TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Energia Nuclear - A Tragédia De Chernobyl E A Retomada Do Projeto Nuclear Brasileiro

Casos: Uso De Energia Nuclear - A Tragédia De Chernobyl E A Retomada Do Projeto Nuclear Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 16

USO DE ENERGIA NUCLEAR: A TRAGÉDIA DE CHERNOBYL E A RETOMADA DO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO

Gabriel Sousa Melo*

Iury dos Santos Façanha**

RESUMO

A energia nuclear vem sendo bastante contestada entre ambientalistas no Brasil por conta da retomada do Programa Nuclear Brasileiro, que provoca discussões acerca de uma possível tragédia, como a de Chernobyl, que possa causar danos irreparáveis ao país. A construção da usina Angra 3 é o ponto de partida da retomada do programa, que tem como objetivo aumentar o potencial energético do país. Todavia, diversos ambientalistas condenam o programa, pois temem que acidentes como o de Three Mile Island e Chernobyl se repitam, prejudicando o meio ambiente brasileiro. Sua posição perante o assunto é imutável, afirmando que existem apenas fins econômicos. Por outro lado, o Ministério da Ciência e Tecnologia confirma os fins econômicos, contudo demonstram também a parte ambiental do projeto , que visa diminuir a emissão de CO2, pois a indústria nuclear é a única que trata, acondiciona e mantém a guarda de todos seus rejeitos , e minimizar riscos de acidentes ambientais durante o transporte da fonte de energia (urânio), pois necessita de pequena quantidade para geração de muita energia.

Apesar de ter seus benefícios o uso da energia nuclear conta com diversos malefícios, como as tragédias ocorridas pelo seu uso. Three Mile Island e Chernobyl são as mais conhecidas por conta de sua dimensão, mas vamos nos conter com Chernobyl, que no dia 26 de abril de 2009 completou 23 anos. Chernobyl é uma pequena cidade da extinta União Soviética, hoje pertence à Ucrânia, que viveu vários dias de terror quando um erro em uma usina nuclear causou uma das piores tragédias humanas. Desde o ocorrido há grande incidência de casos de câncer em habitantes próximos ao local do acidente.

Palavras-chave: Energia Nuclear, Chernobyl, Programa Nuclear Brasileiro, Angra III, Artigo 21, Princípio da precaução, Princípio da prevenção.

1. INTRODUÇÃO

A abordagem desenvolvida nesse trabalho teve como base o aniversário de 23 anos da tragédia de Chernobyl, que coincidiu com os 23 anos de início das obras da usina Angra 3, a polêmica gerada em torno da retomada do Programa Nuclear Brasileiro e a ascendência do Direito Ambiental no cenário jurídico brasileiro, tendo em vista a enorme preocupação do mundo com o meio ambiente, que vem sendo cada vez mais degradado. Tal trabalho objetivou esclarecer a tragédia de Chernobyl, detalhando dados ocultados pelo governo da extinta União Soviética, explicar o que significa o Programa Nuclear Brasileiro, expondo seus possíveis danos e benefícios à sociedade brasileira conceituar o termo “energia nuclear”, citando os casos anteriores, e expor os princípios que estão envolvidos na controvérsia gerada em torno do tema proposto, viabilizando uma análise melhor da situação.

A retomada desse programa foi tida como referência por ser um tema bastante atual, sendo exposta e explorada da maneira mais compreensível, para que seja possível informar corretamente a todos sobre o assunto, mostrando sua importância e discernindo as verdades das mentiras perante futuras discussões que possam surgir.

Além disso, para a realização de tal pesquisa realizamos a metodologia de procedimento com utilização dos métodos histórico, comparativo, monográfico e estatístico, e as técnicas de documentação indireta e documentação direta extensiva, pois fizemos análises de um caso, o uso de energia nuclear, particularizando-o, a tragédia de Chernobyl e a retomada do Programa Nuclear Brasileiro. Os métodos usados podem ser explicados por conta da observação do passado para conceituar o presente (método histórico), pela comparação de fatos (método comparativo), pelo aprofundamento de estudos (método monográfico), pela apresentação de dados numéricos (método estatístico) e por representar um benefício social (método funcionalista). A utilização das referidas técnicas podem ser explanadas pela forma de pesquisa documental e bibliográfica (documentação indireta), através de páginas na internet e livros sobre o assunto, ou seja, intermediários, e pela consulta direto à fonte por diversos meios (documentação direta extensiva), como medidas de opinião e atitudes, análises de conteúdo, entre outros meios.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A TRAGÉDIA DE CHERNOBYL

Em 26 de abril de 1986, ocorreu na Ucrânia o pior acidente nuclear da história . Causado por falha humana, o acidente aconteceu por problemas em hastes de controle do reator que foram mal projetadas e por erros no manuseio da máquina na Usina Nuclear de Chernobyl (originalmente chamada Vladimir Lenin ). Dentre as conseqüências do acidente cita-se a poeira radioativa que tomou conta do local e a contaminação dos seres viventes da região.

Na madrugada do dia 26, a equipe responsável pelo plantão aproveitou o desligamento de rotina da unidade 4 para realizar um experimento que buscava verificar o que aconteceria com as bombas de resfriamento se houvesse interrupção de energia, mais especificamente, no momento do intervalo entre a interrupção e a ativação dos geradores de emergência. As bombas de resfriamento assumem um importante papel em uma usina nuclear, pois consegue bloquear o aumento das temperaturas dos reatores, local que armazena o combustível nuclear, impedindo assim trágicas conseqüências.

Para tal experimento, a equipe desligou o sistema de segurança da unidade para evitar que houvesse interrupção de energia no reator e ainda reduziu a capacidade de energia do reator em 25%, o que motivou o acidente, pois a queda de energia foi maior do que a planejada, fazendo com que agissem rapidamente para reverter a situação. Porém, uma grande onda energética foi criada e o reator emergencial não funcionou para impedir a mesma.

O crescimento acelerado de energia fez com que os reatores recebessem energia em quantidade maior do que suportava, causando uma grande explosão de 2000ºC de temperatura, o que impulsionou o incêndio do grafite existente que moderava os nêutrons no reator. O grafite por muitos dias permaneceu queimando, fazendo com que inúmeras tentativas de cessar fogo e impedir mais liberação de material radioativo fossem em vão. Não se sabe ao certo a quantidade de pessoas mortas em conseqüência do acidente e nem a quantidade de radiação liberada, pois as estatísticas das autoridades soviéticas foram distorcidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com