TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA BIOMASSA PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA

Por:   •  12/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA (PROAC)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

 

ADEILTON DA SILVA FARIAS

ANA LUIZA FARIAS GUIMARÃES

DANIEL CRISPIM DE ARAÚJO LIMA

JOAQUIM FAUSTINO MARTINS NETO

THIAGO...

USO DA BIOMASSA PARA PRODUÇÃO DE ERNEGIA

JOÃO PESSOA

2017

ADEILTON DA SILVA FARIAS

ANA LUIZA FARIAS GUIMARÃES

DANIEL CRISPIM DE ARAÚJO LIMA

JOAQUIM FAUSTINO MARTINS NETO

THIAGO...

USO DA BIOMASSA PARA PRODUÇÃO DE ERNEGIA

[pic 1]

           Orientadora: Ana Lúcia Queiroz Espínola Moura

   

     JOÃO PESSOA

  2017


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOS        6

2.1        Geral        6

2.2        Específicos        6


  1. INTRODUÇÃO

        

        Neste relatório técnico serão apresentadas informações sobre energia proveniente da biomassa, correspondente a 10% da energia mundial, em que 8,4 % é sob a forma de biomassa tradicional usada de forma primitiva e não sustentável pela a população da África, Ásia e parte da América Latina, que derrubavam árvores para o aquecimento do ambiente e o cozimento dos alimentos e 1,91% sob formas modernas de energia, produzindo eletricidade, carvão mineral e etanol para as indústrias siderúrgicas (GOLDENBERG, 2008).

        Segundo Phillip Jr. e Reis (2011) até o século XVII, além do sol, a queima da biomassa era a única fonte significativa de calor utilizada pelo homem, porém essa fonte tornou-se escassa em algumas regiões da Europa pela grande explosão de exploração em larga escala realizada para satisfazer as necessidades de calor da época.

        Goldemberg (2008), afirma que em 1850 a biomassa representava 85% do consumo mundial de energia, e que esse quadro se alterou com a revolução industrial onde passaram a ser utilizadas máquinas a vapor, havendo o surgimento do carvão mineral que apresentou uma  uma importância de 50% no final do século XIX para alguns países. A partir desses acontecimentos surgiram o petróleo e o gás, e esses se tornaram dominantes. A explicação da utilização em massa do petróleo e do gás, podia ser justificada pelo fato de serem de fácil transporte e originarem novas formas de utilização de combustível.

        Para Goldemberg (2008) a biomassa de forma primitiva causava desmatamento sendo essa desaconselhável e conhecida como um combustível pobre dos países subdesenvolvidos. Porém no século XX a biomassa moderna apresentou uma contribuição crescente, estando em recuperação, e que futuramente a importância dessa biomassa aumentará chegando a representar no final do século XXI de 10% a 20% do total de energia usada pelo homem.

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Energia proveniente da Biomassa

        A palavra biomassa envolve um grande número de vegetais presentes na natureza sendo formados pela fotossíntese, além disso, está nesse termo os resíduos que são gerados a partir de sua utilização, sendo esses: resíduos de fauna, resíduos agrícolas, matéria orgânica presentes em resíduos industriais, domésticos, comerciais e rurais (FHILIPPI JR.; REIS, 2011).

        Segundo Coelho (1982) a biomassa é um conjunto de materiais orgânicos sendo gerada por organismos do reino vegetal ou acumulada nos seres do reino animal. O mesmo autor afirma que a partir da fotossíntese a energia passa a ser acumulada nas plantas em seus espaços intermoleculares, sendo liberadas em processos que envolvem oxidação, redução e hidrólise por meio de natureza bioquímica, termoquímica e biológica.

        Para Fhilippi Jr e Reis (2011) a energia solar, a água e o dióxido de carbono absorvidos pelas plantas são transformado em energia química, sendo essa liberada por combustão, ou outro processo de conversão, em diversos derivados energéticos, como carvão vegetal, etanol e biodiesel. E os combustíveis gerados pela biomassa são denominados biocombustíveis.

        De acordo com Lora e Andrade (2004), existe um grande potencial de biomassa no mundo e no Brasil e os biocombustíveis poderiam ser uma das grandes soluções para o fornecimento de eletricidade em lugares, ou comunidades isoladas, podendo contribuir para o incentivo de desenvolvimento de atividades extrativistas de forma sustentável e desenvolvimento local.

        A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANEP, 2017) afirma que os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e, em escala crescente, o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.

        Cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia vêm de fontes energéticas não renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam desenvolver fontes renováveis de energia como alternativas estratégicas ao petróleo (ANP, 2017).

  1. Biomassa oriunda de florestas nativas

        As florestas podem ser plantadas com o objetivo de produção de energia, sendo uma fonte limpa, renovável e que poderá contribuir com desenvolvimento econômico para determinada região a partir da geração de empregos (SOARES FILHO et al.,2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (305.6 Kb)   docx (214.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com