TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE BÁSICA E DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS HOSPITALARES

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SERGIPE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA ÊNFASE EM ENGENHARIA CLÍNICA

C

FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE BÁSICA E DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS HOSPITALARES

ARACAJU

2017


C

FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE BÁSICA E DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS HOSPITALARES

Este trabalho consiste na realização de um resumo de cada aula, com analogias as instalações elétricas hospitalares, fundamentadas com os conteúdos aprendidos.

PROFESSOR: COORDENAÇÃO 

ARACAJU

2017


1         INTRODUÇÃO

                

A tarefa de projetar um sistema elétrico para qualquer tipo de edificação pode ser definida como o projeto para dispor condutores e equipamentos elétricos de modo a proporcionar com segurança, confiabilidade e qualidade a transferência de energia elétrica desde uma fonte até os dispositivos que deverão ser alimentados, propiciando que a instalação atinja os objetivos ao qual se propõe.

Como resultado, um projeto elétrico toma-se uma estrutura complexa e que deve ser muito bem detalhada sob forma de esquemas elétricos, plantas de instalação, diagramas unifilares, esquemas de prumadas, detalhes de instalação, memoriais descritivos, listas de materiais, enfim, tudo que seja necessário ao correto entendimento e execução do projeto.

2        FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE BÁSICA E DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS HOSPITALARES

2.1        DEFINIÇÕES E UNIDADES, GRANDEZAS ELÉTRICAS E TIPOS DE SINAIS ELÉTRICOS

Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. 

O Sistema Internacional define um grupo de sete grandezas independentes denominadas de grandezas de base. A partir delas, as demais grandezas são definidas e têm suas unidades de medida estabelecidas. Essas grandezas definidas a partir das básicas são denominadas de grandezas derivadas.

Sem o conhecimento dessas bases técnicas, o trabalho pode se tonar muito difícil no ambiente hospitalar e qualquer outro que seja necessário interpretar valores ou ler esquemas, como a troca de peças com a mesma referência, sendo que é necessário também se atentar a questão da notação cientifica e o sistema internacional de medidas que padroniza as unidades de medidas utilizadas para definir grandezas físicas, o qual e seguido  por todos os fabricantes de equipamentos médicos.

As principais grandezas elétricas como tensão, corrente, resistência e potência, desta forma, todo ou quase todos os equipamentos biomédicos  precisam de tensão continua ou alternada para o seu funcionamento, dissipando uma potencia de trabalho natural devido  dissipação de calor  dos componentes resistivos presentes nesses equipamentos.

  .

2.2        COMPONENTES ELETRÔNICOS

Os componentes eletrônicos são essenciais para o funcionamento correto do circuito, são responsáveis por definir os níveis de corrente e tensão elétricas para que o circuito possa atingir um determinado objetivo. Nesse artigo vamos conhecer alguns dos principais componentes usado na eletrônica.

Estes componentes podem ser classificados como ativos ou passivos, elementos que fornecem energia, potência,  são classificados como elementos ativos, nesse caso fontes de tensão ou corrente,  já os passivos são os elementos que recebem energia do circuito, que consomem, tais como resistores, capacitores e indutores.

Tais componentes com suas funções distintas que podem ser associados em um circuito de forma série, paralela ou mista, dependendo da sua finalidade.

Estes componentes estão presentes em quase todos os equipamentos biomédicos, tais como:

Boninas de MR

Amplificador de RF

Módulo de Gradiente

Motor

Drive Diverso

Monitor

Placa de Computador

Transformador

Inversor de Frequência

Fonte de Alimentação

Mamógrafos

Gama Câmara

PET/CT

Tomografia Computadorizada

Ressonância Magnética

Angiógrafo

Arco Cirúrgico

Ultrassom

 

2.3        LEIS DA ELETRICIDADE

        

        A 1ª lei de Ohm foi descoberta no inicio do século 19 pelo físico alemão Georg Simon Ohm, a primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo.

        Já as Leis de Kirchhoff, delineiam o comportamento dos circuitos elétricos, estabelecendo relações entre as tensões e correntes nos diversos elementos dos circuitos.

        Os sensores biomédicos atuam como interface entre um sistema biológico e um sistema eletrônico. Por isso, as suas características de funcionamento devem ser adequadas para esses dois tipos de sistemas.

2.4        CONCEITOS DE IMPEDÂNCIA E REATÂNCIA – CIRCUITOS R, L E C

 

Reatância é a resistência oferecida à passagem de corrente alternada por um indutor ou capacitor num circuito.

Capacitores e Indutores em corrente contínua armazenam energia, enquanto em corrente alternada seu comportamento se assemelha com o dos resistores, opondo-se ao fluxo de corrente. A resistência às variações do fluxo de corrente alternada oferecida por indutância ou capacitância num circuito elétrico é chamada Reatância.

Impedância elétrica ou simplesmente impedância é a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica uma determinada tensão elétrica em seus terminais. È composta por uma parte real denomina da resistência R e por uma componente imaginária denominada reatância, X.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (755.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com