TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fat 16 E 32

Artigos Científicos: Fat 16 E 32. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

O que são sistemas de arquivos?

FAT? NTFS? Isso tudo é um mistério para você? Vamos desvendar mais esse segredo.

Na hora de formatar o seu disco rígido sempre surge essa questão: Qual sistema de arquivos usar? Primeiramente vamos entender o que significa o sistema de arquivos: Nada mais nada menos do que é o modo como os dados serão organizados e listados no disco. É como se o sistema operacional tivesse uma "lista" com os dados que serão acessados no disco, pra ficar mais fácil localizá-los depois; se os dados estiverem bem listados e bem organizados no disco rígido, a busca posterior desses dados será mais ágil e mais fácil, além de ficar bem mais rápido. Como os dados serão localizados pelo sistema operacional, ele quem definirá o melhor modo de organização e listagem. É como se fosse um "mapa" para encontrar dados dentro do disco rígido, daí o sistema operacional vai direto na parte onde o dado está alocado, ao invés de abrir todos os dados para verificar qual é o solicitado.

Embora um único sistema operacional possa detectar e trabalhar sobre vários tipos de sistemas de arquivos, só poderá ser usado um único tipo de "organização" (sistema de arquivos) por partição. O sistema de arquivos é definido somente na formatação (Exceção: Alguns sistemas antigos, como Windows 95 e 98 permitem alterar o sistema de arquivos de FAT para FAT32).

Os vários sistemas de arquivos existentes permitem que o usuário escolha a melhor forma de organização dentro de um disco. São eles:

FAT: É um dos tipos de sistema de arquivos que já foi mais utilizado no mundo, e atualmente é suportado por todos os tipos de sistemas operacionais. É um sistema de arquivos antigos (criado em 1987), então tem algumas limitações, sendo as mais visíveis ao usuário: A possibilidade de criação de partições (unidades lógicas) com no máximo 2 GB por unidade, e o nome do arquivo limitando-se a oito caracteres principais de nome e três caracteres representando a extensão. Por isso, em sistemas de arquivos com FAT instalado, você facilmente verá os arquivos representados por EXEMPLO.TXT ou TESTEDE~.TXT, sendo que o til ("~") representa que o nome do arquivo estourou a quantidade de caracteres permitidos para o nome do arquivo. Os sistemas MS-DOS, Windows 3.x e o Windows 95 usam esse sistema de arquivos por padrão.

FAT32: É um dos sistemas de arquivo mais usados no mundo. É uma evolução do FAT (também conhecido por FAT16). As principais evoluções foram: O aumento do tamanho máximo por unidade (no máximo 16 TB) e o aumento do tamanho do arquivo (até 4 GB por arquivo). Outra grande evolução foi o aumento no número de caracteres suportados para o nome de arquivo (passou de 8 para 256 caracteres). No FAT32 os dados são gravados de forma mais "condensadas" do que no FAT16, por isso essas principais mudanças. Os sistemas Windows mais recentes (Windows 95 OSR2, 98 e Me) utilizam esse sistema de arquivos por padrão, e são capazes de ler dados em sistemas de arquivos FAT16. Windows NT, 2000, XP, Vista e 7 também conseguem ler dados gravados em sistema de arquivos FAT32, embora esse não seja o padrão utilizado. FAT32 atualmente é o sistema de arquivos mais indicado e mais usado para unidades móveis (pendrives, cartões de memória, flash drives, etc), devido a possibilidade da remoção rápida do dispositivo e também da maneira como o dispositivo é usado pelo sistema operacional, deixando-o livre apenas para a gravação básica dos dados.

NTFS: É o sistema de arquivos padrão para grandes unidades, servidores, e computadores com Windows NT, 2000, XP, Vista e 7 instalados. O NTFS foi criado para ser um padrão de sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com