TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES DA LOGÍSTICA

Seminário: FUNÇÕES DA LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

SENAC – Serviço nacional de aprendizagem comercial

FUNÇÕES DA LOGÍSTICA

Função

Ressalta que para uma organização desfrutar dos benefícios da logística em sua estratégia, deve desenvolver uma visão estrutural integrada da sua cadeia, composta por três grandes grupos: LOGISTICA DE SUPRIMENTOS, LOGISTICA DE PRODUÇÃO E LOGISTICA DE DISTRIBUIÇÃO .

LOGISTICA DE PRODUÇÃO

Tem início com o planejamento, programação e controle da produção (PPCP – que recebe matérias-primas e componentes do estoque e envia para a produção, manuseio e transporte interno e estoques em processo). Inclui, em alguns casos, o DRP – Planejamento dos Recursos da Distribuição.

O importante é a sincronia da produção com as demandas dos clientes. A agilidade nas operações de suprimentos, aumento da frequência da entregas, redução do tamanho e padronização dos lotes transportados, compromisso pela qualidade, envolvimento em atividades internas do cliente e garantia e confiabilidade de prazos são ações que proporcionam a realização desses objetivos.

LOGISTICA DE SUPRIMENTOS

Reúne as atividades de compras de matéria-prima, processamento de pedidos, categorização e gerenciamento de fornecedores, envolvendo toda dinâmica de solicitações e entrega de produtos, para que se possam suprir as operações da instituição.

É o processo de planejar, executar e controlar, eficientemente, a movimentação e armazenagem dos materiais, garantindo integridade e prazos de entrega aos usuários. É o processo de planejar, implementar e controlar, eficientemente, a aquisição, a estocagem, a movimentação dos materiais e as informações relativas a estas atividades, desde o surgimento das necessidades dos clientes (consulta ao Catálogo de Materiais) até o atendimento destas necessidades, finalizando com o descarte do material requisitado, após sua utilização, a um custo mínimo.

Pesquisa do Catálogo de Materiais Composição dos itens de materiais do Catálogo Análise da Necessidade de compra Iniciação e acompanhamento do processo de compra Recebimento dos materiais Conferência e inspeção dos materiais Estocagem e preservação dos materiais

Requisição de material ao almoxarifado Fornecimento interno de material Utilização de material pelo usuário Devolução de materiais ao almoxarifado Descarte de material utilizado Gestão e controle dos processos de administração de materiais Gestão das informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com