TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLORESTAS NACIONAIS NO BRASIL

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

CAMPUS PARAGOMINAS

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

FLORESTAS NACIONAIS NO BRASIL

ATHALYCIA SILVA TORRES

LYSSA MARTINS DE SOUZA

WILLIAN KELWIN AGUIAR OLIVEIRA

PARAGOMINAS

2014

ATHALYCIA SILVA TORRES

LYSSA MARTINS DE SOUZA

WILLIAN KELWIN AGUIAR OLIVEIRA

       

FLORESTAS NACIONAIS NO BRASIL

Pesquisa apresentada ao Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia como um dos pré-requisitos para a obtenção da 2ª Nota de Avaliação Parcial de disciplina de Desenvolvimento Agrário na Amazônia.

Professor:

Gabriel Resque

PARAGOMINAS

2014

  1. FLORESTAS EM AMBITO MUNDIAL

Na maioria das regiões do mundo, as florestas desempenham papéis importantes, proporcionando emprego, energia, alimentos nutritivos e uma ampla gama de produtos e os serviços ecossistêmicos. Se bem manejadas essas florestas têm grande potencial para contribuir para o desenvolvimento sustentável e para uma economia mais verde.

A FAO (2004) definiu floresta como uma área de no mínimo 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros. Não incluindo terras sob uso predominante agrícola ou urbano.

A definição geral de floresta refere-se às florestas naturais e plantações florestais, na maioria dos países tropicais e subtropicais faz-se uma distinção entre estas duas categorias, no FRA 2000 esta distinção é usada como primeiro nível de subdivisão (Figura 1). O objetivo principal da classificação das florestas é obter uma informação padronizada e comparável sobre as florestas mundiais e não tem a intenção de substituir as classificações nacionais (FAO, 1998).

 Em 2015, será realizada a décima primeira sessão do Fórum sobre Florestas da ONU (UNFF 11) onde serão revisto o Acordo Internacional sobre Florestas (IAF), incluindo a evolução para a consecução dos quatro Objetivos Globais sobre Florestas. Os quatro Objetivos Globais sobre Florestas são (SOFO, 2014):

  1. Reverter à perda de cobertura florestal através de manejo florestal sustentável, incluindo a proteção, restauração, florestamento e reflorestamento, e aumentar os esforços para prevenir a degradação florestal.
  2. Melhorar base florestal econômica, social e benefícios ambientais, melhoria dos meios de subsistência das populações dependentes da floresta.
  3. Aumentar a área de gestão sustentável florestal, incluindo as florestas protegidas, e aumentar a proporção de produtos florestais derivada de forma sustentável florestas manejadas.
  4. Aumentar a ajuda pública  e novos recursos financeiros para  desenvolvimento para o manejo florestal sustentável.

[pic 2]

Figura 1:  Classificação das florestas

  1. FLORESTAS NACIONAIS NO BRASIL

As florestas desempenham diversas funções tornando-se indispensáveis para o bem-estar da humanidade, regularizando o clima e os recursos hídricos e servindo também com hábitat para plantas e animais. As florestas também proporcionam produtos essenciais como madeira, alimentos, forragem e medicinas, recreação, outros serviços.

Bioma é conceituado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação, identificáveis, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. O Brasil abriga seis tipos de biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa (Tabela 1). O bioma Amazônico representa 30% de todas as florestas tropicais do mundo, no Brasil sua representação chega á 71% do total da área, com 325.469.969 ha (IBGE, 2004; SFB, 2013). 

TABELA 1: Área estimada de florestas naturais nos biomas brasileiros

Bioma

Área (ha)

Amazônia

325.469.969

Caatinga

41.409.651

Cerrado

57.321.446

Pantanal

8.937.485

Mata Atlântica

20.128.299

Pampa

2.817.106

Total

456.083.955

FONTE: Brasil. MMA (2007)

A expansão demográfica é um dos fatores atuais que causam transformação e degradação das florestas, isso ocorre devido o uso insustentável da terra com a substituição das áreas florestadas pela urbanização e com cultivos agrícolas. Desta maneira o abastecimento de bens e serviços da floresta é ameaçado, como a perca da sua capacidade de regular o meio ambiente, aumentando os riscos de inundações e erosão, diminuindo a fertilidade do solo e contribuindo para a perda de espécies vegetais e animais (FAO, 1998).

         Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao Poder Público defendê-lo e preservá- lo para os presentes e futuras gerações. O Art. 225 da Constituição Federal de 1988, expressa o direito que temos de um meio.

         O governo brasileiro protege as áreas naturais por meio de Unidades de Conservação (UC) - estratégia extremamente eficaz para a manutenção dos recursos naturais em longo prazo.

Existem diferentes tipos de Unidades de Conservação (Tabela 2) e cada uma delas possui ou foi criada com uma finalidade específica. Nos Parques e Florestas Nacionais, por exemplo, são permitidas as atividades de recreação, lazer, turismo, educação ambiental e de pesquisas científicas nos campos da fauna, flora e ecologia (IBGE, 2008). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (520.9 Kb)   docx (812.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com