TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Hidrologia

Por:   •  30/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.049 Palavras (21 Páginas)  •  3.239 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS

PROFESSOR: THALES COSTA

DISCIPLINA: AMB1034 - HIDROLOGIA - T01

[pic 2][pic 3]

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

[pic 4]

CONSIDERAÇÕES

  • Essa lista de exercícios é um conjunto de questões obtidas a partir de livros, materiais de estudo e provas de autores diversos.

CICLO HIDROLÓGICO

  1. Um agricultor preocupado com sua plantação instalou um pluviômetro artesanal em seu sítio. O aparelho consiste de um funil de 25,2 cm de diâmetro para coleta da água e um béquer de 1L para armazenamento. Qual o volume captado corresponde a uma altura de precipitação de 1 milímetro?

  1. Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Justifique as falsas.

a)

(

) Altura Pluviométrica corresponde à espessura média da lâmina da água que se

formaria  no  solo  como  resultado  de  uma  chuva,  considerando  que  tenha  escoamento,

infiltração ou evaporação de água precipitada. As medidas realizadas nos pluviômetros são

expressas em milímetros de chuva.

b)

(

) Intensidade de Precipitação é a relação entre a Altura Pluviométrica e a Duração da

chuva. Expressa-se em metros cúbicos por hora (m³/h) ou milímetros por minuto (mm/min).

c)

(

) Frequência de probabilidade é a quantidade de ocorrências de eventos iguais ou

inferiores ao evento de chuva considerado.

d)

(

) Duração é o período de tempo contado desde o início até o fim da chuva, expresso

geralmente em horas ou minutos.

e)

(

) O tempo de retorno de uma chuva com 2% de probabilidade de ocorrência é de 20

anos.

  1. Uma família de quatro pessoas irá receber uma cisterna para captação das águas da chuva. O sistema consiste em captar toda a água precipitada sobre o telhado de sua residência (65 m²) e armazena-lo em um reservatório subterrâneo. Sabe-se que na região costuma precipitar, em média, 1380 mm/ano e que cada habitante consome, em média, 150 litros por dia. A precipitação acumulada em um ano nestas condições pode durar quantos meses? Considere os meses com 30 dias. O que poderia ser feito em termos de obra para conseguir captar água suficiente para 12 meses? Calcule a área desta nova obra.
  1. Uma bacia hidrográfica de 25 km² de área recebe uma precipitação média anual de 1.200 mm. Considerando que as perdas médias anuais por evapotranspiração valem 800 mm, determinar a vazão média de longo período na exutória, em m³/s.
  1. Uma bacia de 100 km² recebe 1300 mm de chuva anualmente. Qual é o volume de chuva (em m³) que atinge a bacia por ano?
  1. Uma bacia de 1100 km² recebe anualmente 1750 mm de chuva, e a vazão média corresponde a 18 m³/s. Calcule a evapotranspiração total desta bacia (em mm/ano).
  1. Qual seria a vazão de saída de uma bacia completamente impermeável, com área de 60km², sob uma chuva constante à taxa de 10 mm/hora?
  1. Uma micro bacia recebeu um total de 1219 mm de chuva durante um dado ano. O deflúvio (escoamento) medido foi de 660 mm e a evapotranspiração totalizou 762 mm no mesmo período. Qual a variação do armazenamento da água no solo. Houve ganho ou perda no balanço hídrico? Explique.

  1. A precipitação total no mês de janeiro foi de 154 mm, a vazão de entrada drenada pelo rio principal foi de 24 m³/s. Com base nas operações do reservatório ocorreu uma vazão média de saída de 41 m³/s. O volume no início do mês era de 288 x 106 m³ e no final 244 x 106 m³. Estime a evaporação no reservatório, em mm/mês. O reservatório possui uma área de 86,7 km².
  1. A cidade Alecrim definiu que cada empreendimento deve ter um reservatório para captação de água de chuva para usos diversos, tais como irrigação e limpeza de área externa. Para um lote de

360 m2, sendo 180 m2 de área construída coberta (telhado), pede-se:

  1. Qual deve ser o volume do reservatório para armazenar o equivalente a 100 mm de chuva?

  1. Sabendo que a vazão de pico é dada pela equação Q = C.I.A, onde C é o coeficiente de escoamento superficial, I é a intensidade de precipitação e A a área de contribuição. Qual a vazão máxima de pico, em l/s, na entrada do reservatório considerando uma chuva intensa de 100mm/h?

  1. Uma bacia hidrográfica de 1000 km² recebe anualmente 1750 mm de chuva, vazão média corresponde a 25 m³/s e infiltração de 511,6 mm/ano. Assinale a alternativa que indica a evapotranspiração total dessa bacia.
  1. 430 mm/ano.
  2. 450 mm/ano.
  3. 470 mm/ano.
  4. 490 mm/ano.
  5. 510 mm/ano.
  1. Um recipiente foi deixado na chuva durante um evento de 80 minutos de duração. Ao final do

evento o aquário, que estava inicialmente vazio, apresentava o nível d’água igual h = 6 cm

(conforme ilustrado na figura). Qual foi a intensidade da chuva, em mm/h, durante este evento? As dimensões do aquário são: altura igual a 10 cm; comprimento da base igual a 20 cm e largura da base igual a 5 cm.

  1. Uma barragem irá abastecer uma cidade de 120.000 habitantes e uma área irrigada de 5.000 ha. Verificar, através de um balanço hídrico anual, se o local escolhido para a barragem tem condições de atender à demanda, quando esta for construída.

Informações disponíveis:

Área da bacia (Ab) = 300 km²;

Precipitação média anual (Pm) = 1.200 mm/ano;

Evapotranspiração total (EVT) para situação com a barragem pronta = 1.000mm/ano; Demanda da cidade = 200 l/(hab. x dia);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (758.9 Kb)   docx (454.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com