TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explorando o uso de resíduos sólidos para geração de energia

Trabalho acadêmico: Explorando o uso de resíduos sólidos para geração de energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 4

A Tecnologia utilizada para geração de energia através da queima de resíduos sólidos.

Professor (a) Orientador (a):

Piracicaba

2013

1. Introdução

A busca por suprir a demanda energética e a dificuldade em depositar a grande quantidade de resíduos sólidos (lixo) em locais apropriados está no topo da lista de problemas graves no cenário nacional atualmente. Entretanto, poderíamos solucionar as duas questões, utilizando uma única tecnologia: a partir da queima dos resíduos sólidos depositados, produzirmos energia elétrica.

A escassez de energia elétrica vem se tornando um dos maiores desafios nos últimos tempos em nosso país, uma vez que os crescimentos populacionais e produtivos andam na contramão da produção de energia. O aumento da concentração de grandes indústrias – 101% de crescimento do total de novas empresas entre 2009 e 2010 (segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) – e o aumento significativo da população - 21milhões de pessoas entre 2000 e 2010 (segundo o IBGE) – aumentam gradativamente a demanda por energia elétrica, saturando o nosso sistema energético, fazendo assim, com que o governo busque alternativas para que não soframos restrições no consumo periódico.

Por outro lado, segundo o IBGE, 60% das 230 mil toneladas de lixo gerado em apenas um dia no Brasil, são enviados a lixões irregulares. Os 40% restantes vão para aterros regulamentados. Entretanto, dentre eles, somente 11% estão totalmente adequados para receber tal quantidade imensa de resíduos, sendo que esta quantidade é apenas de lixo domiciliar, ou seja, aquele gerado nas residências ou locais de trabalho. Ou seja, o crescimento acentuado da produção de lixo, somado ao número insuficiente de aterros legalizados, é sem dúvida, outro problema gravíssimo no âmbito nacional.

A incineração dos resíduos, além de eliminar o lixo que seria armazenado ocupando muito espaço físico, pode ser aproveitada para geração de energia elétrica, usufruindo do lixo como matéria prima para ser processada e queimada, realizando a chamada cogeração de energia, que aproveita recursos de uma energia para transformá-la em outra (neste caso, o lixo será o combustível).

1.1. Objetivos da Pesquisa

• Objetivo Geral

Analisar as possibilidades do aproveitamento de resíduos sólidos para geração de energia, levando em conta a tecnologia envolvida no processo de transformação, qual são suas importâncias perante o sistema energético-econômico nacional, e os possíveis impactos ecológicos, sociais e econômicos.

• Objetivos Específicos

Identificar os fatores de um processo de cogeração de energia a partir da tecnologia da termoeletricidade por uso de queimadores de resíduos sólidos, verificar quais pontos do processo é de caráter peculiar à engenharia elétrica, e desvendar os mitos e verdades sobre a rentabilidade e utilização do lixo como uma fonte revolucionaria de energia elétrica.

1.2. Justificativa

Esperamos com esse trabalho apresentar a tecnologia envolvida no processo para a queima dos resíduos sólidos (lixo) para geração de energia, alguns impactos gerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com