TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina hidrologia

Artigo: Defina hidrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

1) Defina hidrologia

A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas. Esta ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos enterativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente.

Importância

É uma ciência de extrema importância para o entendimento da formação de rios, lagos e oceanos existentes na superfície terrestre. Os profissionais de hidrologia também atuam também na prospecção de poços de água e aqüíferos.

Num tempo em que os recursos hídricos, principalmente de água doce, estão ficando cada vez mais raros, a hidrologia torna-se uma ciência de grande importância para o ser humano.

,

2) Quais os métodos de estudo da hidrologia? Conceitue.

HIDROLOGIA PARAMÉTRICA: Desenvolvimento e análise das relações entre os PARÂMETROS físicos em jogo nos acontecimentos hidráulicos e o uso dessas relações para sintetizar eventos hidrológicos. Ex.: hidrograma.

HIDROLOGIA ESTOCÁSTICA: Manipulação de características

ESTATÍSTICAS das variáveis hidrológicas para resolver problemas. Entende-se como variável estocástica a variável cujo valor é determinado por uma função probabilística qualquer. Ex.: previsão do regime dos rios para o futuro, deixando de considerar como uma simples repetição de eventos passados.

PARAMÉTRICA = PARÂMETROS

ESTOCÁSTICA: ALEATÓRIO, AO ACASO, PROBABILIDADE

3) Defina:

A) evaporação

A água em estado líquido, pela energia recebida do sol ou de outras fontes, pode retornar ao estado gasoso, fenômeno denominado de evaporação.

B) intercepção

Parte da precipitação não atinge o solo, seja devido à evaporação durante a própria queda, seja porque fica retida pela vegetação. A essa última perda dá-se o nome de intercepção.

C) evapotranspiração

Para viver, as plantas retiram umidade do solo, utilizam-na em seu crescimento e a eliminam na atmosfera sob a forma de vapor. A esse processo dá-se o nome de transpiração. Em muitos estudos, a evaporação do solo e das plantas são consideradas em conjunto sob a denominação de evapotranspiração.

D) infiltração

A infiltração, é o processo de penetração da água no solo. Quando a intensidade da precipitação excede a capacidade de infiltração do solo, a água se escoa superficialmente.

E) precipitação

Precipitação: distribuição anual e volume

F) escoamento superficial

O constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com