TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Queda Livre

Por:   •  30/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

  1. Resumo do Assunto

​Durante o experimento, o grupo realizou o procedimento de demonstração de diferentes esferas, sendo elas de plástico e aço com formatos e massa distintas, quando soltas no ar, afim de descobrir qual será o resultado final do experimento.

 

.

  1. OBJETIVOS
  • Demonstrar que o ar atmosférico interfere na queda de corpos, impedindo que estes caiam juntos, quando abandonados simultaneamente.
  • Estabelecer equações do movimento de queda livre.

2.1 Material Utilizado

Esfera de Aço

Esferas de Plástico

Folha de Papel

  1.  PROBLEMATIZAÇÃO

Quando é que dois corpos de massas diferentes abandonados simultaneamente de uma mesma altura e próximos à superfície da Terra chegarão juntos ao chão?

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Solte duas esferas no ar sendo: primeiramente as duas de plástico e depois uma de aço e a outra de plástico.
  2. Solte duas esferas, colocando uma por cima da folha e no centro dela.
  3. Faça com a folha de papel uma bolinha e solte esta juntamente com uma esfera.
  1.  QUESTÕES
  1. Explique os resultados observados nos itens do desenvolvimento.

A. Pudemos observar que as duas esferas de plástico atingem o solo simultaneamente. A mesma observação pudemos fazer quando soltamos a esfera de plástico juntamente com a de aço, mesmo possuindo a massa específica e o formato distintos elas atingem o solo ao mesmo tempo.

B. A folha aberta sofre grande influência do ar, caindo suavemente. Já a bolinha de papel cai rapidamente, sofrendo menos influência do ar. A massa da bolinha de papel é a mesma do papel, a diferença está no seu formato mais compacto, em seu volume menor e em sua densidade maior. Estas características fazem com que a bolinha tenha menor superfície de contato com ar, ou seja, que a resistência do ar sobre ela seja menor e sua aceleração de queda seja praticamente igual à aceleração gravitacional.

C. Observamos que a esfera (plastico/metal) é a bolinha de papel, que são de massas e tamanhos diferentes  ainda atingem o solo ao mesmo tempo pois não tiveram muita interferência do ar. Se a altura fosse maior o resultado simultaneamente seria diferente!

5.1.1 Comente e justifique, com base nas suas observações sobre o experimento realizado, a seguinte informação: “ Quando dois corpos são abandonados simultaneamente, de uma mesma altura, o mais pesado cai primeiro”.

R: Como não está sendo considerada a influência do ar, os dois objetos chegarão ao mesmo instante com a mesma velocidade e aceleração. 
Quando os corpos estão caindo eles sofrem influência exclusivamente da força gravitacional que tem sentido pro centro da terra. 
Portanto, independentemente das massas os dois chegarão ao chão ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com