão de doenças.

- Sétimo Vídeo – Fala da Biossegurança sob um olhar criativo. A vídeo aula apresenta a definição de Biossegurança e as medidas de proteção através de imagens que demonstram os tipos de prevenções de forma bem criativa, citando, por exemplo, situações do dia a dia. Em uma parte da apresentação as medidas de segurança viram letra de música em forma de paródia, muito legal!! Neste vídeo demonstra o significado de algumas sinalizações presentes no dia a dia e as cores de cada risco ambiental (químico - vermelho, físico – verde, mecânico – azul, biológico – marrom e ergonômico – amarelo. Apresenta os EPIs (máscaras, jaleco, luvas, óculos e outros) e os EPCs (autoclave, cabine de segurança biológica, capela de exaustão química, chuveiro de emergência e lava olhos, extintor e coletor de material perfurocortante). Por fim, a questão de imunização e boas práticas como medidas de proteção são apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com