TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTE DE ENERGIA COM USO DE BIOMASSA: CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO EDUCACIONAL E SUSTENTAVEL

Por:   •  9/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 12

FONTE DE ENERGIA COM USO DE BIOMASSA: CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO EDUCACIONAL E SUSTENTAVEL

ENERGY SOURCE USING BIOMASS: BUILDING AN EDUCATIONAL AND SUSTAINABLE VISION

Ernandes Santos de Araujo1

Tania Maria de Albuquerque Ferreira 2

Orientador. Msc. Alan dos Santos Ferreira3

RESUMO

Este estudo tem o objetivo verificar as percepções educacionais sobre a geração de energia sustentável com o uso de biomassa. Destacamos a importância sobre a construção de uma visão educacional e sustentável que discutam as relevâncias sobre as demandas mundiais e locais da sustentabilidade. O estudo é exploratório com utilização de pesquisa literária para a análise de conteúdo sobre os aspectos da geração de energia sustentável. O objetivo visa incentivar mudanças comportamentais que possam gerar para o futuro uma mudança educacional que tenha o desenvolvimento sustentável como foco principal, tanto no ambiental como na viabilidade econômica e mais justa. Tratando de forma objetiva e clara as propostas e métodos de ensino e aprendizagem, motivando mudanças que possa promover uma educação ambiental em favor do  pensamento crítico e reflexivo. A energia de biomassa é considerada sustentável e renovável, menos agressiva ao meio ambiente e de fonte abundante e inesgotável.  

Palavras-chaves: Sustentabilidade; Biomassa; Energia.

This study aims to verify educational perceptions about sustainable energy generation using biomass. We highlight the importance of building an educational and sustainable vision that discusses the relevance of global and local sustainability demands. The study is exploratory using literary research for content analysis on aspects of sustainable energy generation. The objective is to encourage behavioral changes that can generate an educational change for the future that has sustainable development as its main focus, both in terms of the environment and economic and fairer viability. Treating in an objective and clear way the proposals and teaching and learning methods, motivating changes that can promote an environmental education in favor of critical and reflective thinking. Biomass energy is considered sustainable and renewable, less aggressive to the environment and from an abundant and inexhaustible source.

Keywords: Sustainability; biomass; Energy

  1. INTRODUÇÃO

A busca por novas fontes de energia renovável tem sido a primazia para a sociedade atual, é importante destacar e entender que todas as fontes ou qualquer fonte de energia renovável possuem vantagens e desvantagens também, afirma Claudio Ruggieri da Poli (Escola Politécnica da USP). Para 2021 foi previsto um aumento de 5% da demanda de eletricidade, quase metade de combustíveis fosseis, relatório da AIE(Agência Internacional de Energia).

Devido a uso de combustíveis fosseis na matriz energética mundial, as preocupações ambientais vêm crescendo, atualmente possuímos no mundo a matriz energética composta por fontes não renováveis, principalmente de Petróleo e derivados, 31,1%, Carvão Mineral, 27,0% e Gás Natural, 23,0%, dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Essas fontes empurram as emissões de CO2

É necessário que possamos de maneira consciente estabelecer caminhos para atingirmos um declino das emissões globais de CO2 no setor de eletricidade. Segundo MME (Ministério de Minas e Energia),f oram estabelecidas metas no roadmap AIE para atingir o declino da emissão global entre 2020 e 2050, o caminho exige que a geração de energia através de carvão caia em mais de 6% ao ano.

Isso requer uma mudança profunda no modo que a educação é frequentemente praticada hoje (UNESCO, 2000). Nos espaços escolares, a ênfase em educação para o desenvolvimento sustentável, deve ser orientada à reestruturação das práticas pedagógicas adotadas nesses espaços, possibilitando ouvir e dar voz ao novo, com vistas a uma mudança de comportamentos e atitudes que configurem novas possibilidades de ação, numa perspectiva voltada para a sustentabilidade.(MONTENEGRO et al., 2018).

Desde então, por meio de documentos e conferências internacionais, o papel da educação no contexto da educação sustentável vem se fortalecendo, com os espaços escolares reconhecidos como um elo entre a sociedade e as propostas atuais de qualidade de vida, respeito e justiça social (GUIMARAES; FONTURA, 2012 ). Acredita-se que a educação pode e deve desempenhar um papel decisivo no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, habilidades e valores dos alunos, capacitando-os a compreender as realidades atuais em que o mundo se encontra, marcado por profundas mudanças econômicas, sociais, ambientais e desigualdades.

Na contramão do mundo o cenário atual da matriz elétrica no Brasil, conta com 82,9% da sua energia de matriz limpa, de fontes renováveis, desse total 65,2% vem das hidrelétricas, 9,1% biomassa, 8,8% eólica e solar com apenas 1,7%. Considerada uma das mais renováveis das grandes economias mundiais temos na matriz energética 48% das fontes renováveis, a média mundial é de 14% (ENGIE, 2022)

Do ponto de vista energético a biomassa é toda matéria orgânica, seja de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de energia (ANEEL, 2002). Por ser considerada de matriz limpa e renovável, a utilização ganhou grande espaço no mercado energético, sua utilização tem como vantagem o seu aproveitamento direto por combustão em fornos e caldeiras e reduzir impactos socioambientais.

  1. BREVE CONTEXTUALIAZAÇÃO SOBRE A BIOMASSA

Biomassa é qualquer matéria orgânica que pode ser utilizada em energia térmica, mecânica ou elétrica, sua utilização se caracteriza desde os primórdios da humanidade. A geração elétrica com o uso de biomassa é realizada por meio da termeletricidade: a energia térmica, oriunda da combustão da biomassa é convertida em energia mecânica e, em última instância, em energia elétrica. (EPE et al., 2018).

Cada tecnologia utilizada para a geração de energia tem uma classificação termodinamicamente através dos seus ciclos de potência. Comercialmente as tecnologias principais atualmente disponíveis são:

 • Ciclo Brayton: funcionamento através de um motor térmico de pressão constante. Para um bom aproveitamento desse ciclo os combustíveis mais adequados são os biogases, ou seja, obtidos pela gaseificação dos combustíveis;

• Ciclo Rankine: ciclo termodinâmico idealizado de um motor térmico de pressão constante que converte parte do calor em trabalho mecânico. As biomassas em estado sólido são mais favoráveis para esse ciclo, tais como o bagaço de cana-de-açúcar ,cascas, resíduos sólidos urbanos etc. Pode ser utilizado combustível em estado líquido devido a características de combustão;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com