TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletricidade Hospitalar

Por:   •  12/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.395 Palavras (10 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 10


[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENG.CLÍNICA

Resumo das Aulas de Fund. De Elet. Básica e de Inst. Hospitalar.

Diego Barcaro

Trabalho da disciplina Fund. De Elet. Básica e de Inst. Hospitalar.

                                                 Tutor: Prof.

Jundiaí

2017


 Resumo das Aulas de Fund. De Elet. Básica e de Inst. Hospitalar.

Os circuitos elétricos são formados por elementos condutores de corrente elétrica que depende de uma fonte de energia, uma carga e condutores que interligam os elementos elétricos como resistores, capacitores, indutores e transistores.

Com a combinação desses elementos e a interligação entre os terminais desses componentes pode se formar diversos circuitos elétricos, por exemplo um otoscópio utilizado no hospital funciona através de duas pilhas tamanho “C” que são inseridas no seu cabo e alimenta uma pequena lâmpada em seu cabeçote para assim auxiliar o médico a visualizar o ouvido do paciente.

Para fazer as medições nos sistemas elétricos foi adotado em 1960 a padronização das unidades de medidas utilizadas para definir grandezas físicas. O Sistema internacional de unidades é dividido em dois grupos como unidade básica e unidade derivada.

Uma das grandezas elétricas mais utilizadas em circuitos elétricos são a tensão, corrente, resistência e potência.

Tensão elétrica e a diferença de potencial elétrico gerada em dois pontos quaisquer, a unidade de tensão e o volt (V).

Corrente elétrica e o fluxo ordenado de elétrons em um meio que surge após ser aplicado uma tensão entre duas pontas, sua unidade e dada em ampere (A).

Resistência elétrica é a oposição oferecida por um elemento elétrico a passagem de corrente através dele. O valor da resistência determina se o material e isolante ou condutor sua unidade e em ohm (Ω).

Potencia elétrica e a transformação da energia elétrica em energia térmica e a sua unidade P e dada em Watt (W).

As tensões fornecidas são divididas em um sinal continuo onde sua polaridade (positiva ou negativa) não varia, por exemplo uma bateria. Quando o sinal e alternado sua polaridade muda periodicamente.

Nos circuitos eletrônicos temos elementos ativos que fornecem energia e potência podendo ser uma tenção continua ou alternada.

Os circuitos eletrônicos têm a presença de componentes passivos que recebem energia do circuito que consome potência como:

Resistores- que limitam o fluxo de corrente dependendo da sua resistência nominal que pode ser fixa ou variável;

Capacitor- é constituído por condutores isolados, disposto em paralelo e separado por material isolante, utilizado para armazenar cargas elétricas a fim de evitar grande variação no circuito, sua carga e chamada de capacitância representada pela letra “C” e sua unidade de medida e o Farad (F). Os tipos de capacitores mais usados são:

  • Eletrolíticos que possuem polaridade,

Poliéster não possuem polaridade e apresentam menor capacitância que os eletrolíticos,

  • Cerâmica- também não possuem polaridade e sua capacitância e menor que o de poliéster e o eletrolítico.
  • Indutores: são componentes formados por espiras de fio esmaltado que podem ser enrolados em núcleos de ferro ou ferrite. Tem a função de impedir a mudança de sinal armazenando energia no seu campo magnético, a indutância e medida em Henry (H), que varia pelo seu formato e números de espiras.

A associação de componentes pode ser feita em serie onde a corrente que passa por eles é a mesma por constituírem o mesmo caminho no circuito, ou em paralelo onde suas extremidades estão conectadas no mesmo ponto e sua diferença de potência é a mesma.

A 1ª Lei de Ohm e uma equação matemática, descoberta no início do século 19 pelo físico alemão Georg Simon Ohm (1787 – 1854).

Estabelecendo que a razão entre a diferença de potencial (V) e a corrente elétrica (I) em um condutor é constante e equivalente a resistência elétrica desse condutor.

Gerando a seguinte formula:

V= R x I

As equações da potência (P) consumida pela carga ou fornecida pela fonte podem ser deduzidas a partir da lei de ohm:

P= V x I

P= R x I²

P=

      R

As leis de Kirchhoff das correntes (LKC) e das tensões (LKT), esboçam o comportamento dos circuitos, estabelecendo relação entre elementos dos circuitos.

  • Nó: ponto de conexão onde se conectam no mínimo 3 elementos.
  • Ramo: trecho do circuito entre dois nós.
  • Circuito fechado: é qualquer caminho fechado no circuito.
  • Malha: é um circuito fechado.

A lei de kirchhoff das correntes enuncia que a soma das correntes que cegam a um nó é igual a soma das correntes que saem do mesmo nó, sendo que a corrente que chega no nó é positiva e as que saem são negativas e sua soma algébrica das correntes que iniciam em um nó dever ser nula.

 

A quantidade de equações que pode obter com a lei das correntes em um circuito elétrico e igual ao número de nós menos um, como na equação:

ne1= n – 1

Já na lei de Kirchhoff das tensões (LKT) menciona que a soma das tensões ao longo de um circuito fechado é igual a tensão total que está sendo fornecida em seu

trajeto, sendo que a soma algébrica das tensões nesse circuito fechado e nula, e para obter o número de equações usamos a seguinte equação: ne1= b – n + 1

Onde: b é o número de ramos.

           n é o número de nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com