TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIAS RENOVÁVEIS COM ÊNFASE NO USO DA BIOMASSA

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA: ENERGIAS RENOVÁVEIS COM ÊNFASE NO USO DA BIOMASSA

Docente: Dr. José Luiz Moraes

ENERGIA GEOTÉRMICA

Discentes

Andreza Rafaely Martins Jose – 2016020509

Gabriel Anderson Martins dos Santos – 2015003100

Jack Loureiro Pedroza Neto – 2015002598

Saulo Fabrício da Silva Chaves - 2015004752

Thalita Gomes dos Santos – 2015003610

BELÉM – PA

Fevereiro/2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1.        TRANSFORMAÇÃO EM ELETRICIDADE        4

2.2.        APLICAÇÕES DA ENERGIA        5

2.3.        VANTAGENS E DESVANTAGENS        6

3.        CONCLUSÃO        8

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

  1. INTRODUÇÃO

Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da terra onde há reservas aquecidas pela proximidade com o magma, sua funcionalidade se dá graças a capacidade natural da terra e da água subterrânea de reter calor. Devido a necessidade atual em adquirir energia elétrica de forma cada vez mais limpa e em quantidade maior, foi desenvolvido um método de extrair esse calor vindo do interior da terra para gerar eletricidade (PORTAL ENERGIA,2010).

         Para que se entenda como esse calor é aproveitado e transformado em energia, é preciso primeiramente entender como o planeta é constituído. A terra é formada por grandes placas que as mantêm isoladas da superfície, onde encontra-se o magma que são basicamente rochas derretidas. Conforme a profundidade aumenta no interior da terra mais alta é a temperatura, no entanto, existem zonas de intrusões magmáticas onde a temperatura é muito maior. Portanto, é nessas zonas que existem elevado potencial geotérmico (ENERGIA SOLAR, 2018).

No Brasil, ainda são escassos os estudos sobre a utilização do recurso geotérmico. Porém, segundo Lund, Freeston e Boyd (2011), muitos países já estão realizando estudos do potencial de utilização de energia geotérmica, os quais estão comprovando que esta já pode ser desenvolvida praticamente em qualquer lugar, pois em países em que não existem atividades vulcânicas, recursos geotérmicos de temperatura baixa ou moderada também podem ser executados através de uso direto, os quais estão demonstrando boa eficiência.

Entretanto, o aproveitamento das fontes geotermais está dependente das seguintes condições, que conformam um reservatório geotérmico: a existência de uma fonte de calor, a qual poderá ser um corpo magmático ou rochas quentes; um fluido transportador de calor, como a água, dispondo de adequada recarga face à extração; uma sequência de rochas permeáveis, que constitui o reservatório e uma formação geológica não permeável e isolante de cobertura, resultante da atividade hidrotermal do geofluido, que concentra e retém toda a energia contida no reservatório (BICUDO, 2010). Para Rabelo et al. (2002), a temperatura ideal para uso direto da energia térmica se encontra entre 35°C e 148°C, para aplicação residencial, na agricultura e na indústria. Quanto à produção de eletricidade, os autores descrevem que as temperaturas devem girar em torno de 300°C ou mais.

Segundo Vichi e Mansor (2009), a energia geotérmica pode ser economicamente viável e pode trazer uma expressiva contribuição para um país ou para uma região com vários modelos de energia, como é o caso do Brasil, que tem grande parte de sua matriz energética baseada em fontes renováveis.

[pic 2]

Figura 1. Camadas do interior da Terra e sistema de captação de energia geotérmica.

Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são: os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia. Além deles, outros países têm optado pela produção de energia geotérmica, tais quais a China, Japão, Chile, México, França, Alemanha, Suíça, Hungria, Islândia. Atualmente, cerca de 25 países do planeta utilizam a energia geotérmica, sendo o Brasil um país que não apresenta grande potencial de energia geotérmica, uma vez que ela é explorada, em maior parte, nos locais do planeta onde surgem as áreas de transição entre as placas tectônicas (TODA MATÉRIA, 2018).

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. TRANSFORMAÇÃO EM ELETRICIDADE

Em centrais geotérmicas o vapor dos reservatórios fornece energia para alimentar os geradores de turbinas que produzem eletricidade. A água geotérmica proveniente da terra é usada e depois reenviada para o reservatório através de um poço de injeção onde será reaquecida, e assim, manter a pressão para suportar o reservatório. Existem três formas de se utilizar a energia geotérmica:

  1. Utilização direta: os reservatórios geotérmicos de temperaturas baixas moderadas, entre 20 e 150 ºC, podem ser aproveitadas diretamente para fornecer calor para a indústria, aquecimento ambiente, termas e outros aproveitamentos comerciais.
  2. Bombas de calor geotérmicas (BCG): aproveitam as diferenças de temperatura entre o solo e o ambiente, fornecendo calor e frio.
  3. Centrais geotérmicas: aproveitamento direto de fluidos geotérmicos em centrais à altas temperaturas (maiores que 150 ºC), para movimentar uma turbina e produzir energia elétrica.

[pic 3]

Figura 2. Esquema de funcionamento da energia geotérmica.

  1. APLICAÇÕES DA ENERGIA

As possíveis utilizações da energia geotérmica se baseiam no uso da energia térmica e na geração de eletricidade. Dessa forma, em um nível mais concreto, algumas aplicações possíveis para a energia geotérmica são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (119.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com