TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Motor

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.830 Palavras (32 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 32

Introdução:

  1. Evolução da motricidade:

A motricidade infantil é uma questão muito complexa e aborda várias questões para se compreender. Para que se realize uma avaliação neurológica é preciso que se leve em conta a maturação, o comportamento da criança, o ambiente em que ela está inserida e a técnica usada para realizar a avaliação (MARCELLI, 1998).

Para W. R. Hess não é possível compreender completamente a motricidade se ela for analisada apenas pelo funcionamento do sistema piramidal (sistema responsável por comandar os movimentos voluntários) e o sistema extrapiramidal (sistema responsável por comandar os movimentos involuntários), segundo ele existem mais dois sistemas, o teleocinético e o ereismático. O sistema teleocinético seria aquele responsável por movimentar os olhos, a cabeça e o corpo para uma certa direção, já o sistema ereismático, é responsável pelo comando inicial que é pensado antes de uma ação especifica (MARCELLI, 1998).

        A motricidade infantil passa por um desenvolvimento, que parte de ações primitivas (movimentos grosseiros) até ações mais elaboradas e complexas (movimentos finos) (MARCELLI, 1998).

        É a partir da motricidade que a criança tem a possibilidade de se relacionar com o mundo a sua volta, ao reconhecer os objetos e conseguir manipula-los – segurar e largar-  estes deixam de fazer parte de algo indiferente e passam a fazer parte de seu mundo. Esses movimentos só se tornam possíveis à medida que as atividades maturativas começam a surgir, como por exemplo, a oposição de polegares e a rotação do punho (MARCELLI, 1998).

        A criança inicia seus movimentos lidando apenas com o que está ao seu alcance e sem um real propósito, à medida que ela vai se situando com esses objetos ela consegue criar seu próprio campo e assim ir aumentando sua área de exploração, descobrindo assim o mundo a sua volta. Seu esquema corporal só vai se desenvolver se ela o exercitar, ela passa do período de imitação para o da operatividade (MARCELLI, 1998).

        Dois aspectos devem ser considerados como correlacionados no que diz respeito às condutas motoras: um corpo em movimento que tem uma ação com uma intencionalidade por traz, e também, um corpo relacionado ao ambiente e constituído psiquicamente por meio deste.  Podendo então ser manifesta, a conduta motora, de formas diferentes, tanto no que diz respeito as relações parentais ou sociais, e sendo essa variação diretamente ligada a significações do sujeito (MARCELLI, 1998).

A vida afetiva da criança é expressa no corpo, sendo então a vida emocional participante no tônus, na postura e na motricidade, ligados ao bem-estar ou mal-estar percebido por tal. Todo o processo de expressão afetiva ocorre por meio da significação, ou seja, tem uma correlação com o verbal (MAZET; STOLERU, 1990).

        

II. Tipos Psicomotores:

Para os autores essa concordância existente entre o comportamento motor particular e a atividade psíquica relativamente definida entra no quadro de formas subnormais de comportamento infantil ou nos quadros patológicos (MARCELLI, 1998).

H. Wallon e M. Gourévitch são alguns dos autores que escreveram sobre os tipos psicomotores, onde elaboram a patologia a partir da descrição da síndrome de insuficiência psicomotora (MARCELLI, 1998).

A partir dessa descrição fisiológica M. Gourévitch desenvolve quatro características necessárias para o desenvolvimento motor do corpo. A primeira seria o componente extrapiramindal (ligado a movimentos automáticos defensivos), seguido pelo componente piramidal (ligado à intensidade em que os movimentos são executados), o componente frontal (ligado à facilidade dos movimentos) e por ultimo o componente córtico-cerebral (ligado à adaptação dos movimentos no espaço). O desenvolvimento das características citadas anteriores ocorre de forma variada dependendo do desenvolvimento psíquico da criança (MARCELLI, 1998).

A correlação dessas características somadas ao desenvolvimento psíquico da criança acaba por as diferenciar em quatro tipo: hipertônico (lento e desajeitado com movimentos fortes); hipotônico (desajeito e mole); dilatado (ágil e hábil); e o longilíneo osteomuscular (hábil com uma maior extensibilidade) (MARCELLI, 1998).

Psicopatologias:

- Distúrbios Tônico-Emocionais Precoces:

São distúrbios ligados à situações de privações afetivas que ocorrem imediatamente após o nascimento, sendo mais frequentes depois de alguns meses do nascimento.

Essas privações podem ocorrer de três formas:

Parcial – um desligamento materno que ocorre pontualmente, poucas horas, que ocasiona no bebê um atraso motor com rigidez da expressão facial, expressão de angústia;

Prolongada – um desligamento materno que pode durar semanas, podem causar no bebê uma depressão anaclítica (uma depressão muito cedo, por volta dos 6 à 18 meses);

Permanentes – sem mais ter contato com a mãe, no período da dependência vital (no que diz respeito a alimentação, higiene, e todas a significações maternas essenciais na constituição psíquica da criança), tem como consequência  um bebê que se torna inexpressivo, imóvel, incapaz de se significar.  

Normalmente ocorrem em casos onde a mãe esgotou-se nos últimos meses de gestação ou sofreu distúrbios emotivos; Em crianças que foram alimentadas artificialmente ou desmamadas desde a primeira semana ou mesmo tardiamente e de modo brutal; Nas crianças alimentadas insuficientemente, com poucas mamadas, ou uma disciplina esfincteriana precoce, como no caso de crianças precoces (MARCELLI, 1998).

São manifestações desse distúrbio:

1-        Spasmus Nutans

É comum ocorrer no inicio da vida, e também em casos de Síndrome de Down, de forma mais acentuada. Caracteriza-se por movimentos involuntários, repetitivos e tendo movimentos peculiares nos dedos (como uma estagnação muscular, uma ausência de movimento), também presente em atividades motoras excessivas, autolesões, e abandono da realidade (isolamento psíquico, sem interferência de estímulos externos).

2-        Hiperatividade Crônica

Não tem uma origem identificada, só se sabe que pode ser uma alteração genética mínima, mas não há comprovações a respeito. Presente em crianças em qualquer período do desenvolvimento. O bebê apresenta uma atividade muscular contínua e incessante. Possuem uma instabilidade emocional, por conta da agitação, existe uma possibilidade de falta de atenção e concentração, dificuldades na coordenação motora fina.

3-        Hipertensão Muscular

É causada por danos na parte do cérebro que está envolvida no controle dos movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (394.6 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com