TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso (Somatossensorial, Motor E Autônomo)

Dissertações: Sistema Nervoso (Somatossensorial, Motor E Autônomo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 6

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA

HELTER BEJARANO DOS SANTOS - RA: 3932062918

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

(Somatossensorial, Motor e Autônomo)

Trabalho de ATPS da disciplina de Fisiologia Humana, do 4º semestre do curso de Ciências Biológicas, para apreciação da professora Leda Marcia.

Campo Grande

Out/2013

Introdução

O presente trabalho visa mostrar de forma clara e sucinta a fisiologia do sistema nervoso, bem como das estruturas que o compõe, destacando a importância do bom funcionamento para a garantia da homeostasia do organismo humano.

Partindo de sua unidade básica, o neurônio, o sistema nervoso deve ser visto como um complexo e frágil, porém bem definido conjunto de sensores conectados que sob o menor dos estímulos nos tornam capazes de proporcionar movimento, instigar sensações ou mesmo “viajar” no pensamento.

O Sistema Nervoso, uma breve descrição

O sistema nervoso ou sistema neural humano, originado a partir do ectoderma (um folheto embrionário), é formado por neurônios, células da glia e reduzida quantidade de substâncias intracelulares, atuando diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demais sistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores.

O principal componente desse sistema é a célula neuronal (neurônio), altamente especializada na recepção e condução de impulsos de natureza elétrica, possuindo grande variedade quanto ao tamanho, forma e função.

Esse sistema compreende o encéfalo e a medula espinhal, constituindo o sistema nervoso central (SNC), e os nervos cranianos, nervos espinhais e os gânglios nervosos, constituindo o sistema nervoso periférico (SNP), que combinados compõe o sistema nervoso motor e, dentre outras funções, nos permitem executar movimentos de forma equilibrada.

Esse sistema nervoso motor (dito eferente) tem dois componentes: o somático e o autônomo, que diferenciam-se em muitos aspectos, mas são caracterizados, principalmente, pelos tipos de órgãos efetores que inervam e pelos tipos de função que controlam.

O sistema nervoso somático é um sistema motor voluntário, sob controle e consciente.

O sistema nervoso autônomo é sistema involuntário que controla e modula basicamente as funções das vísceras. Divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Estes trabalham de forma antagônica, podendo-se afirmar que o sistema parassimpático restaura os níveis de equilíbrio alterados pelo sistema simpático.

O Neurônio

Neurônio é a célula nervosa que, juntamente com as células da Glia, forma o tecido nervoso. Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo; através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.

O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso. É formado por:

a) Pericário: um corpo celular, de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio;

b) Dendritos: prolongamentos numerosos responsáveis por receber os estímulos do ambiente, células epiteliais sensoriais e outros neurônios;

c) Axônio: um prolongamento único condutor dos impulsos nervosos à outras células, como as musculares, glandulares ou mesmo outros neurônios.

No que se refere às funções dos neurônios, os mesmos podem ser classificados em:

a) Motores: cuja função é transmitir o sinal vindo do sistema nervoso central até os órgãos efetores (que se movem), como as fibras musculares;

b) Sensoriais: receptores dos estímulos sensoriais do meio-ambiente e do próprio organismo;

c) Interneurônios: que constituem extensas redes de neurônios.

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO

O Sistema Nervoso Central (SNC)

Os corpos celulares da maioria dos neurônios estão no encéfalo ou na medula espinhal, regiões que formam o sistema nervoso central. As demais partes do sistema nervoso - gânglios nervosos (encontrados junto da coluna vertebral ou nos órgãos) e os nervos - constituem o sistema nervoso periférico.

O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

O cérebro participa de uma série de atividades, com a interpretação das informações recebidas das estruturas sensoriais e o controle da atividade motora voluntária. Também é a sede da memória, da aprendizagem, do raciocínio, da linguagem falada e escrita, das emoções, etc. Participa, ainda, do controle de certas atividades vegetativas, como a fome, a sede e o controle da temperatura.

O cerebelo está associado com a coordenação motora, o que nos permite realizar atividades musculares complexas com relativa desenvoltura, mesmo aquelas que contam com a participação de diversos grupos musculares, como andar, tocar piano, engolir, etc. Também participa da manutenção do equilíbrio.

No tronco encefálico, estão os neurônios que controlam a frequência e a amplitude dos movimentos respiratórios, a frequência cardíaca, a pressão arterial, as atividades gastrointestinais, dentre outras. Pelo tronco, passam as fibras que se dirigem do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.

A medula espinhal é uma grande via de passagem de informações do encéfalo para a periferia (informações motoras) e da periferia para o encéfalo (informações sensoriais).

O Sistema Nervoso Periférico (SNP) e suas divisões

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com