TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTES DE ENERGIA ELÉTRICAS

Por:   •  17/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

ALUNO(A):                                                                     MATRÍCULA:

1ª AVALIAÇÃO – Fontes de Energia Elétrica

  1. Em termos de produção individual de energia hidrelétrica quais as 5 maiores usinas hidrelétricas em operação do mundo?  Qual o potencial de produção de cada uma? Emquerioepaísestãoinstaladas? 

    1º) AS TRÊS GARGANTAS  – CHINA: 22.500 MW

A Barragem das Três Gargantas possui 2.335 m de comprimento em Saundouping, Yiling, Hubei, China e tem 22.500 MW de potencial hidrelétrico. Foi inaugurada em 2008 após 14 anos de construção. É a maior Central Hidroelétrica do mundo, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China. A obra tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico da China. Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram do projeto e das obras civis, tendo em vista a vasta experiência do Brasil com grandes usinas como Itaipú e Tucuruí entre outras.

2º) ITAIPÚ – BRASIL / PARAGUAI: 14.000 MW

A Usina Hidrelétrica de Itaipu no Rio Paraná, com 7.919 m de comprimento, na fronteira Brasil-Paraguai, possui uma capacidade de 14.000 MW. A usina binacional foi construída em cooperação por ambos os países, no período de 1975 a 1982 sendo hoje a 2ª maior usina geradora do mundo. Com seu lago ocupando uma área de 1350 km², vai de Foz do Iguaçu no Brasil e Cidade Del Este no Paraguai até Guaíra e Salto Del Guairá, 150 km ao norte. No ano de 2008 a usina alcançou seu recorde de produção, com 94 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida no Brasil.

3º) GURI – VENEZUELA: 10.000 MW

A Hidrelétrica de Guri no Rio Caroni, estado de Bolívar, Venezuela, com 7.426 m de comprimento e 162 m de altura. Construída entre 1963 e 1978, possui uma capacidade de geração de 10.000 MW. Essa usina garante o abastecimento de toda a Venezuela e ainda fornece energia também para o Estado de Roraima no Brasil.

4º) USINA HIDRELETRICA DE BELO MONTE – Brasil: 11.233 MW

Com mais de 90% das obras concluídas, ela é considerada a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a segunda maior da América Latina. A Usina de Belo Monte está localizada no Rio Xingu, próxima à cidade de Altamira(PA). Sua construção envolve a elaboração de três sítios: Belo Monte, Bela Vista e Pimental. No sítio Pimental, serão implantados o vertedouro e o barramento, no sítio Belo Monte ficará a Casa de Força Principal e, no sítio Bela Vista, será instalado um vertedouro complementar. A projeção da geração de energia máxima é de 11.233 MW, entretanto, a produção da usina irá variar ao longo do ano, conforme as oscilações do nível das águas do Rio Xingu, de forma que a produção mínima não deve passar dos 4.751MW. O canal de derivação da usina (o curso d’água formado para levar água do vertedouro para a casa de força principal) será de 130 m de largura, 20 km de extensão e 27 m de profundidade.

5º) TUCURUÍ I e II – BRASIL: 8.370 MW

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí está localizada no Rio Tocantins, cerca de 300 km ao sul de Belém no Pará, Brasil e possui geração máxima de 8.370 MW. Com 12,5 km de comprimento, é a maior usina hidroelétrica em operação 100% brasileira. Seu vertedouro, com capacidade para 110.000 m³/s, é o segundo maior do mundo. A construção foi iniciada em 1974, e a Fase I foi inaugurada em 1984. A Fase II será concluída até o final de 2020.

  1. Em termos de soma de produção de energia hidrelétrica por país, que lugar o Brasil ocupa no mundo?

O Brasil está na 3ª posição do ranking mundial, tem uma capacidade de geração de, aproximadamente, 66.000 MW.

  1. Qual é a grande usina hidrelétrica da América de Sul compartilhada por dois países? Quais são os países? qual a sua capacidade total em megawatts (MW)? Quantas turbinas existem lá?

É a Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira do Brasil com Paraguai. A Itaipu tem 20 unidades geradoras e cada uma tem capacidade de 700 megawatts (MW), potência suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Juntas, as 20 unidades geradoras somam 14 mil MW. Para se ter ideia da potência da Itaipu, 12 de suas unidades seriam capazes de fornecer toda a energia consumida nos três Estados do Sul do Brasil. Ou, então, sete unidades atenderiam toda a demanda do Estado do Rio de Janeiro.

  1. Qual a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira? Onde se localiza? Qual o seu potencial em MW?  Que estados brasileiros essa usina abastece? Que empresa gerencia esta hidrelétrica e transmite a energia para os estados?


A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada próxima à cidade de Altamira (PA), essa usina possui um potencial de 11.233 MW. Atualmente, além de atender todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, cerca de 20% da energia gerada pela Usina Hidrelétrica Belo Monte está direcionada para a comercialização no Mercado Livre de energia. A empresa responsável pela UHE Belo Monte é a Norte Energia S.A.

  1.  O Brasil está implantando uma usina hidrelétrica que pretende ser a maior inteiramente brasileira, em termos de obra e em termos de potencial. Será essencial para o crescimento do país. Qual é esta usina? Onde se localiza? Qual o potencial já em operação? Qual o potencial quando estiver inteiramente em operação? Quais os maiores problemas que está enfrentando?  


A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Estado do Pará, é a maior hidrelétrica 100% brasileira que opera no país. A Casa de Força Principal de Belo Monte há 18 Unidades Geradoras com turbinas tipo Francis, sendo a capacidade instalada: 11.000 MW. Na Casa de Força Complementar, em Pimentel, há 6 Unidades Geradoras com turbinas tipo Bulbo com uma capacidade instalada de 233,1 MW. Totalizando 24 turbinas com geração máxima de 11.233 MW. (Este potencial não está totalmente concluído)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (321.8 Kb)   docx (397.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com