TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de como gerar e manipular Log e Вackup, em Windows e Linux

Seminário: Manual de como gerar e manipular Log e Вackup, em Windows e Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Seminário  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO 3 – LOG E BACKUP

MANUAL DE COMO GERAR E MANIPULAR LOG E BACKUP, EM WINDOWS E LINUX.

Log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registros de eventos relevantes num sistema operacional. Os logs de eventos são arquivos especiais que registram eventos importantes no computador (por exemplo, quando um programa encontra um erro). Sempre que esses eventos ocorrem, o SO registra um log de evento que pode ser lido com o recurso Visualizar Eventos. Os detalhes encontrados esta opção logs de eventos podem ser úteis para usuários avançados que necessite solucionar um eventual problema, estas ações podem ser entendidas como provas digitais.

Este manual do usuário consiste em identificar e entender estas ações tais como: eventos de aplicativos, relacionados à segurança, eventos do sistema e instalação entre outros.

Sistemas operacionais utilizados para este manual são Windows 7 Ultimate / Ubuntu 12.04.

Windows 7 Uiltimate.

1-Para abrir Visualizar Eventos, clique no botão Iniciar , em Painel de Controle, em Ferramentas Administrativas

2-Depois, clique duas vezes em Visualizar Eventos. Caso você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

3-Clique em um Log do Windows localizado no painel esquerdo.

(Esta opção permite ao usuário especificar o log desejado)

4-Clique duas vezes em um evento desejado para exibir os respectivos detalhes e assim poderá identificar seus detalhes e assim definir qual das ações a serem tomadas.

Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não estiver com logon de administrador, você só poderá alterar as configurações que se aplicarem à sua conta de usuário, e alguns logs de evento podem não estar acessíveis.

Os logs de eventos são arquivos especiais que registram eventos importantes no computador (por exemplo, quando um usuário faz logon). Sempre que esses tipos de eventos ocorrem, o Windows registra o evento em um log de eventos que pode ser lido com o recurso Visualizar Eventos. Os Logs do Windows incluem:

-Aplicativo.Os eventos são classificados como erro, aviso ou informações, dependendo da gravidade. Um erro é um problema importante, como a perda de dados. Um aviso é um evento que não é necessariamente importante, mas que pode indicar um possível problema no futuro. Um evento de informação descreve a operação com êxito de um programa, driver ou serviço.

-Sistema. Os eventos do sistema são registrados pelo Windows e pelos serviços de sistema do Windows e são classificados como erro, aviso ou informações.

-Eventos encaminhados. Esses eventos são encaminhados a esse log por outros computadores.

-Segurança. Esses eventos são chamados de auditorias e são classificados como bem-sucedido ou com falha, dependendo do evento (por exemplo, se um usuário tentando fazer logon no Windows obteve êxito).

-Instalação. Os computadores que são configurados como controladores de domínio terão logs adicionais exibidos aqui.

Ubuntu 12.04

1- Para localizar o aplicativo referente à visualização de eventos basta clicar em painel inicial, localizado no canto superior a esquerda.

2-Logo após acessar o painel principal clique na barra de pesquisa e digite a palavra LOG

selecione o ícone que contem o nome: Visualizador de arquivo de log

3-selecionado o arquivo, basta navegar nas opções pré-definidas que seriam:

auth.log : Login do usuário e os registros de autenticação

dpkg.log : Todos log binário pacote inclui a instalação de pacotes e outras informações

mail. : Todos os arquivos de log de mensagens do servidor de correio

xorg.0.log : arquivo de log X.org (Xorg é quem fornece uma interface entre seu hardware e o software gráfico que você quer rodar)

Backup

Backup (cópia de segurança) é uma maneira de assegurar que você não perca seus arquivos, este procedimento deverá ser feito regularmente. Este recurso utilizado em SO cada qual com sua particularidades possuem inúmeras configurações que podem ser executadas automaticamente ou manualmente em qualquer momento com suas respectivas alterações, seus arquivos podem ser salvos em dispositivos de armazenamento físicos, alguns sistemas operacionais permitem que esta função seja realizada em nuvem (internet). Vejamos a seguir como realizar esta tarefa de uma maneira simples, utilizando uma de suas diretrizes salvando os arquivos em um dispositivo removível flash (Pen drive)

Dois dos sistemas operacionais bastante utilizado pelos usuários (Windows 7 Ultimate / Ubuntu 12.04).

Windows 7 Ultimate

Para configurar e realizar um backup simples, siga os procedimentos a seguir:

1-Clique no Menu Iniciar , depois em Painel de Controle. No Painel de Controle, clique em Fazer backup do computador, no menu Sistema e Segurança.

2-Clique em backup e Restauração

3-Escolha a opção Configuração backup

4-Selecione o destino do backup onde deseja salvar os arquivos e depois clique em Avançar.

5- Ficara ao critério do usuário escolher qual das opções desejada para a realização de seu backup.

-Deixar o Windows escolher (recomendado): O Windows fará o backup de arquivos salvos em bibliotecas, na área de trabalho e em pastas padrão do Windows.

-Deixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com