TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  16/5/2014  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado aborda a importância do uso dos processos de software na criação de programas.

2 OBJETIVO

Trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivar a interatividade e a regionalidade e auxiliar na aplicação dos conceitos estudados, apresentar com mais clareza e procurar familiarizar os estudantes sobre o processo de software Desenvolvimento Evolucionário ou Prototipado.

3 DESENVOLVIMENTO

No Desenvolvimento temos alguns conceitos básicos:

Os conceitos importantes na área; normalmente se faz muita confusão com a terminologia usada. Palavras como interação, interface e aplicação precisam ser compreendidas de maneira correta. Algumas pessoas confundem interface com interação, ou interface com aplicação, ou ate mesmo não sabem diferenciar se a interface e apenas o software ou se envolvem outros componentes adicionais de hardware e periféricos.

Sistema computacional:

O termo sistema computacional refere-se aos artefatos eletrônicos digitais (HARDWARE) que adquirem funcionalidades através da execução algoritmos que processam estruturas dados codificados de uma linguagem de programação (SOFTWARE). Normalmente, utiliza-se um hardware de proposito geral e a funcionalidade do sistema e determinada pelo software. Devido a esta característica as atenções ficam quase todas voltadas para do desenvolvimento do software.

Um sistema interativo permite que o seu funcionamento possa ser controlado pelos usuários. Num sistema interativo e importante distinguir a interface de usuário, que determina um modelo de interação, do seu núcleo funcional, que determina a sua funcionalidade.

Sistemas baseados em computador:

Refere-se à visão sistemática de uma organização cujas tarefas de processamento, armazenamento e transmissão de informações são realizadas com o auxilio de sistemas computacionais (COMPUTADORES: HARDWARE + SOFTWARE). O sistema não e apenas hardware e software, mas também os usuários, as informações, as tarefas e a documentação associada ao sistema. O desenvolvimento de hardware e software deve levar em consideração todos os elementos envolvidos num sistema baseado em computador.

Aplicação de software:

O termo aplicação de software refere-se ao software como um produto aplicado ao domínio de utilização. Ele deve ser interpretado no sentido de programa executando, i.e.; sendo utilizado pelos usuários com o objetivo de solucionar seus problemas. Este termo e conceitualmente diferente de programa fonte que se refere a descrição estática em uma linguagem de programação. Um programa fonte descreve as estruturas de uma aplicação de software. Para se referir ao programa fonte utilizamos o termo arquitetura do software ou estrutura do softwares.

A aplicação de software pode ser vista como uma virtualidade, ou seja, uma maquina virtual destinada a resolver problemas específicos de seus usuários. São maquinas que operam sobre o domínio conceitual de informação e conhecimento. Uma aplicação de software, como entidade virtual, existe apenas em um sistema computacional. O hardware funcional como um meio que possibilita a existência dessa maquina simbólica. Os termos aplicação de software, aplicação e software são usados como sinônimos, uma vez que um sistema computacional interativo apenas tem utilidade quando o software lhe da uma funcionalidade que pode ser aplicado ao domínio do usuário.

Funcionalidade:

O termo funcionalidade designa o aspecto do sistema computacional que retrata as funções necessárias para a resolução de problemas em um domínio especifico. A funcionalidade se refere aquilo que um programa faz e, no caso de um software interativo, o que ele deve oferecer para seus usuários. Funcionalidade e diferente de funcionamento que se refere a como um software realiza as suas funções. A estrutura do software (seus tipos de dados algoritmos) do programa fonte determina esse funcionamento. A funcionalidade e determinada pelo modelo funcional da aplicação, também chamado de modelo de funcionalidade. Na engenharia de software, o modelo de funcionalidade e elaborado na fase de especificação funcional de software a partir das informações obtidas durante a analise de requisitos.

INTERFACE DE USUARIO:

O termo interface e aplicado normalmente àquilo que interliga dois sistemas. Tradicionalmente, considera-se uma interface homem-máquina e a parte de um artefato que permite a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com