TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios em Física: Trabalho

Exam: Exercícios em Física: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Exam  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  565 Visualizações

13) Considere um caminhão de frutas tra fegando em movimento retilíneo numa estrada horizontal, com velocidade escalar constante V0 = 20m/s. O caminhão transporta, na caçamba, uma caixa de maçãs de massa total m = 30kg. Ao avistar um sinal de trânsito a 100m, o motorista começa a frear uniformemente, de modo a parar junto a ele.

a) Faça um esquema das forças que atuam sobre a caixa durante a freada.

b) Calcule o módulo da componente horizontal da força que o chão da caçamba do caminhão exerce sobre a caixa durante a freada, supondo-se que a caixa não escorregou.

14) Usado para missões suborbitais de exploração do espaço, VS–30, foguete de sondagem brasileiro, possui massa total de decolagem de, aproximadamente, 1,5 . 103kg e seu propulsor lhe imprime uma força de intensidade 9,5 . 104N. Supondo-se que um desses foguetes seja lançado verticalmente em um local onde a aceleração da gravidade tem módulo 10 m/s2, desconsiderando-se a gradual perda de massa devido à combustão, a aceleração do conjunto nos instantes iniciais de sua ascensão, relativamente ao solo, é, aproximadamente,

15) A alça de um saquinho de supermercado pode suportar uma tração de intensidade máxima 100N sem se romper. Nesse saquinho são colocados 8,0kg de batatas. Adotando-se g = 10m/s2, o módulo da aceleração máxima com que se pode erguer verticalmente essa compra segurando-se pela alça é, em m/s2:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com