TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIBRA DE CARBONO PARA REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

REFORÇO CARBÔNICO: VANTAGENS DO USO DE FIBRA DE CARBONO PARA REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO DEPENDEM DE AVALIAÇÃO SISTÊMICA DA SITUAÇÃO

Márcio Gonçalves do Prado Filho

Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio/Engenharia Civil 10° Período

Palavras-chave: elemento, avaliação, fibra de carbono, tração.

Resumo:

Algumas vezes, a capacidade de carga de um elemento estrutural de concreto armado não é compatível as solicitações a que está sujeito. Isso acontece por problemas em projetos, erros de execução, utilização de materiais ruins ou a junção dos fatores. Em outros casos, a finalidade da estrutura é mudada, aumentado a cargas ou modificações estruturais. A reavaliação estrutural é necessária sempre que ocorre algum tipo de mudança estrutural, seja por uso, intervenção ou sinistro, para constatar se a estrutura apresenta o desempenho esperado. É diferente de uma ocorrência de segregações, em que não há qualquer alteração no dimensionamento estrutural, apenas o restabelecimento do elemento estrutural à condição inicialmente prevista.

A averiguação da necessidade do reforço estrutural se dá por meio da existência de flechas, fissuras e outras manifestações patológicas. Isso serve tanto para o estado limite último quanto para o estado limite de serviço, ou ambos simultaneamente. Nesses casos, diferente de quando há só reparos, todo dimensionamento estrutural é refeito baseando na necessidade específica de cada caso, de acordo com as necessidades indicadas na avaliação.

Características da fibra de carbono

Os reforços com fibra de carbono são mais uma opção de tecnologia a disposição do projetista na hora de decidir a solução. A fibra de carbono apresenta resistência a tração aproximadamente quatro vezes superior ao aço. Associadas de forma isolada ou associadas a alguma outra técnica, as fibras de carbono podem ser aplicadas coladas junto aos elementos estruturais. Em ambos os casos, a fibra de carbono, fornecida em rolos, é aplicada sem a necessidade de transpasses. Além de não impactar significativamente na arquitetura, tem aplicação bastante simplificada. Além disso, o uso da fibra de carbono não aumenta o peso próprio da estrutura e dispensa o uso de escoramentos. O seu uso é restrito a casos em que os domínios são 2 e 3.

Custo Sistêmico

Isoladamente o custo da fibra de carbono parece elevado, pois geralmente são importadas e fabricadas por tecnologia de ponta. Na aplicação os custos também são mais elevados, uma vez que há tecnologias associados a processos ligados as fibras. Analisando o custo da solução com fibras de carbono, no contexto global, torna o preço muito mais competitivo, senão mais barato.

A viabilização de uso de um material com custo à primeira vista mais elevado se dá, portanto, a partir da avaliação de uma série de fatores, tempo, mudança estrutural e arquitetura.

Normalização Internacional

Por não haver normas nacionais, os projetistas recorrem as internacionais. Atualmente, o CT 303 está dividido em quatro grupos de trabalho que visam apresentar textos-base para as normas junto à ABNT.

Ensaios de desempenho

A fibra é testada fundamentalmente quanto à sua resistência a tração e ao módulo de elasticidade. No caso dos adesivos, uma série de propriedades é avaliada, como tempo de manuseio e cura, resistência a tração, cisalhamento etc.

USOS

 

  • Conexão entre dois apartamentos: Intervenção estrutural;

  • Escadas de acesso: Região de alta solicitação estrutural;

  • Aumento de pé direito: Devido a diminuição da seção da viga, começando a falhar mesmo com aumento da bitola de aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com