TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumentar a eficiência no uso de energia

Pesquisas Acadêmicas: Aumentar a eficiência no uso de energia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A energia é hoje encarada como um dos elementos estratégicos de qualquer sociedade. Eficiência energética é uma atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia.

A última década do século XX e o início do século XXI foram marcados por um cenário sobre a globalização econômica, a introdução acelerada de novas tecnologias e as mudanças contínuas no meio ambiente que passaram a exigir dos indivíduos uma preocupação maior relacionada a esse assunto.

Nestes termos o aquecimento global e as mudanças climáticas são causa de preocupação pelo mundo, o avanço da eficiência energética é a solução mais econômica, eficaz e rápida para minimizar impactos ambientais causados pela utilização da energia e diminuir emissões de dióxido de carbono (CO2). A Petrobras, maior produtora e maior consumidora de energia do energia do Brasil discutiu o tema internamente no Seminário Internacional Petrobras de Eficiência Energética e programa projetos e medidas nesse âmbito. A ideia é crescer mais, o que sugere maior consumo de energia, mas tornar esse consumo eficiente, diminuindo desperdícios e perdas para o meio ambiente, e tornar os negócios da Petrobras cada vez mais sustentáveis.

A eficiência energética é uma solução econômica, eficaz e rápida para suavizar mudanças climáticas.

O avanço da eficiência energética traz, ainda, outras vantagens. Poupa recursos naturais, como o petróleo e o gás. Diminui custos de produção. Permite a produção de bens cada vez mais baratos e competitivos. Enriquece o desempenho econômico de empresas. Reduz a necessidade de se investir em infraestrutura e energia, pois é mais barato conservar do que gerar energia. Garante mais verba para ser destinada a outros fins. Além disso, assegura o retorno do investimento realizado, já que o montante é recuperado ao longo da vida útil de equipamentos, por conta da economia de energia ocorrida.

“Nesse contexto, considerando que, no mundo, hoje, 86% da energia consumida têm origem fóssil e não renovável, melhorar a eficiência energética significa, ainda, poupar recursos para as próximas gerações” (Mozart Schmitt de Queiroz, 2008).

Devemos considerar então o esforço em prol da eficiência energética, o Projeto Estratégico Mudança Climática, coordenado pela gerente geral de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Beatriz Espinosa.

O projeto situa que a suavização das mudanças climáticas deve ser essencial para a Petrobras e a suas normas de desenvolvimento sustentável. Assim, por intercessão do projeto, aliado ao Planejamento Estratégico 2020 da Companhia, a Petrobras institui indicadores, metas e políticas relacionados à suas emissões de CO2 e à eficiência energética e praticam programas de redução de queima de gás em flares, eficiência energética em processos e produtos e desenvolvimento de novas tecnologias para aperfeiçoar o uso de energia. Desta forma é possível obter ganhos econômicos, energéticos e ambientais e garantir energia para o futuro.

OBJETIVO

A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.

Os equipamentos em nossa casa, escritório, o nosso carro, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja eletricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia. A utilização abusiva das fontes de energia de origem de combustíveis fósseis, como o petróleo (que representa 37% do consumo), o carvão (27%), o gás natural e o urânio, contribuem grandemente para a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera trazendo consequências desastrosas para o nosso Planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozono.

Edifícios energeticamente eficientes, processos industriais e de transporte poderiam reduzir as necessidades energéticas do mundo em 2050 por um terço, e será essencial no controlo das emissões globais de gases com efeito de estufa, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Eficiência em programas e projetos

No campo da eficiência energética, o principal objetivo é desenvolver tecnologias que possibilitem a avaliação e o controle, em tempo real, da qualidade da energia gerada e das perdas em todas as unidades da Petrobras. O início, o projeto considera as usinas termelétricas da Companhia, sendo prevista a extensão às refinarias e plataformas.

Desde 2008 existe um projeto piloto está em andamento, de definição de parâmetros para controle avançado da eficiência energética e monitoramento, análise e otimização do consumo de energia na Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola e o Programa Tecnológico para a Mitigação de Mudanças Climáticas (Proclima), coordenado pelo centro de pesquisas e desenvolvimento da Petrobras, o Cenpes, que é outra iniciativa da Companhia que presta contribuição à causa da eficiência energética.

Nesse último projeto os focos são quatro: sequestro de carbono; eficiência energética; avaliação do desempenho ambiental de produtos da Petrobras ao longo de seu ciclo de vida no que se refere a emissões de gases de efeito estufa; e desenvolvimento de tecnologias e modelos para avaliação dos impactos das mudanças climáticas nos negócios da Companhia, das vulnerabilidades desses negócios e das necessidades de adaptação.

Existe também o Programa de Conservação de Energia (PCE) que é outro aliado na otimização da eficiência energética na Petrobras. No campo desse programa, 40 Comissões Internas de Conservação de Energia (Cices) dão suporte às áreas de negócio da Petrobras na busca por melhores índices de eficiência energética. E estão atentas a oportunidades em cada unidade operacional ou escritório da Companhia para obter resultados.

METODOLOGIA

Eficiência entre Programas e Projetos

Avaliar o gasto de energia pela Petrobras constantemente e o apropriado a cada fonte energética específica, além do potencial de redução desse consumo ou das despesas com energia, indicam medidas e projetos para a melhoria da eficiência energética, como foi o caso da instalação de turbo expansores em unidades de craqueamento catalítico de refinarias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com