TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Da Energia Nuclear No Brasil

Artigo: Uso Da Energia Nuclear No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de ciência do meio ambiente

Tema: O uso da energia nuclear no Brasil

Equipe:

Thiago Daniel Coelho Farias

Alcides da Silva Alcântara Neto

João Victor Prazeres dos Santos

Felipe Martins Rezende de Almeida

Matheus José Moreira Costa

Leandro Andrey Soeiro de Souza

Características gerais

Um reator nuclear utiliza como combustível o minério uranio, que gera energia a partir da ficção nuclear. Ele é composto de, basicamente, três circuitos isolados: o primário que é composto pelo vapor de pressão, envolvendo o combustível com a água deuterada e controla a reação do uranio, o pressurizador mantem as altas temperaturas da agua deuterada impedindo que ela vaporize.

Esse circuito é responsável pela condução do calor para o circuito secundário, ele é composto de um gerador de vapor que recebe o calor do pressurizador e gera o vapor que irá movimentar as turbinas ligadas a um gerador, produzindo assim a energia elétrica. O circuito secundário também conta com um sistema de refrigeração, parte do calor é conduzido para o circuito de refrigeração: este é uma bomba que conduz a água do rio para uma tubulação próxima do circuito secundário.

Informações gerais

A energia nuclear é considerada uma fonte limpa por que ela libera poucos volumes de gás carbônico (CO2) e outros gases responsáveis pelos problemas ambientais e a extração do uranio não é a única forma de se obter o combustível como a desativação de artefatos bélicos ou o reprocessamento de uranio.

Segundo o EIA de 2006, esse tipo de energia corresponde a cerca de 14,8% da produção de energia no mundo, ficando em 4 lugar e perdendo para os combustíveis fosseis. Entretanto, esses reatores também geram impactos ambientais, como o aumento do PH dos rios afetando diretamente o equilíbrio ecológico local, e o perigo de um acidente nuclear como o de Chernobyl ou de Fukushima. Além disso, a tecnologia de enriquecimento de uranio é a mesma usada na produção da bomba atômica que poderia ser usada para fins bélicos.

A implementação da energia nuclear no Brasil

O Brasil tem apenas 25% do território estudado para a extração do minério e, ainda assim, ocupa o 7 lugar no ranking das reservas mundiais , as jazidas se encontram principalmente na Bahia, Minas Gerais , Paraná e Ceará e segundo a industrias nucleares do Brasil (INB) apenas a maior reserva pode abastecer as três usinas de angra por 100 anos.

Entretanto o Brasil é o 12 maior consumidor desse tipo de energia, sendo os maiores consumidores os EUA, França e Japão e esses não aparecem no ranking das maiores reservas. Isso mostra que o Brasil não usa todo o potencial energético que essa fonte disponibiliza, uma vez que o nosso pais tem apenas 2 usinas nucleares e a França que carece do minério tem 59 reatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com